Obtendo o certificado da Sun

Olá pessoal! Mais uma semana e o nosso blog marcando presença. Venho agradecer as pessoas que me enviaram elogios, criticas e sugestões. Pretendo manter atualização do blog todas as Segundas, quartas, e as sextas. Agradeço a todos que me enviaram MP no GUJ e os e-mails. Para aqueles que deseja enviar uma sugestão do que queria ver aqui no blog basta enviar um e-mail: camilosi@hotmail.com e o assunto: Sugestão blog

Bom para abrir a semana, vou falar sobre “como obter o certificado após ter passado no exame”. Essa dúvida é comum após quem tira sua primeira certificação e não sabe o que fazer e acha que o processo de recebimento do certificado é automático.

De certa forma é automático, porém é necessário que o profissional, confirme o endereço de entrega e os seus dados pessoais para que a Sun possa enviar o certificado.

– Após ter feito o exame em até 24h(não seguindo o horário de Brasília) você recebe um e-mail da Sun com um link informado “que você precisa acessar a pagina seguinte e confirmar os dados para envio do certificado”. Claro que esse e-mail é em inglês.

http://www.certmanager.net/sun

Esse é o link que vai constar no e-mail. E no caso de ser o primeiro certificado, você não terá os dados de acesso então é preciso criar um. Basta clicar em First Time Users

Durante o cadastro vai ser solicitado o Registration Number e o site number que consta, no resultado do exame emitido pelo centro onde você fez a prova.

Depois de realizar o cadastro basta entrar com o usuário e senha e a primeira pagina que você vai ter em seu browser é Personal Information onde você vai alterar os dados de entrega, e verificar se o(a) atendente da Sun digitou corretamente. E nome impresso no certificado sempre será o primeiro nome (first name) e o ultimo nome (last name), não vai vim com seu nome completo não.

Nessa pagina você vai encontrar:

– solicitação do certificado

– envio do certificado no modo digital (usando caso você precise apresentar para um Rh e ainda não recebeu o impresso)

– as certificações que ficaram disponíveis após ter feito a SCJP.

– solicitar os logos da Sun e da Certificação

Feito isso a média de entrega é 1 mês para receber o certificado. Há casos que leva mais de 3 meses porém até o momento não sei a explicação para tal, somente ligando para o 0800 da própria Sun.

Vale lembrar que a Sun somente envia o certificado após você confirmar e solicitar. Até o momento não conheço caso(s) onde foi enviado automaticamente sem a confirmação dos dados ou solicitação. Mas já ouvir falar também que você tem até seis meses para solicitar caso contrário é enviado automaticamente. Eu já liguei para Sun e perguntei mais o atendente não soube me responder, pediu para mandar um e-mail para Sun.

Tenha Cuidado

Um dos problemas é que o e-mail que você recebe como este da Sun em muitas caixas de e-mail ele pode ser bloqueado levando o email para o lixo eletrônico como aconteceu comigo. Então é importante ter atenção a esse aspecto. O hotmail é campeão nesse bloqueio.

Flw! Galera! Espero que tenha gostado do assunto.

E até quarta! Com nosso próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.