Nesta semana, a IBM lança mais uma importante iniciativa para o meio acadêmico brasileiro: a primeira edição do Concurso para Desenvolvimento de Aplicações para a plataforma Mainframe. O projeto chega para integrar uma das fases do Concurso de Mainframe, uma iniciativa da nossa companhia que permite que alunos do ensino técnico ou superior realizem uma série de tarefas práticas relacionadas à tecnologia Mainframe.
Os participantes do concurso deverão desenvolver aplicações em linguagem EGL para Mainframe e para isso poderão utilizar a versão gratuita do IBM Rational EGL Community Edition, disponível no portal developerWorks.
Os projetos apresentados deverão ter uma proposta detalhada de uma aplicação Mainframe, que serão posteriormente analisadas e avaliadas por um painel de juízes qualificados. A IBM também irá disponibilizar para download um modelo de abstract, que poderá ajudar os estudantes na composição de seus projetos.
As aplicações desenvolvidas serão julgadas quanto a sua complexidade, funcionalidade e usabilidade das aplicações propostas. Ao todo serão 4 critérios de avaliação, em que cada item terá uma nota de 1 a 25 pontos.
Critérios de avaliação:
1. Objetividade da documentação
2. Entendimento técnico
3. Usabilidade real da aplicação de acordo com os benefícios propostos
4. Conjunto de funcionalidades apresentadas pela aplicação (de acordo com os requisitos submetidos e com a documentação proposta)
Vale lembrar que os participantes poderão desenvolver seus projetos em duplas. Os vencedores serão premiados com notebook Lenovo (1º lugar), GPS (2º lugar) e MP3 Players (3º lugar), de acordo com o ranking de classificação.
O abstract de cada projeto deverá ser enviado para análise até o dia 20 de Março de 2010.
Follow me: http://twitter.com/camilolope