Top Posts

Tenho bom conhecimento em T.I por que aprender Inglês?

Continue lendo

Retrospectiva 2014

Posted by camilolopes | Posted in Empreendorismo | Posted on 27-12-2014

0

2014_3

olá Pessoal,

Como todo ano faço sempre uma retro. Esse ano não será diferente. Vamos lá?

Retrospectiva 2014

Esse ano foi de fato desafiador. Desafios a cada dia foi o que não faltou. Paro e olho para os outros 11 meses tenho história para cada um deles seja superação pessoal como profissional. Particularmente a única coisa gosto no final do ano é vc ter esse tempo para fazer uma reflexão na sua vida e como  foi esse  “1 ano” que teve e que jamais vai voltar, pois o tempo é irreversível.

E as metas que fizemos no final de 2013?

É eu posso dizer que esse ano foi um dos pontos que pouco dei atenção aquelas famosas listas, tabelas que fazemos com o que queremos atingir.Simplesmente eu tinha um plano, mas havia outro e que não estava nada alinhado com o que estava ali no papel e tive que me adaptar, entender e seguir em frente. Aprendi que ter metas mais curtas que permitam trazer maior valor para sua vida é melhor que ter aquelas metas de médio e longo prazo que muitas vezes passam a ser incertas. E vc se perde no meio do caminho e quando menos espera perdeu o foco. Então tudo que escrevi para em 2013 para 2014  joguei fora e comecei uma nova historia com metas mais simples e atingiveis. O fato de ser simples não quer dizer que é fácil. Ser simples pra mim, é ser objetivo e saber exatamente o que quer no final. Certamente quando temos metas complexas é pq nosso objetivo com aquilo não está bem definido.

 E o profissional?

Esse ano profissionalmente posso considerar como um dos melhores que já tive. Realmente muito aprendizado, dedicação e persistência. Há 1 ano e meio deixei o mundo corporativo nas multinacionais e me dediquei ao empreendorismo (pela terceira vez, após ter fracassado 2 vezes anos atras) e por uma naturalidade além do projeto inicial que é a ITSLabs, onde somos uma espécie de aceleradora para start-up, buscamos projetos que resolvem problemas de verdade para o mercado, sociedade e ajudamos investindo junto com o empreendedor permitindo que a ideia saia do papel e entre em operação de maneira sólida.Até desenharmos esse modelo quebramos muito a cabeça e cara também. Mas, trabalhamos bastante, tanto que não conseguimos ter o nosso site. E aprendi quando você não tem tempo para fazer o seu back-office significa que está bom, pelo menos acredita que o tempo usado foi para fazer novos negócios, pelo menos por aqui foi assim. Com todo esse envolvimento nasceu a Usecash que é um novo meio de pagamento através do troco, que antes se chamava itroco, mas após estudos de mercado e estrategia mudamos o nome. E isso tudo nos gerou dois negócios que não estava no plano, mas que nos proporcionou uma grande experiência, conheci executivos que jamais imaginei conhecer ou até almoçar.Colocamos no ar a ideia da Gabriela fundadora do DiveDoo, primeira cliente da ITSLabs (no novo modelo de negócio). E antes de terminar o ano fechamos mais 2 novos projetos para 2015. Ufa! A pergunta é quanto vale tudo isso? Não é possível detakgar  o que tem nesse ciclo, aqui é tudo resumido, mas é um desafio diario, que tem inicialmente mais dias “ruins” que “bons”. Porém, os dias ruins te levam a novos caminhos e soluções.

Ter participado do TDC  foi algo sensacional, curto o evento há muito tempo e ter contribuindo é algo  que não consigo mensurar.

O pessoal?

Do lado pessoal, tirando a falta de tempo para ficar com minha familia, onde tem sido algo bem limitado e pontual.Afinal eu moro em SP e eles na Bahia. Acredito que meus desejos pessoais estão bem. Dizem por ai que devemos ter profissional x pessoal. Eu particularmente, não consigo separar essas diferenças de desejo. Eu entendo que estão interligados e servem como ponto de equilibrio. Se vc tem esses dois mundos separados acredito que há alguma coisa não bem definida no que vc faz. E como disse é preciso ter o equilibrio e unir os dois para que seja um só. Senão, gera infelicidade. E aprendi muito bem fazer esse equilibrio, apesar da agenda cheia, as oportunidades surgem e vc deve aproveitar. Se hoje surgiu um espaço para ir ficar com a familia ou sair com os amigos e nem que seja por um limite de 2-4 hrs, vá e faça. Se tem esse espaço, é pq é preciso ser feito para ter o equilibrio necessário entre os dois mundos pessoal & profissional.

E o blog?

Eu digo que não foi um ano como gostaria para o blog camilolopes.com.Com o aumento de trabalho e alteração das prioridades devido a prazos etc. E trabalhando media de 20hrs/dia foi dificil arrumar um espaço para escrever um post como gosto. Não adianta sair escrevendo, é preciso pensar, refletir, validar se faz sentido etc. E quando eu escrevo tem diversos fatores por tras tais como sentimento, motivação, empolgação etc. É preciso unir tudo isso para transmitir o que deseja de maneira simples que possa agregar na vida de quem for ler o post. Espero que em 2015 eu consiga melhorar um pouco a frequência de publicação, dificilmente será como antes, onde tinha uma média de 3 posts novos por semana. Isso sei que não é mais possível, mas pelo menos 1 post por semana é meu desejo.

