Top Posts

Série AngularJS: AngularJS com Jersey

Continue lendo

Instalando OpenJDK no Ubuntu

Posted by camilolopes | Posted in AngularJS | Posted on 08-01-2011

0

olá Pessoal,

Depois de um curto tempo de off (ferias), estou de volta, com baterias recarregadas.  O primeiro post  do ano, será sobre a instalação e configuração do OpenJDK no Ubuntu, eu sempre tive vontade, de usar o “pinguim” como ambiente de desenvolvimento default, cheguei usar por algumas semanas, mas depois acabava voltando para o Windows, pois  a maioria dos projetos ja estavam no Windows, mais que 50% e isso forçava eu  usar o Windows como default, porem quando fui trabalhar na 4Linux, tive que tirar isso, pois era so Linux, e fiquei “mal-acostumado” e hj ja migrei todo meu ambiente de desenvolvimento e projetos TI para o Linux. E escolhi o Ubuntu como distribuição. Se vc está começando ou querendo usar o Linux como ambiente de desenvolvimento aproveite o post e veja como é fácil instalar o OpenJDK e ter o Java rodando na sua maquina.Aproveitei e relacionei com outros posts que ja fiz com Linux, em outros momentos aqui no blog.

lets go…

Requisitos

Outros posts interessantes

Há outros posts interessantes na categoria Linux do blog, visite.

Instalando Java Ubuntu

Instalando MySQL

Iniciando Instalação

A seguir teremos os passos como instalar. Preste bastante atenção antes de executar, estamos certo que todos os passos descritos aqui atingiremos o objetivo final.

abra o terminal

digite o comando abaixo para instalação do openJDK, você precisa usar o comando sudo

Aperte a tecla enter e responda com y ou deixe em branco apertando enter e aguarde a instalação

Ao termino vamos verificar o java instalado, digitando o comando java -version

Agora vamos fazer, um “Hello World” somente para ter certeza que o Java está compilando nossos arquivos .java. Para isso abra um editor de texto, pode ser o VIM, ou o gedit. Vou usar o gedit que está Applications ==> Acessories ==> gedit. Abaixo segue meu codigo no gedit:

Feito, isso salve na pasta do usuário, para saber onde está esta pasta basta digitar pwd . Observe que a minha está em /home/meu_nome, a sua deve ser semelhante com o seu nome.

Se você dar o comando ls veremos os arquivos que estão nesta, pasta e um deles é o HelloOpenJDK.java veja:

Vamos compilar e executar: javac HelloOpenJDK.java e java HelloOpenJDK

Lembre-se que o Linux faz diferença entre maiusculo e minusculo, então ao dar o auto-complete para o arquivo tenha certeza digitou a primeira letra conforme foi salvo.

Se listar verá o .class:

Executando agora:

Pronto! Assim temos o Java – OpenJDK instalado na máquina em um ambiente Ubuntu/Linux.

Espero que tenham gostado.

Abracos

Related Posts with Thumbnails

Write a comment