Entrevista: Cezar Taurion “Carreira IT”

olá Pessoal!! Ainda em ritmo do nosso novo endereço(camilolopes.com.br)  vou começar com o pé direito. Que tal uma entrevista sobre carreira profissional com um executivo da IBM?  Estou falando do Cezar Taurion. Para quem pensa que a nossa série de entrevista tinha terminado, na verdade nem começado ainda, entao  se você está  um pouco perdido em sua carreira profissional, leia a entrevista e reflita um pouco sobre as repostas do Taurion. Acredito que vai ajudar bastante. Principalmente se você está  no final da graduação e com o nervos a flor da pele, preocupado com “minha carreira”.

Lets go..

note: Espero que tenham gostado das mudanças no nosso blog. E aguardem por novidades, até o momento fiz pequenas melhoras, mas podem aguardar que aos poucos vou agregando novidades, pois a partir de agora inicio um novo projeto com o blog. 🙂

turion

Mini-curriculo:

Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas/Technical Evangelist da IBM Brasil, é um profissional e estudioso de Tecnologia da Informação desde fins da década de 70. Com educação formal diversificada, em Economia, Ciência da Computação e Marketing de Serviços, e experiência profissional moldada pela passagem em empresas de porte mundial, Taurion tem participado ativamente de casos reais das mais diversas características e complexidades tanto no Brasil como no exterior, sempre buscando compreender e avaliar os impactos das inovações tecnológicas nas organizações e em seus processos de negócio.

Escreve constantemente sobre tecnologia da informação em publicações especializadas como Computerwold Brasil, Mundo Java e Linux Magazine, além de apresentar palestras em eventos e conferências de renome. É autor de cinco livros que abordam assuntos como Open Source/Software Livre, Grid Computing, Software Embarcado e Cloud Computing, editados pela Brasport (www.brasport.com.br). Cezar Taurion também mantém um dos blogs mais acessados da comunidade developerWorks (www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion). Este blog, foi, inclusive o primeiro blog da developerWorks na América Latina.


blog: Você poderia relatar como é o dia-dia de um dos maiores executivos da IBM?

Cezar: Bem, praticamente viajo de 2 a 3 dias por semana. São raras as semanas em que fico na minha base, no Rio de Janeiro. Mas, viajar, embora cansativo, tem seu lado positivo: troca de idéias com pessoas diferentes, assuntos desafiadores, etc. Na prática, por ser o gerente de novas tecnologias da IBM estou em constante contato com nossos clientes e parceiros para mostrar a eles o que está e o que estará acontecendo no mundo da TI.

blog: Quais dicas profissionais você daria para quem está no inicio de carreira?

Cezar: Definir o que voce quer da vida. Nao deixe a vida te levar, mas faça acontecer. Na vida profissional voce tem que definir onde quer chegar e brigar para chegar lá. Isto signfica estudar, se manter atualizado (a Internet permite voce obter toneladas de informações), e se dedicar à profissão. Existe uma máxima de parachoque de caminhão que achei muito interessante. Diz o seguinte: “Boi lerdo só bebe agua suja”…Veja o lado profissional. Se voce se mantiver na multidão e não se destacar, vai beber muita agua suja. Seja inovador, busque criar coisas novas.

blog: Na sua opinião, o que falta nos alunos IT?

Cezar: Empreendedorismo… aliás, muitos alunos têm..o que não existe é um cenário incentivador, desde universidades que impulsionem o viés empreendedor, politicas de apoio aos empreendedores, etc. Mas cabe ao aluno buscar onde inovar, sair da mesmice. Se ele tiver acesso à Internet (e muito provavelmente terá) porque nao pesquisar sobre determinado tema? Porque só ficar com o material fornecido pelo professor? Decisão unica e exclusiva dele ficar limitado ao material fornecido ou ser ambicioso e querer saber sempre mais….

blog: Você poderia citar três características fundamentais para ser um profissional bem sucedido no mercado hoje?

Cezar: estar atualizado, manter uma boa rede de contatos, sempre estar insatisfeito, querendo saber mais e mais.

blog: Você poderia relatar como foi seu inicio de carreira ?(é uma curiosidade daqueles que o conhece)

Cezar: Era uma vez…há muito e muito tempo quando na Terra só existiam mainframes…Foi aí, meados dos anos 70, com um mainframe IBM 360. A maquina tinha 256K (isto mesmo, K bytes) de memória e era um maquinão. Hoje qualquer relogio digital tem muito mais memória…Escrevia programas em Cobol e Assembler. Na verdade ainda existem bilhões de linhas de código Cobol no mundo todo e alguns milhões ainda são escritas todo ano. O Cobol já morreu dezenas de vezes e continua firme e forte…

blog: Qual o segredo para o sucesso?

