Scrum: Preparando para planejar o Sprint

Olá Pessoal,

Mais um post curto da série Agile/Scrum que tem como objetivo de apresentar no formato baby-step um pouco de Scrum para quem está chegando no mundo Agile. E hoje vou falar de como se preparar para planejar o Sprint (Sprint Planning). Como tudo na vida, é necessário planejamento para conseguirmos atingir os objetivos e com Scrum não  é diferente.

Lets GO…

Preparando para planejar o Sprint

Antes de tudo devemos garantir que o product backlog esteja organizado (com as prioridades já definidas pelo product owner(PO)) e fechado (já com os devidos requisitos)antes da reunião de planejamento do Sprint. Em outras palavras o PO já deve ter a pilha de item que ele deseja para release, priorizado pelo nível deimportância. Se o PO não sabe como escrever as estórias o ScrumMaster deve escrever ou ensinar ao PO como escrever. Alguns times ágeis decidem convocar toda equipe para essa fase enquanto outros times deixam como opcional e prefere que o PO e SM conversem e traga os trabalhos para a reunião de planejamento.Enfim, fica à criterio da equipe.

Aqui alguns pontos que devemos considerar quando estamos nos preparando para planejar o Sprint:

  • Saber o nível de importância do que temos no product backlog, pois os pontos só são usados para classificar o item com mais importância e não o quão importante. Se criar um web service via soap tem 25 pontos e criar página de login tem 50 pontos, isso não quer dizer que criar página de login tem a importância duas vezes maior que criar um web service via soap. Se o valor fosse 26 ao invés de 25, o significado seria o mesmo, desde que fosse maior.
  • O product owner precisa saber o motivo pelo qual um item está na lista de backlog;

Então o que precisa estar claro sempre é:

  • Outras pessoas podem adicionar estórias ao product backlog, mas não podem definir o nível de importância, só o product owner;
  • Os prazos é uma tarefa exclusiva que só a equipe pode definir;
  • O Sprint backlog não é fechado, de acordo com o ritmo do time, caso sobre tempo o PO pode adicionar mais um item ou se a equipe perceber que não vai dar para entregar tudo, pode remover um item do backlog.
  • A duração do Sprint é fixa, ou seja, não é aconselhável ter Sprint com tamanhos diferentes, onde a Sprint 1 teve 2 semanas e a Sprint 2 teve 3 semanas, isso não deve existir, pois atrapalha quando vamos tirar uma radiografia de como estamos indo. Sem falar que, para calcular as próximas Sprints fica mais difícil, já que usamos as ultimas Sprints como referência para saber a velocidade da equipe para próxima.

Por hoje é só isso, pessoal. No próximo post veremos o que acontece no dia da reunião de planejamento e a importância do Product Owner nesta reunião.

Abraços, see ya!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.