Como ser um programador Java pleno

studying  

olá Pessoal,  

O post de hoje é mais uma dica de carreira profissional para quem é programador júnior e tem como objetivo virar um programador pleno. O que preciso para ser um pleno? Bem, sabemos que um pleno tem um salário maior que um júnior, como o senior tem um vencimento maior que o pleno. Teoricamente um junior não deveria ganhar mais que pleno por exemplo.

Vale salientar que as informações nesse post não tem comprovação científica, nada mais passa da experiência do autor e tendo como requisito dados fornecidos por alguns contatos de RH o que seria um pleno ideal para a companhia XY.

Outro ponto que não posso deixar de destacar é que as informações abaixo sobre programador pleno, são conhecimentos minimos, pois não podemos esquecer de um fator muito importante o avanço tecnológico, novos frameworks etc. Então isso tende a mudar em um freqüência mais rápida que podemos imaginar.

 Lets go…

 Post Relacionado:

Programador Júnior

 Para facilitar a leitura enumerei cada característica técnica necessária assim fica mais fácil para quem é junior traçar objetivos e ir riscando o que já foi almejado.

 Além das característica de Programador Júnior, o Pleno deve ter as seguintes:

 Primeiro passo para ser um pleno é ter experiência em desenvolvimento Java. Isso é um fator importante, então está explicado por que temos a categoria Junior.

  1. Saber usar orientação a objetos com a maior simplicidade do mundo.

  2. Conhecer bem JSE e ser capaz de desenvolver aplicações com BD

  3. Dominar o conteúdo básico de JEE, desenvolver aplicações JEE com BD

  4. Conhecer SQL, BD (de preferência mais de um e os mais usados no mercado: Oracle, DB2, MySql etc), servidores de BD e dominar JDBC.

  5. Se não for um SCJP / SCJA, pelo menos dominar os objetivos do exame e se for fazer passar pelo conhecimento e não na sorte.

  6. Dominar o conteúdo da SCWCD

  7. Sabe pelo menos o que é um EJB

  8. Design patterns não pode ser algo estranho, não precisar ser um expert, mas entender conceitos básicos é importante.

  9. Conhecer HTML e JavaScript (pode ser o básico)

  10. Ser capaz de trabalhar com XML

  11. buscar otimização de código e buscar o code clear, usando técnica como XP, Refactoring.

  12. Saber usar reflection e processar annotations

  13. Conhecer mais de um sistema operacional a nível de desenvolvimento é um diferencial (ex. Linux – se possível conhecer mais de uma distribuição).

 Bem, pelo lado da “exata” temos as característica acima, mas não podemos esquecer o lado “humano”que complementa a carreira de todo profissional tais como: proatividade, humildade, honestidade, comunicação etc.

Volto a reforçar que os 14 pontos listados, é o mínimo que se espera de um BOM Pleno.

Espero que tenham gostado do post. E até o próximo. Abraço!!

11 comentários em “Como ser um programador Java pleno”

  1. Olá… legal o post….

    Gostaria de saber a nível de remuneração(salário), assim, uma média relativa para junior, pleno e seno.

    Obrigado….

  2. Ei Camilo, ótimo post!
    Destacaria também saber os princípios de arquitetura de sistemas, saber escolher qual a melhor tecnologia para determinado problema, ect.
    Às vezes também precisamos dar uma de arquiteto. rsrs
    Abraços
    =D

  3. Tenho algumas considerações a fazer:
    1 – Ser júnior, pleno ou sênior não está necessariamente ligado a uma tecnologia. Ele tem que ser programador pleno. Vai que todo mundo resolve abandonar Java. O cara vai virar júnior de novo? Não se ele tiver um bom embasamento em OO e saber programar de um modo geral.
    2 – Os ítens 2(Java SE) e 12 considero desnecessários para um bom programador Java. Hoje em dia as aplicações Java SE perderam terreno para aplicações web, apenas em casos bem específicos uma empresa adota Java SE. Quanto a processar annotations e trabalhar com reflection, está mais para um arquiteto ou programador sênior.

  4. Só algumas coisas que gostaria de acrescentar à sua lista:

    – Ser capaz de testar de forma automatizada sua aplicação, através de qualquer técnica ou ferramenta (Com cobertura de no mínimo 99,99% do código)

    – Conhecer profundamente as ferramentas que te auxiliam no dia-a-dia.

    – Ser capaz de parar de perder tempo fazendo sempre as mesmas coisas e automatizar o máximo de coisas que puder, seja com ruby, perl, shell-script ou qualquer outra coisa que te permita isso.

    – Ler no mínimo um livro por mês.

    Agora o mais importante que acho disso tudo é:

    Não importa se é programador junior, pleno, senior, master, mega, jedy ou supra ++, o importante é que se faça tudo isso independente da etiqueta adesiva (leia-se marcação de bois) que te colocam nos ombros.

    Bom tem mais coisas, mas acho que basta por aqui.

    Abraços.

    Fabio Nascimento

    P.S.: Acompanho seu blog, acho bacana seus textos.

  5. Mais uma vez voce faz um post muito legal.
    Não tem muito haver sobre alguma tecnologia ou framework, mas é muito interessante saber algumas dicas de como crescer na nossa area.

    parabens pelo post

  6. Ótimo.

    Quando disse ler um livro por mês talvez tenha exagerado um pouco, não levando em consideração a administração do tempo que cada um faz.

    Mas de forma geral, se aumentarmos para um livro a cada dois meses, não acho exagero, isso não quer dizer que você tenha que ler o livro de capa a capa, mesmo porque as vezes alguns pontos apenas te interessam de um determinado livro.

    Não necessariamente tem que ser um livro de 800 páginas.

    Mas tentar fazer isso, acho ótimo, incluo aqui livros não técnicos também.

    Bom referente a aprender no trabalho mais do que 1livro por mês, tenho que discordar, a menos que você consiga trabalhar com 1 tecnologia por mes diferente uma da outra.

    Aprender (acho meio subjetivo isso) no trabalho, vai muito do que você faz, visto que o foco é na maioria das vezes resolver problemas de negócios, coisa que acaba consumindo mais tempo (eu espero) do que aprender tecnologias.

    Agora se você se refere a aprender (incluindo não só tecnologias, mas negócios também) acho válido sim.

    E pra finalizar, acho importante você incluir, caso queira, que participar de um projeto open-source sendo colaborador é muito válido.

    Abraços,

    Fabio Nascimento

  7. Legal seu post Camilo,

    Posts desse tipo são também bons para quem acabou de entrar na área ou está pensando em entrar.

    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.