E aqui vai um resumo:

1. AngularJS:Nossa aqui foi animal, venho aprendendo AngularJS desde meados de 2013. E resolvi compartilhar cada aprendizado que ia tendo com o framework  no formato de série.  Hoje com dois projetos em produção tenho bastante coisa que ainda não coloquei no ar,  mas espero que em 2015 consiga.

2. Série Scrum:Vimos uma série de posts sobre Scrum, mas nada explicando o que é o framework, isso já tem na internet há 10 anos.Resolvi compartilhar a nossa experiência no dia a dia e problemas que tivemos e como resolvemos.

3. TDC 2014:Tive o prazer de participar da edição 2014 e espero participar no próximo ano. Foi excelente compartilhar a experiência da ITSLabs com projetos remoto  usando Scrum. Rola ou não rola?

4. UseCash: Conheça o novo meio de pagamento que vai mudar a forma de você carregar o dinheiro. Não se trata apenas de uma nova bandeira como opção de pagamento, e sim um novo conceito de como gerenciar o dinheiro com segurança.

5. ITSLabs  – Github:Temos o nosso repositorio no Github com projetos que achamos importante compartilhar com a comunidade. Inclusive criamos archetype maven para Java + AngularJS.

6. EasyJavaDropbox: Na ITSLabs criamos uma framework EasyJavaDropbox que nos permite usar mais facilmente o dropbox em projetos Java. Fiz alguns posts explicando o uso. Temos planos de evoluir API em 2015 .

Aproveitei o recesso do final do ano e já comecei a escrever alguns drafts. E no ano de 2015, pretendo ter alguns posts não técnicos, voltado para area de empreendorismo, compartilhando um pouco a minha experiência com vocês, muitos falam e ostentam, mas vamos ver o dia a dia como é? Muitos tem vontade de empreender, poucos tentam e dizem que é coragem. Mas, eu digo é coragem que precisamos mesmo? Eu aprendi que coragem apenas não é suficiente, há outros fatores importantes e que vc pode saber deles ainda quando está empregado e tem o empreendorismo como “vontade”. É disso que pretendo falar, trazer o dia a dia, nada de dicas tais como “como empreender?” ou “como abrir o negócio do zero e ganhar $$$”. Isso já está lotado na internet. Vou tentar trazer o que poucos falam.

Aprendizado e as lições

Não é possivel listar todas as lições de 2014, pq são mais de 365 lições. Porém, tem aquelas que marcam e se repetem muitas vezes durante o ano com intensidades diferentes. Mas, vou listar algumas:

1. Acreditar: Seja o que for, por mais dificil que seja a situação, acredite que tudo é passageiro, nada dura para sempre.Só acredite que vc terá a capacidade de resolver;

2. Você vai está sozinho: Os seus problemas é você que resolve. Não adianta, querer transferir para alguém. Ele volta pra vc. Pois, é o único com capacidade em achar a solução. E nisso tire um aprendizado.

3. Você não é melhor que ninguém: acredite não importa quanto tem na sua conta, que carro vc anda. Você não é melhor que ninguém nesse mundo. A sua vida pode mudar em questões de minuto e tudo que vc considera essencial e material, não terá nem 1/3 do valor que pagou. Então, aprenda a viver com as diferenças e olhe para o que as pessoas são e não o que elas tem.

4. Ajude as pessoas: parece piada isso ou campanha para ONG. Mas, não é.Ir para o trabalho, tirar o carro da garagem e ter um trocado para o chop na sexta-feira, parece algo normal, mas isso para você.Há pessoas nesse momento lutando pela vida a cada minuto, que não precisa de muito, mas que o pouco de cada um pode mudar a vida dessas pessoas. Eu confesso que nunca me interessei muito nesse mundo das ONGs. Mas, esse ano meu sentimento e pensamento mudaram. Não pq alguém que trabalha em uma ONG me fez mudar, pq conheci pessoas que dependem dessas ONGs para sobreviver e quando olhei para o meu lado e vi o que já havia conquistado e nunca devolvi aquilo para a sociedade, não me senti bem. Não tenho religião, apenas acredito que há um Deus, seja qual for ele. E acredito, que o mesmo tem mudado minha vida e me deu oportunidade de rever meus conceitos. Esse é um dos meus objetivos de vida com o empreendorismo, pois foi onde vi a oportunidade que posso ajudar e mudar as vidas das pessoas. Dinheiro é importante, porém é limitado e deve ser consequência na sua vida.

E para 2015?

Ainda não fiz planos, não escrevi no papel nada daquilo que vamos ver ai nos jornais nos próximos dias. Porém, em termo simples de ser, é evoluir o que foi consquistado em 2014, ter aprendido com os erros e saber quer novos estão a caminho. Porém, saber levantar é o que mais importa.E claro quero blogar de maneira aceitável aqui e não deixar que as aranhas tomem conta do blog :). Ah! Não posso esquecer de publicar meus dois livros que estão no forno. Um sobre AngularJS e outro mais voltado a quem deseja empreender e vou contar os bastidores.

Agora  a minha pergunta e o seu 2014 como foi? E para 2015?

abraços e quero agradecer à todos vocês por acompanhar o blog, mandar emails. Se não fosse cada uma dos leitores e seguidores que tenho hoje, acredito que não teria chegado aos 7 anos de blog.

Related Posts with Thumbnails

Write a comment