Hibernate Schema Diferente via Java Project

olá Pessoal,

Este post é levemente diferente do que vimos no Mapeando schemas diferentes com o Hibernate. Lá tivemos que criar um bean para representar à tabela, neste aqui vamos usar um mapeamento para tabela já existente, assim evitamos de ter dois beans para uma mesma tabela.

Lets go…

Contexto

No post Mapeando schemas diferentes com o Hibernate assumimos que não existia nenhuma projeto Java que usasse o schema ereaders. Mas, no contexto de hoje vamos supor que tenha um outro projeto que use e já tenha os devidos mapeamentos para a tabela ereaders.usuario e não queremos ter que criar um novo bean em nosso projeto só para ler esse schema, pensamos em aproveitar o mapeamento já feito e usá-lo. Isso nos ajuda até em não ter que ficar atualizando cada bean, caso algum atributo da tabela venha sofrer alteração. Então temos os seguintes projetos Java:

O projeto sem enumeração é o que tem o mapeamento usando annotations para tabela que está em ereaders. Como usar esse bean em outro projeto java?

Muito simples, basta adicionarmos ao projeto HibernateSchema2 uma dependencia com o projeto HibernateSchema. Assim, podemos acessar as classes disponiveis naquele projeto. Para fazer isso, clique com o botão direito do projeto >> build path >> configure build path e adicione o projeto HibernateSchema, conforme a imagem a seguir:

No arquibo hibernate.cfg.xml informamos a classe nova que o projeto deve reconhecer via Hibernate:

< mapping class=“br.com.camilolopes.bean.Usuarios”/ >

Testando

Faremos algo semelhante ao que vimos no outro post, vamos ler dados da tabela e imprimir o valor em seguida, porém vamos usar Criteria API:

publicclass UserDAO extends DAO {

publicList getListUsers(){

begin();

Criteria criteria = getSession().createCriteria(Usuarios.class);

return criteria.list();

}

}

Na classe main, adicionamos o codigo:

publicstaticvoid main(String[] args) {

UserDAO userDAO = new UserDAO();

List<Usuarios> listUsers = userDAO.getListUsers();

for (Usuarios usuarios : listUsers) {

System.out.println(usuarios.getEmail()); } }

O resultado:

Nada de novo, o mesmo resultado que tivemos no outro post. Mas, qual a diferença? Veremos isso com base no que pode ser “problema” em alguns projetos.

Problema

  • um dos problemas é ter dependência com outro projeto, ou seja, se o outro não buildar/compilar o seu ficará preso. E isso em alguns cenários pode ser ruim. Depende da relação entre os projetos.

Vantagem

  • você não precisa ter mais dois beans para mesma tabela, então tudo é focado apenas no bean que já está no outro projeto, caso esta sofra alterações não preciso mudar no projeto HibernateSchema2. E evita essas duplicações de beans.

Qual usar?

Como falei, não há segredo, e sim necessidade, o que seu projeto importa mais? O que for mais importante é o que vai precisar.

Vou ficando por aqui espero que tenham gostado do post.

Abracos, see ya! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.