Série Ionic: Um pouco sobre o Ionic + AngularJS

ionic-angular-opti

olá Pessoal,

Hoje vou falar rapidamente sobre esse cara aqui Ionic. Que tem ganhando bastante popularidade quando
se fala em desenvolvimento mobile hibrido. Mas, a pergunta o que esse cara faz de tão especial?

lets go…

Vamos entender…

Há ainda uma confusão sobre o que é o Ionic, ele é tão simples que não parece verdade. Vou explicar  nesse post de forma pratica com o que vivemos aqui na ITSLabs. Ter adotado o AngularJS no passado como nosso framework de front-end, hoje tivemos o ganho em desenvolver mobile com Ionic, pois não precisamos fazer quase nada para ter uma app mobile, claro só o trampo de desenhar a cara da app. Mas,  toda camada de serviço, já veio de graça da app web.

O Ionic…

Nada mais é que um framework front-end para mobile. Pense nele como um angular-ui, bootstrap. Ele é html e css e feito em cima angularjs, ou seja, se vc já desenvolve com angularjs, não nada que aprender, apenas usar o Ionic como vc usa o bootstrap ou angular-ui. Agora se vc nunca viu angularjs, terá que aprender o framework da Google para entender o que é um controller, services, factory etc. E dai saber como usar o Ionic, senão ficará perdido e achar tudo confuso. Mas, é muito mais simples que possa imaginar. Fizemos uma app aqui em menos 5 min, já integrando com o serviço no server.

Nosso cenário aqui

Para ficar mais claro, aqui na ITSLabs temos projeto com java no back-end + angularjs se comunicando via rest com jersey. E nada demais aqui. Quando pensamos em fazer app mobile, dai veio e agora? o que aproveitar? Com ionic aproveitamos tudo, desde os controllers e serviços que criamos no front-end, até o serviço rest que disponibilizamos, então só nos preocupamos em fazer o design, ver os componentes disponiveis no Ionic e ter mais de uma versão da app com diferente UX para validar qual seria mais apropriado para o perifl do usuário que estaria usando a versão. Fizemos tudo isso em minutos.

E como testar?

Ah, isso aqui parece uma piada. Tem uma app no Google Play chamado de Ionic View que permite testar sua app no celular, isso mesmo. Veja como funciona:

1. voce baixa o ionic view para o seu celular IOS ou Android

2. Cria a conta no Ionic View

3.Faz o upload da app do Ionic

4. Pronto. Agora é so usar clicando em view no IonicView

Ele irá simular a APP. Observe que não fizemos deploy pra iOS,mas conseguimos simular no Iphone por exemplo. O resultado no iOS não é diferente da app final. Porém, achei problemas no tablet Android 4.1 da Samsung na hora de simular pelo IonicView ele deixou zicado o front-end. Ainda não sei o motivo, mas ao fazer deploy no apk por exemplo está tudo certo.

Essa é a forma mais simples de testar se não quiser ter um simulador local na máquina.

Iai curtiu o Ionic view? Olha aqui nossa app:https://www.facebook.com/usecash

No meu Github.com/camilolopes tem um app de exemplo:

https://github.com/camilolopes/workspaceAngularJs

Conclusão

Eu confesso que estou gostando muito da experiência de desenvolvimento e preparei uma série que vou trazer nela o que estamos fazendo aqui na ITSLabs, pois tudo que estamos fazendo aqui vai para produção. Próximo posts da série vamos ver instalação,um pouco de mão na massa,e depois vamos chegar o grande momento de deploy e opções que temos de fazer isso pra colocar nosso app na store da vida.

abraço, see ya!!!

2 comentários em “Série Ionic: Um pouco sobre o Ionic + AngularJS”

  1. Muito bacana! Eu não conhecia!

    Achei realmente interesse esse lance de aproveitar código AngularJS nas apps mobile! No final das contas, o que roda no meu smartphone é uma HTMLView ou coisa do tipo?

    Um abraço e parabéns pelo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.