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Habilidades Gerente de Projetos

Posted by Camilo Lopes | Posted in Carreira TI | Posted on 22-12-2008

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Ola! Pessoal! Quais são as habilidades que um gerente de projetos deve ter? Hehe fiquei pensando aqui comigo, quais seriam as reais habilidades que um gerente de projeto deve possuir? Fazendo uma pesquisa no PMBOK acabei formando esse post. Espero que gostem e para aqueles que desejam fazer uma especialização na área fiquem atento as grades oferecidas pelas universidades, se não tiver como referência o PMBOK o conselho é não fazer o investimento.

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HABILIDADES DO GERENTE DE PROJETOS

Segundo o PMBOK® os gerentes de projeto devem ter as seguintes competências, além de liderar o projeto.

Ter compreensão geral da tecnologia envolvida no projeto;

Ter habilidades interpessoais que promovam um ambiente cultural para a equipe e para os stakeholders

do projeto, de modo a refletir confiança, lealdade, comprometimento e respeito;

Compreender os processos gerenciais e suas aplicações ao projeto;

Ter visão do contexto “sistêmico” do projeto;

Ser capaz de tomar e implementar decisões acerca do projeto;

Ser capaz de produzir os resultados desejados no projeto.

De forma geral, o gerente de projeto é colocado na literatura como o grande responsável pelos resultados do projeto e, em última análise, pelo seu sucesso. É ele (ou ela) o (a) responsável pela integração das pessoas e de todos os processos que acontecem dentro do projeto. Sua competência em atuar tanto como líder quanto como gerente de projeto depende do seu conhecimento, suas habilidades e suas atitudes pessoais.

Abaixo algumas habilidades considerada pelo PMBOK e suas respectivas características:

Construção de Equipes: Capacidade de formar e gerenciar equipes de trabalho

Liderança: Capacidade de influenciar a equipe e todos os envolvidos no projeto

Resolução de Conflito: Capacidade de identificar e resolver os conflitos no âmbito do projeto

Competência Técnica: Capacidade de coordenar as ações técnicas do projeto

Planejamento: Capacidade de elaborar planos e executá-los.

Organização: Capacidade de estabelecer os critérios de trabalho no âmbito do projeto

Empreendedor: Capacidade de gerar e gerenciar negócios para o projeto.

Administração: Capacidade de desenvolver técnicas de controle, orçamento, etc.

Suporte Gerencial: Capacidade de gerenciar as interfaces com todos os envolvidos no Projeto, principalmente com a alta administração.

Alocar Recursos: Capacidade de estabelecer os recursos necessários às várias fases do projeto.

Conclui-se que o gerente de projetos deve estar envolvido em todos os processos de um projeto e deve ser habilidoso o suficiente para que possa controlar cada processo a fim de manter todos sempre dentro do escopo e no prazo para que o objetivo possa ser alcançado com êxito.

Abraco! A todos! E até a proxima! Have a nice day! and Merry Christmas for everybody!!

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Comments (3)

Camilo, existem alguns mitos, acho um bem interessante, as pessoas formadas em administração costumam dizer que alguém formado em administração consegue administrar qualquer coisa – de um pequeno mercadinho até uma plataforma de petróleo -, ainda bem que a Petrobrás não pensa assim. Acreditar que o PMBOK é a solução para todos os problemas para a gerência de projetos é um desses mitos.
O PMBOK não é a solução para todos os problemas, afinal seus conceitos estão baseados em um mundo perfeito e inexistente. Vale lembrar também, que o PMBOK deve ter uma nova versão em março.

opa! evandro,
realmente esse é um grande mito na area de administração. Mas em relação ao PMBOK, claro nao dar para acreditar que ele é a solução, existem N variaveis em um projeto que nao bate com a técnica de solução sugerida pelo PMBOK, porém este é um otimo material que serve de base para um gerente de projetos, pq há gerentes que nao sabem nem documentar seus custos, nem como controlar. Agora o que realmente tem peso a experiencia do gerente de projetos, isso isso é a expertise do profissional. Mais uma vez, o PMBOK seria um guia, e para quem esta começando um prato cheio 😀

abraco! e feliz ano novo!

É Evandro, tenho que concardar com o Camilo. E digo mais:

Acredito que quem se forma em administração, possa sim administrar qualquer coisa – não é mito coisa nenhuma, lógico que na vida tudo tem que ser avaliado para saber que solução tomar e a forma de administrar.

Abraço!

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