O’Reilly Revisor


Olá Pessoal,

Ano novo ainda no inicio e já começou os projetos não planejados(eu já dou sorte com isso, nunca vi, só para apertar mais a minha agenda),rs. Não poderia de compartilhar com vocês, uma notícia boa que acabei de receber do pessoal da O’Reilly. Na verdade estava apenas no aguardo da documentação deles, leitura de alguns docs importantes e o material inicial para uma espécie de training uma vez que só estarei no projeto em march/2010. A seguir conto um pouquinho da história, para os interessados.

lets go…

História

Ano passado, comprei um livro publicado por eles e dei inicio a leitura,apesar de ser um livro básico, mas eu tinha curiosidade em ler aquele livro. Porém, tive que confessar para eles, o livro era péssimo, pois não tinha didática, os exemplos apresentados não eram um dos melhores para aprender algo, sem falar que ele não atingi o objetivo proposto de forma fácil e eficiente. Daí levei alguns dias, preparando um “belo” e-mail, com o objetivo de fazer uma crítica construtiva, fui pontuando(nro da pagina, tópico etc) o que considerei péssimo, onde poderia melhorar, e o que de fato não deu para entender 100% da forma que estava sendo apresentado, e qual era a sensação como leitor após a leitura de um determinado trecho, uma vez que este não atendeu ao que foi proposto. No final fiz uns links, do entre o objetivo proposto que o livro ensinar com a parte que ele não atendeu as expectativas. Claro que isso, foi feito à medida que eu ia lendo, saia anotando e quando vi já tinha feito tudo isso.

Não acreditei que teria um feedback, mas por incrível que pareça, dentro de 15-18 dias após o envio, recebo um contato deles por e-mail, agradecendo o retorno, e que ficaram muito satisfeito em eu ter compartilhado minhas criticas daquela forma, o primeiro contato foi com uma atendente, mas no segundo foi a Director da O’Reilly (EUA) que acabou fazendo o convite, perguntando se eu não teria interesse em ser um revisor técnico de alguns projetos deles, pois eles estavam precisando de revisor para os projetos Java, ou outros que eu tivesse interesse com base no  meu skill técnico. Puts. Fiquei surpreso demais, com o convite, e não pude acreditar, começei achar que meu inglês estava louco e que eu estava lendo errado aquela informação, acreditam que tive que fazer a tradução em uma ferramenta? Eu pensei: “Não, eu estou lendo errado.” Mas, foi verdade. Daí começamos a negociar e discutir os projetos e como veio final do ano, não teve como eles baterem o martelo final, pois envolvia documentação e outros transmites legais a serem feitos.

Não posso negar para vocês que fiquei muito feliz e de fato surpreso, e mais uma vez veio a importância de ter um blog, apesar de ainda não ter feito uma versão em inglês, o pessoal da O’Reilly sabe português e segundo eles gostaram do conteúdo que viram por aqui. Fica ai mais um exemplo e a importância de um blog, e isso responde quando alguém chega e pergunta: “Pq você tem um blog, se não ganha $$ nada por isso?”. Eu sempre respondo, porque há coisas que o dinheiro não consegue comprar. Eu amo isso aqui, sou viciado, é como se fosse uma “droga” que preciso usar todo dia.

E agora?

Bem, depois de toda essa historia, agora estou fazendo uns training online deles, que é requerido, e entro em um projeto de revisão junto com a equipe editoral em março/2011. Porém, já enviaram todo material para minha casa em 8 dias. Incrível. Hehe.

Abracos, see you next post!! 😉

10 comentários em “O’Reilly Revisor”

  1. Camilo fico muito orgulhoso =). Congratz mais uma vez, eu tenho orgulho de falar de vc para meus amigos realmente um exemplo de perseverança.

    Abração meu amigo e muito sucesso.

    P.S: Já aprendeu a preparar o chimarrão. =0)

    1. camilolopes

      aee meu irmao mario,

      ahh que isso, fico até sem jeito de responder um comments desse. obrigado pelas palavras.
      ahh, ainda nao aprendi, na verdade nem experimentei ainda, falta oportunidade. hehe.
      abração.

  2. Parabéns Camilo!!! Fiquei muito feliz por você.

    Além de ser um excelente profissional você possui uma qualidade rara hoje em dia: sabe criticar sem ofender. Realmente uma critica construtiva, eu que o diga não é mesmo… rsrsrsrs

    Quanto ao valor de ter um blog, realmente não há como negar que esse negócio vicia e quando bem feito é capaz de abrir muitas portas.

    Um forte abraço,
    Júnior Gonçalves

    1. camilolopes

      opa! Grande junior,

      Qto tempo heim? hehe, obrigado por suas palavras fico grato em recebe-las. Eu acho que o problema da critica as vezes nao está em transmitir, porem em o ouvinte estar preparado para receber, esse é o fator chave. obrigado novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *