Página de Login & Senha JSP + MYSQL

loginolá Pessoal,

Dando continuidade aos assuntos técnicos, hoje vou apresentar como criar uma página de login & senha usando JSP + MySql. É recomendado dar uma lida no post que ensinei como instalar e configurar o Mysql + Eclipse.

Verificar o post onde estabelecemos uma comunicação BD via um arquivo java normal.

Hoje vamos fazer algo semestre. Porém será na Web. Espero que curtem o post. Principalmente aqueles que estão iniciando os estudos com a tecnologia.

Post relacionado

Primeiro Passo:

  1. Criar a pagina do formulario .jsp, onde o usuário vai digitar o login e a senha

    Se tiver usando o eclipse clique em File ==>New File ==> Other . Escolha Web e clique em JSP.

  2. Digite o nome da página jsp por exemplo login.jsp . No exemplo a seguir, removi os códigos html.

….

loginjspcode1

obs.: Observe que temos uma diretiva page, nessa página o qual faz um import da class User. Isso é requisito já que precisamos acessar membros dessa classe.

Segundo Passo:

  1. criar um nova tabela(a minha chamei de clientes) no Banco de Dados com os dados seguintes:

idusuario do tipo inteiro e auto_increment

nome, login e senha do tipo varchar

  1. Para criar uma tabela basta abrir o MYSQL Query Browser. Clicar com o botão direito em cima do esquema e escolher New Table

  2. Agora insira alguns usuarios na tabela usando o comando SQL insert into, veja:

insert into clientes(nome, login,senha) value(‘camilo’, ‘camilolopes’, ‘123’);

Terceiro Passo:

  1. criar a classe Java que será responsável por pesquisar no banco de dados o usuário.

loginjspcode2

Quarto Passo:

  1. Criar a pagina jsp, que verifica se oque foi digitado no formulario login & senha está correto. Essa pagina tem comunicação com a classe .java para verificar se aquele usuario existe no BD. Em caso positivo informa ao usuario que o login está correto. (check.jsp)

loginjspcode1

Quinto Passo: Criar a página for formulario: login.jsp

loginjspcode3

Lembre-se:

  1. Colocar o arquivo mysql-connector.jar na pasta WEB-INF\lib da sua aplicacao.

  2. Coloque os arquivos .class dentro de WEB-INF\classes.

  3. Os arquivos .jsp deve ficar fora de WEB-INF. Já que não é possivel acessar pelo browser diretamente arquivos dentro de WEB-INF

  4. Verifique se o TomCat e o MySql estão rodando.

  5. Se fizer qualquer mudança na aplicação, acesse o tomcat manager e clique em Reload. Para acessa-lo basta digitar http://localhost:8080/suapliacao/page.jsp     Exemplo: http://localhost:8080/login/login.jsp

Espero que tenha gostado, e vejam que em pequenos passos é possível fazer uma pagina de login e senha bem simples. Bem, como recebi alguns e-mail com criticas construtivas onde alguns leitores reclamaram o por que de post básicos?!

Bem, O objetivo nada mais é poder ajudar aqueles que estão iniciando e ver na prática como java não é tão complicado como dizem por ai. E outro ponto é que o blog não tem o nível definido para os posts. Vou postando de acordo o que vou considerando relevante e como ajudar o próximo. Amanhã posso postar algo que seja considerado avançado, ou intermediário para uns, mas para outro é como “tomar café da manhã todos os dias”, então dizer o que seria avançado e básico isso vai mudar muito de leitor par leitor. Mas, espero que os posts estejam contribuindo para o aprendizado de cada um. E muito obrigado pelas críticas, elogios e sugestões elas estão sendo essenciais para evolução do blog. Um abraço a todos e até a próxima.

21 comentários em “Página de Login & Senha JSP + MYSQL”

    1. opa! Rodrigo,

      Obrigado pela dica, nem tinhe percebido o esquecido da pagina de check.jsp. Cheguei ate fazer o upload da imagem porem nao inserir.
      Bem a respeito dos codigos nao poder copiar é pq coloquei no formato de imagem, e forçando assim o leitor a implementar sem fazer o velho famosso ctrl+C e ctrl+v.

      flw!

  1. Olá Camilo venho novamente parabenizar o seu blog que está excelente… e te informar que o seu conteudo está otimo continue sempre assim dando dicas para todos o Niveis de conhecimento pois tem muitas pessoas que necessita desse ponta pé inicial … ou pelo menos a visão de que o Java não é tão complicado.

    Abs.

  2. Grande Camilo,

    Fazia tempo que não visitava seu blog, mas como sempre o conteudo está ótimo. Passei pra te deixar um abraço e perguntar como andam as certificações ?

    A gente conversava bastante na época da sua e minha SCJP, no guj. Espero que lembre.

    Mais uma vez parabéns pelo blog.

    Abraços,

    Matheus Mendes

  3. Parabéns pelo post ! Pode ajudar muita gente que está começando. Sobre o SQL Injection, realmente está vulnerável …

    Me adiciona no SameTime aí Camilo, para trocar uma idéia.
    ID: ghc

    1. olá Pessoal,

      O WP nao aceita arquivo no formato .jsp, porém atualizei o arquivo com o código do check.jsp, confiram no quarto passo desse post.
      É bem pequeno o codigo de teste.

      obs.: Nao esquecam que o arquivo mais importante é o .java, pois esse que faz a conexao com o BD para verificar a existencia do usuario.

      abraço.

  4. Boa tarde Camilo!

    vc poderia colocar por favor o check.jsp para q eu possa está estudando tb.

    Desde de já agradeço a sua colaboração e um forte abs.

  5. Estive verificando o tópico relacionado, conectando ao mysql, e estava fora do ar.Está com problema ou é impressão minha?

    Gostei muito do tópico, era o que eu precisava !

  6. Olá Camilo. Acabei de conhecer seu blog e gostei muito. Neste post está faltando a imagem do código do Check.JSP (no logar está repetida a mesma imagem do passo 1: loginjspcode1.jpg). Gostaria que postasse o código. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.