Nível de English – Estudo

Olá Pessoal,

Quero repetir que não sou especialista no idioma, porem o objetivo aqui é compartilhar experiências que tenho tido durante meu processo de aquisição. E hoje resolvi falar sobre “como estudar quando adquirimos certa fluência?”.Este material foi desenvolvido junto com meu professor que é especialista no idioma tendo apenas 20 anos de experiência e resolvi compartilhar com vocês aqui no blog. :D. É parecido o post como melhor seu estudo – English porém aqui serei mais especificio de como estudar: listening, reading, writing  etc.

Lets go..

Quando vamos iniciar o estudo de uma segunda língua sabemos apenas por onde começar, mas dizer que existe o fim para terminamos os estudos e nunca mais pegar algum material, seria um verdadeiro “tiro no pé”.

Alguns alunos após passar pela parte básica, intermediaria do processo de aquisição e chega a um nível chamado de avançado ou até fluente, fica se perguntado: “O que estudar? Como estudar agora?” Acredito que muitos alunos passam por isso, outros descartam e acham que não há mais nada par estudar porque a escola emitiu um certificado de “fluent” para ele. Mas, não é bem por ai. Quanto maior o nível mais coisas para estudar se tem. Quer ver? Se pergunte:

  • eu sou capaz de ler um discurso ou até texto longos em voz alta bem?(mais eh bem mesmo).

  • Minha pronúncia é boa? O quanto meu idioma materno influência na segunda língua?

  • Tenho um bom vocabulário para várias situações? Eu sei expressões do dia-dia no segundo idioma tais como: “Dia da caça, dia do caçador”.

Claro que o fato de vc não pronunciar bem, ou não saber ler bem, não quer dizer que vc não sabe se comunicar ou entender um nativo. Mas, melhorando um desses pontos o resultado como falante de segunda língua são incalculáveis. Abaixo vou apresentar algumas dicas como estudar cada segmento: listening, reading e speaking. Levando em conta que você já eh um aluno advanced/fluent, mas precisa dar uns ajustes aqui e outros ali.

Como estudar:

*abaixo é a forma que faço e foi construída com orientação de um especialista no idioma.

READING

a) ler e tentar entender o texto o máximo possível, porem de uma forma geral. Nesta leitura sublinhe, as palavras novas;

b) Nesta segunda lida, procure ler entendendo o texto novamente, porem procurando no dicionario(de preferencia inglês/inglês, talvez um inglês/port) as palavras novas destacadas;

c)ler o texto pela terceira vez. No final da leitura produzir um TEXTO ORAL resumindo o texto lido e escreva um resumo e guarde no computador (pequena resenha)

TEXTO ORAL = Imagine você dando uma aula sobre aquele assunto. Elabore:

  • Introdução

  • desenvolver o assunto

  • conclusão

obs: quando estiver fazendo o seu resumo tente dialogar com outros textos, ou seja, utilize seus conhecimentos de textos ou situações, já vividas por você para enriquecer o resumo.

  1. depois de fazer os pontos a) e b) procure ler o texto em voz alta observando todas as suas pronuncias (se puder grave quantas vezes forem necessárias)

Que tipo de texto?

Procure texto da sua área, em seguida texto de assunto que vc goste. Assim vc vai encontrar palavras e expressões diferentes. Não fique somente focado em texto da sua área.

Um site que gosto é: www.businessweek.com porque temos textos curtos, porem bem objetivos e em várias áreas. Na verdade é minha página inicial.

Espero que tenham gostado desse primeiro post da série, no próximo abordarei os outros segmentos. Enquanto isso tentem colocar em prática as dicas citadas no post. Claro que elas vão se adequadar a forma que cada um estuda. Lembrando que quanto maior o nível do texto, menos ele fica próximo da velha tradução ao pé da letra para o nosso idioma(que alguns alunos tentam fazer), quiser ver isso na prática tentem ler um artigo da revista www.newsweek.com.br nível altíssimo, sou assinante da revista à um pouco mais de 1 ano e confesso que no inicio foi sofrido e muito, porem com um pouco de persistência conseguir ver a luz no fim do túnel. Não esqueça de deixar sua opinião e a forma que estuda, acredito que sua experiência vai contribuir bastante ao post. See you next post guys!


Follow me: http://twitter.com/camilolope

3 comentários em “Nível de English – Estudo”

  1. Hellow, Camilo!

    Gostei muito do seu post!

    Até um tempinho atrás eu ñ entendia muita coisa de inglês, pra ñ dizer: quase nada! ^_^
    Uma vergonha pra nossa área!
    Hoje, com um poco de esforço em me obrigar a tentar ler textos em inglês, já estou começando a me familiarizar com o idioma!

    Um das coisas que procurei fazer também foi instalar todos os programas q venho a estudar em inglês!

    Obrigada pelas dicas!!!

  2. Oi Camilo,
    Seu blog foi achado pra mim, pois estou exatamente nesta fase de me questionar “O que estudar? Como estudar agora?”.
    Tenho certeza que as suas dicas serão muito úteis pra mim, principalmente nos momentos de início/adaptação quando encontramos as dificuldades e pensamos em desistir.
    Parabéns pela iniciativa.
    Sucesso!

    1. opa! Bruno,

      Pois eh tudo mundo passa por isso e quem nao passou ainda vai passar, nao tem como fungir, porem temos que está preparado para isso, esse foi o alerta que quis transmitir no post, para quem estiver na situacao, nao pensar em desistir. Pois desistir nesse momento parece ser mais facil que continuar.
      abracos,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.