Scrum: Fim do planejamento do Sprint


Olá Pessoal,

Hoje vamos lidar com o fim do planejamento do Sprint(Sprint Planning), estamos chegando ao final da reunião e ainda não definimos muita coisa, talvez a equipe perdeu o foco por algum momento e o ScrumMaster não trouxe a equipe para o objetivo principal o quanto antes  e agora temos um problema, como resolver? Aposto que alguns não podem gostar da resolução, mas eu tomei já esse remédio amargo quando alguém tomou a decisão que veremos a seguir.

Let GO…

Fim do planejamento do Sprint

Se chegar ao final do planejamento do Sprint e está faltando muita coisa a ser definido o que fazer?

Opções:

  1. Remarcar para o dia seguinte por algumas horas
  2. Esticar mais um pouco o planejamento do dia atual?

A opção 1 poderia ser boa e a primeira a ser pensada. Porém, um dia a mais de reunião pode ser ruim, pois a equipe já está ansiosa para começar e não agüenta mais horas de reuniões. Então uma esticadinha? Você acha que resolveria todos os problemas com algumas horinhas a mais e todos já querendo ir embora? A melhor escolha e pode ser radical é começar o Sprint do jeito que está, é isso mesmo vai começar do jeito que conseguimos chegar até o final da reunião, pois a equipe precisa aprender com uma lição que todos vão receber ao término do Sprint.

Será um Sprint sofrido, mas na próxima todos saberão da importância do planejamento do Sprint. Acredite isso funciona!

Ter um objetivo para o Sprint é requerido, melhor ter um do que não ter, pois todos vão saber o porquê estão ali, e este objetivo deve ser em termos de negócio e não técnico (tome cuidado com isso), assim qualquer um de fora da equipe, possa entender. Caso tenha dificuldades em escrever o objetivo do Sprint, basta responder a pergunta:

  • “Por que não saímos de férias ao invés de fazer esse Sprint?”
  • “Quem se importa com esse Sprint?”
  • “por que estou aqui?’

São perguntas que devem ter sido respondida até o final do Planejamento do Sprint. Enfim,  final de planejamento de Sprint é final, busque maximizar o uso bem do tempo que tem e evite que a equipe venha perder o foco do que precisa ser feito. Mas, sabemos que isso é o que queríamos no mundo ideal, e nem sempre vivemos no mundo ideal. De qualquer forma teremos que lidar com situações desejáveis e as indesejáveis no dia-dia.

Vou ficando por aqui, até o próximo post da série. Espero que estejam aprendendo um pouco de Scrum.:)

Abraços, guys!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.