Salve! Salve! Pessoal,
“Hoje resolvi mudar…” hehe Nesse post vou mostrar como é fácil e rápido instalar um ambiente web(Servlet & JSP) sem precisar ficar com dor de cabeça. Em 15 minutos você tem o ambiente todo configurado e funcionando como manda o “figurino”.
Primeiramente quero informá-los! que a partir de hoje estou participando da coluna de Java lá no Imasters. E ja tem um artigo publicado,(em 2 dias mais de 550 acessos) como recebi aprovação do Imasters na segunda-feira ainda nao tive tempo de me organizar para os assuntos que vou tratar lá onde serão diferentes do Blog! Já que o meu intuito é que a galera que acessa o blog visitem também minha coluna no imasters e que a galera do imasters acessem o blog e que se possivel comentem e dai quem sabe criar uma rede de profissionais e trocar experiencias, compartilhar conhecimentos etc, esse foi um dos meus objetivos com o blog e que graças a vocês, estou aqui marcando presença com mais um post viável para uns e inviável para outros.
Bom vamos largar de papo e mãos à obra!!
Pré-Requisito
– JDK 1.5 ou superior e configurado corretamente
Arquivo para Teste
Estou disponibilizando o arquivo desenvolvido para teste.Após à instalação para verificar se realmente seu ambiente está em pleno funcionamento.
Agradecimentos
Para que esse tutorial fosse criado, a Verônica (Desenvolvedora da IBM e participante ativa Veronicaaa – guj.com.br) colaborou diretamente, na verdade ela que me indicou todos os caminhos para instalar, eu apenas peguei o coloquei em forma de tutorial. Já que tivemos sucesso na instalação no menor tempo possível. Então venho agradecê-la por ter disponibilizado o seu dia para chegarmos a uma resolução da instalação/configuração apesar de que os testes que fizemos foi na versão .exe. (isso foi em 2007)
Depois testei os mesmo procedimentos na versão .zip e funcionou tranqüilo.
Forma automática – arquivo .exe
Instalar e configurar o TomCat de forma automática, para aqueles tem o arquivo de instalação .exe. Em apenas 15 minutos sua maquina já está apta a rodar Servlets e JSP.
Sigao modo padrão de instalação sem mudar nenhum caminho sugerido pelo TomCat exceto os de configuração da JVM que veremos ao final desse tutorial.
Passo 1:
– clicar para executar o arquivo de instalação
– escolha a opção Full na segunda tela após clicar no primeiro next.
– Observe que o tomcat tem um caminho de instalação deixe o que ele sugere mais grave esse caminho mentalmente.
No meu caso o caminho foi:
C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5
– em seguida vem o pedido para configurar a porta deixe a 8080 e pede também a configuração de login e senha para a parte administrativa deixe como estar Login sendo: admin Senha: Vazio
– Muita atenção nessa tela, ela está apontando para um JRE, porém é o que está na pasta principal Java. Configure o JRE que está dentro do JDK. Se está seguindo a instalação padrão o caminho deve ser o abaixo:
C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0\jre
– clique em install.
Passo 2
– Agora teste para ver se o tomcat está instalado. HTTP://localhost:8080
– Clique em manager e coloque o login: admin e a senha deixem em branco
– Veja as aplicações disponíveis. Na tabela Applications clique em servlets-examples e escolha uma das aplicações se executarem normalmente é porque está tudo ok. Faça o mesmo com os exemplos JSP.
– volte para a pagina principal clicando /
– Se você clicar em Administration você vera que ele vai pedi para você baixar o pacote de admin.
– procure no site do apache o seguinte arquivo para download: apache-tomcat-5.5.25-admin.zip
– agora o descompacte e dentro dele temos duas pastas conf e serv, copie elas.
– e agora cole dentro desse diretório C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5 substituindo as do tomcat.
– agora clique em administration e use o mesmo login sendo assim você está na parte de administração do tomcat. A partir da versão 5.0 quando você coloca sua aplicação dentro de webapps ele automaticamente já cria o context.
A vantagem de ter um admin é que você pode parar uma aplicação sem precisar dar um restart no tomcat parando assim todas as aplicações.
Passo 3
– Agora criei uma variável chamada CLASSPATH
Valor da Variável: C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\common\lib\servlet-api.jar;.
*O ponto-e-vírgula e o ponto no final é para que você possa compila seus arquivos normais que não sejam um servlet e qualquer diretório Java.
-Clica em OK
Passo 4
– para parar a execução observe perto do relógio do Windows que tem estlá o tomcat rodando. Clique com o botão direito e escolha o que fazer
– para o tomcat não inicializar de forma automática vá então para Painel de controle à Ferramenta administrativaà Serviçosà e procure por apache tomcat e mude o tipo para manual.
Flw! Pessoal! Espero que tenha gostado do post!!! E agora é so mandar ver nos estudos/trabalhos!!
E até Sexta!!
O artigo ficou legal parabéns!
Seria interessante um artigo falando como realizar o mesmo processo na plataforma linux.