Serie 1: WebServices que bicho é esse?

Olá Pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre Web Services. Espero que gostem da coluna! Sei que estou atrasado com os posts, mas  buscarei regularizar hehe! Nessas ultimas semanas estou passando por uns processos  que estão demandando bastante de minha pessoa! 😀

Imasters – Colunas Java

Ultima Coluna: Arquitetura JEE

Let’s GO…

Summary

This article presents about what is Web Services? In short definition Web Services is a technology to communication between systems. The communication between the services is default, where there is independent between the platform and programming language. For example: a system developed in Java that is running in a server Linux can access with transparent a service made in Dot Net is running in a server Microsoft.

Web Services

Devido aos avanços tecnológicos, a popularização da Internet e a evolução das redes de computadores resultaram no surgimento de aplicações distribuídas, cada vez mais surgem à necessidade de compartilhamento de informações. Em outras palavras, aumenta a necessidade de interoperabilidade entre sistemas. Surge então os Web Services, como solução para uma melhor comunicação entre sistemas distribuídos.

As redes de computadores eram baseadas na comunicação entre cliente e servidor. Mas adiante, com o surgimento da programação orientada a objetos, surgiram novos middlewares, que possuem como função possibilitar que as aplicações possam ser escritas de modo, mas independente possível do hardware e do sistema operacional,

Em resumo, o middleware é um software capaz de interpretar os aplicativos e traduzi-los na linguagem do sistema operacional em que ele reside. Exemplos como, CORBA, DCOM e RMI, onde o processamento passou a ser repassado para vários servidores.

Através de um conjunto de novos conceitos de interoperabilidade como o XML, o SOAP, o WSDL, e o UDDI os Web Services vieram facilitar a comunicação entre as aplicações que residem em múltiplas plataformas, usando diferentes modelos de objetos baseados em linguagens diferentes.

Resumindo, Web Services é a tecnologia ideal para comunicação entre sistemas. A comunicação entre os serviços é padronizada, possibilitando a independência de plataforma e de linguagem de programação. Por exemplo, um sistema desenvolvido em Java e rodando em um servidor Linux pode acessar com transparência um serviço feito em Dot Net rodando em um servidor Microsoft.

Definição

Segundo Menéndez, há uma definição bastante simples para Web Services: “É uma aplicação que aceita solicitações de outros sistemas através da Internet. Para Snell, Web Services são interfaces acessíveis de rede, para as funcionalidades da aplicação, que utilizam em sua construção tecnologias padrões da Internet”.

A partir dessas afirmações, observa-se que Web Services são serviços que visam
facilitar o processamento distribuído em sistemas heterogêneos. Estes serviços são baseados em um conjunto de padrões da Internet definidos pelo
W3C.

Simplificando, Web Services é uma maneira de expor funcionalidades para usuários Web através de protocolos padrão. Também podemos citar como uma aplicação identificada por um URI (Uniform Resource Identifier), cujas interfaces podem ser descobertas e definidas através de artefatos XML, e que suporta interações diretas com outros softwares utilizando mensagens XML através de protocolos padrão da Internet (W3C).

Visando reforçar o conceito, um exemplo interessante de uma aplicação que utiliza alguma dessas características citadas acima, seria em um portal Internet de turismo descrito por Capelari. O portal receberia como entrada um destino turístico. Com essa informação, o sistema do portal procuraria serviços oferecidos para aquela localidade destino, como passagens, hospedagens, aluguel de veículos, entre muitos outros, comparando preços, horários, enfim, descrevendo os serviços oferecidos. Porém, para tal implementação, seriam necessários que as diversas empresas da área criassem seus Web Services, que seriam acessados pelo portal. Essas consultas poderiam ser feitas de maneira concorrente.

Esse tipo de implementação gera um controle descentralizado, pois uma companhia aérea, por exemplo, poderia alterar seus horários de embarque, sem necessitar informar a um sistema de controle central sobre a alteração (Capelari, 2004).

Figura 1 – Web Services (Capelari, 2004)

Abraços! E até a próxima! Have a Nice Week 🙂

Bibliografia

CAPELARI, João Cláudio Junior; FORNARI, Miguel Rodrigues. WebClipping utilizando WebServices. ULBRA-Canoas 2004

MENÉNDEZ, Andrés Ignácio Martínez. Uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de Web Services. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Campina Grande, curso de Pós-Graduação em Informática, 2002

3 comentários em “Serie 1: WebServices que bicho é esse?”

  1. Olá Sérgio,

    gostaria de também dar os parabéns por todas as postagens que você faz no blog. São muito interessantes e sempre consulto quando a algo novo. Continue assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.