Modelagem de dados WorkBench MySql

olá Pessoal,

O post de hoje vou falar de uma ferramenta para modelagem de dados que substituiu o DBDesigner 4. É o WorkBench(WB). Neste post, vamos conhecer um pouco a ferramenta e mostrarei de modo pratico algumas funcionalidades. Não posso deixar de mencionar que há outras ferramentas pagas excelentes e a vantagem da aquisação destas é quando você precisa usar algo que não seja tão trivial e o WB não atende.

Lets go…

Starting…

O WorkBench é uma ferramenta da Sun criada para fazer a modelagem de dados em banco de dados MySQL. A ferramenta substitui uma das mais famosas ferramentas free em modelagem de dados DBDesingner4. O projeto DBDesingner4 foi descontinuado e o WorkBench assumiu a liderança. Abaixo listamos algumas vantagens da ferramenta:

  • Gratuita para uso sem restrições;
  • Disponível para Windows, Linux e OS X;
  • Ótima documentação, bem organizada e com uma linguagem simples para os iniciantes;
  • Pouco consumo de memória;
  • Permite fazer engenharia reversa;
  • Conexão direta com o banco de dados;
  • Exportar em vários formatos do mercado: PNG, PDF e SVG.
  • Alta curva de aprendizado.

No site do WorkBench http://wb.mysql.com/ você pode fazer o download da versão mais recente, ter acesso a tutoriais, documentação etc.

Fazendo Engenharia Reversa MySQL & WorkBench

Veremos neste tópico como comunicar WorkBench com um Base de Dados no MySQL, assim poderemos importar tabelas e sincronizar as informações, como também podemos fazer as alterações no WorkBench e refletir no nosso Banco de Dados.

Então, vamos primeiramente importar as tabelas que criamos(empregado e cargo) no capitulo de Banco de dados. Para isso, faremos a engenharia reversa, veja na imagem a seguir:

Na próxima tela precisamos informar ao WorkBench os dados da conexão, então informe a conexão local, username e o password. Em seguida clique em next duas vezes. Na terceira tela, precisamos escolher quais schema, vamos importar a(s) tabela(s), selecione o schema onde se encontra as tabelas que criamos ainda pouco. Clique em next. E vá para ultima tela, nela vamos poder escolher quais tabelas vamos importar do schema, veja:

Escolhemos apenas, as tabelas que nos interessa. Em seguida clique em execute. E em seguida next duas vezes, para finalizar. Ao fazer isso você tem a imagem a seguir, que representa as tabelas e que nesse caso há um relacionamento entre elas, veja:

Para editar qualquer uma das tabelas para dar dois cliques sobre elas.

Pronto! Assim criamos nossa modelagem diretamente do banco de dados usando a engenharia reversa. Podemos exportar nossa modelagem para PDF, JPG, GIF. Mais uma vantagem da ferramenta.

Vou ficando por aqui, e no próximo post vou mostrar como sincronizar dados do WorkBench com o MySQL. Espero que tenham gostado do post.

Abracos, see ya!

3 comentários em “Modelagem de dados WorkBench MySql”

  1. A opção no menu ->Database-> “Reverse Engineer…” fica indisponível p/ mim. Pq?
    Estou usando WorkBench 5.0.30.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.