Scrum:Reunião de Planejamento Sprint

Olá Pessoal,

Vamos para mais um post da nossa série Agile/Scrum. Hoje veremos o que acontece na reunião de planejamento, umas das reuniões mais importantes de um projeto Agile com Scrum.

Lets GO…

Note: somente para ter certeza que você sabe o que é um Sprint, abaixo coloquei a diferença entre Sprint e product backlog , é comum para quem está chegando agora, fazer confusão entre um e outro.

Sprint: quando falamos reunião para o Sprint ou o famoso Sprint Planning, estamos dizendo: “bem vamos planejar o nosso trabalho, para não ficarmos coçando”.

Product Backlog(PB): Aqui não é um planejamento oficial, mas é feito normalmente pelo PO e o ScrumMaster, depende mais do PO, pois é ele que vai montar o PB.

Reunião de Planejamento

Chegou o dia da reunião de planejamento, onde é um momento bastante crítico e o mais importante, pois é dai que vai sair todo o trabalho para a Sprint que inicia amanhã e também saberemos o que será feito e quando devemos entregar. O resultado do encontro de planejamento do Sprint deve ter:

  • Um objetivo do Sprint (o que pretendemos entregar?);
  • Os membros da equipe (quem vai trabalhar conosco? Quantos profissionais eu tenho? Todos full time?)
  • Um backlog para o Sprint (uma lista de estórias do Sprint que vem do product backlog)
  • Data de apresentação do Sprint (a demo do que está sendo entregue)
  • Data e local das reuniões diárias (daily scrum, recomendado sempre manter o mesmo local e horário)

É nessa reunião que o time faz as estimativas com os itens priorizados pelo PO. Então o time pega o primeiro item que está no product backlog e analisa, se tiver pergunta para o PO, o que ele quis dizer com o ponto X na story, a hora é essa.

Como saber quantos pontos uma story vai receber na estimativa?

Pontos = Nro pessoas * dias

Ex.: 2 * 5 = 10 pontos.

Então estou dizendo que se eu tiver duas pessoas trabalhando na primeira estória do product backlog por 5 dias, isso custará 10 pontos. O importante é não estimar em horas, e sim em dias, o motivo é que sabemos que não trabalhamos 8hr com 100% de foco, paramos para ver o nosso e-mail pessoal, tomar um café, visitar as redes sociais etc. A pergunta que deve ser feita nesse caso é: “Zezinho, se você pegar essa história em quantos dias você entrega?” Zezinho responde: “pelo que entendi, dá para fazer em 4 dias”. Então temos o total de pontos igual 4 (pois, Camilo vai trabalhar sozinho naquela estória).

Algumas equipes usam fibonacci para estimativa da estória(estimate story). Eu gosto dessa forma, assim eu consigo estimar comparando com outras stories. Usar a idéia de planning poker é boa, assim buscamos garantir que cada um fez as estimativas sem sofrer influência da estimativa de outros colegas.

Planning Poker

É uma técnica utilizada em times Ágeis com o objetivo de evitar opiniões por senso comum nas estimativas. Mas se as equipes estão longe geograficamente? Dai os membros remotos enviam suas estimativas via chat privado para o ScrumMaster.

Como funciona?

*se puder compre o baralho Agile, do contrário use os dedos. ; )

A pessoa que apresentar o menor número deve explicar porque é fácil e o que apresentar o maior número deve explicar o porquê é difícil. A jogada só termina quando o time entra em um consenso.

Por hoje está bom, nos próximos post falarei da importância do PO no planejamento do Sprint e o que fazer quando chegar no fim do planejamento do Sprint.

Espero que tenham gostado do post.

Abraços, see ya!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.