Cezar: Taí uma boa pergunta. Se souber, ficarei rico….

blog: O segundo idioma (inglês por exemplo) ajudou no crescimento de sua carreira? Se sim, poderia citar como esse influenciou e tem influenciado?

Cezar: Veja que a Internet tem bilhões de documentos em inglês. Muito mas muito mais que em portugues. Alem disso, se voce pesquisar a literatura tecnica vai ver que para cada paper em portugues exstem centenas em ingles. Voce vai deixar de lado este mundo de informacoes, tão criticas à sua carreira? Nao esqueça que “bad english” é hoje a linguagem universal….rsrsrsrssrs…

blog: Sabemos que você é um tremendo “blogueiro”, qual a importância de se ter um blog profissional e qual o segredo para se ter um “blog de sucesso” ?

Cezar: Hoje tenho dois blogs, um no developerworks (www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion) e outro no WordPress para abordar o tema cloud computing (www.computingonclouds.wordpress.com) . Não tem segredo: é só escrever regularmente e oferecer conteudo interessante.

blog: Recentemente você lançou seu livro “Cloud Computing” poderia falar um pouco sobre este projeto?

Cezar: O livro, aliás o meu quinto, é fruto de estudos e leituras, bem como das experiencias em cloud na IBM. Tentei resumir ideias e propostas de cloud computing, sem entrar em escovação de bits. Na minha opinião a leitura deve ser leve e agradavel, sem tecnicismos exagerados.

blog: Sobre linguagens de programação, qual (is) tendência(s) para os próximos anos?

Cezar: Como falei, escrevi programas em Cobol e Assembler. Recentemente me aventurei em Java, PHP e Python…brincadeiras e nada sério. Mas acredito que ao lado da Java, veremos as linguagens dinâmicas, voltadas à web, se disseminarem mais e mais. Estas linguages são PHP, Python, Perl e Ruby.

blog: E o Java, ainda continua sendo um bom investimento para quem deseja aprender a tecnologia e entrar no mercado de trabalho?

Cezar: Sim e vai continuar ppelas proximas geracoes. Como o Cobol…seu netinho vai programar em Java…
blog: Cezar, você é uma das referências que temos no Brasil, sobre SOA. Qual o cenário da tecnologia no Brasil ? E qual perfil profissional as empresas buscam para quem deseja trabalhar com a tecnologia?
Cezar: Bem, referência é você quem diz…Mas SOA é o modelo conceitual que todo desenolvedor deve conhecer. A razão é simples: nos proximaos anos será o modelo dominante, como foi o cliente-servidor.

Blog: para finalizar a entrevista, que mensagem você gostaria de deixar para quem está lendo sua entrevista?

Cezar: Cara, se voce está na profissão de TI está em uma profissão que oferece muitos desafios…sempre tem novidade. Veja que há seis anos nao existia Facebook, Orkut ou YouTube…Hoje são mais de 250 milhoes de visitantes unicos por mes a estes sites. Daqui a cinco anos..o que teremos? Fazer parte deste mundo é desafiador.

Abraco! Pessoal! E até o próximo post. Espero que tenham gostado. E quero agradecer  ao colega de trabalho Cezar Taurion por disponibilizar um pouco de seu tempo para responder  a entrevista, realmente é uma honra para o nosso blog tê-lo na lista de entrevistados.

Ajude nosso blog crescer e vote :

Top30 Brasil - Vote neste site!.

8 comentários em “Entrevista: Cezar Taurion “Carreira IT””

    1. hehe! humildade do Cezar ne? excelente resposta, que supreende a qualquer leitor, estamos sempre acostumados as vezes de ler ao bem diferente.

      🙂

  1. Excelente Entrevista, realmente sem palavras. Gostei do comentário do grande Cezar Taurion:

    “Definir o que voce quer da vida. Nao deixe a vida te levar, mas faça acontecer.”

    Realmente vivo isto.

    Abraço e Muito Obrigado,
    Camilo Lopes e Cezar Taurion.

  2. opa! Mario,

    Realmente essa frase do Cezar, foi é essencial, pena que poucos fazem o uso dela na pratica, pq vai exigir sacrificios e nem todos querem andar pelo caminho das pedras. Mas, eu digo sempre atras das pedras há algo de bom, porem so vamos descobrir se formos removendo a cada dia 😀
    abraco, e apareça em nossos meetings rpz, eu e o Alberto estamos presentes todas as seg/quart as 22 hrs

  3. Camilo logo aparecerei, faltam poucos dias para acabar a Facul. =)
    E continue com o excelente blog..E continuamos removendo estas pedras. =)

    Abraço

  4. Olá Camilo,

    Muito obrigado por seu comentário e sua indicação de conversor pdf.

    Criei um post com essa dica, a ser publicado dia 27/11/09.

    Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.