Guia de Bolso para SCJP – Lançamento

scjpguia

http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00852

olá Pessoal, eu nem sei por onde começar com este post. rs. Primeiro post que não sei o que escrever devido a emoção e a felicidade ao mesmo tempo.  Mas, está ai  mais um trabalho, a publicação do meu livro “Guia de bolso SCJP” assim foi que eu batizei hehe.

Sobre o Guia

Esse “filho” nasceu a partir  de ter feito uma pequena analise e vi que alguns “candidatos SCJP” sentiam falta em saber o que de fato vai cair no exame, como  se parece as perguntas? Muitos acreditam que veremos  apenas : o código compila ou não?!. Porém, o exame ele vai muito além, vc deve saber  porque não compila,  porque lança à exceção Y e não X, qual o resultado correto (parece obvio ne? mas, o exame é expert em enganar o candidato ).

O outro motivo é que ele veio a partir da sala de aula dos cursos preparatório para SCJP que tenho ministrados, os alunos sempre perguntaram por que eu não lançava um livro da mesma forma que conduzia as aulas. Daí, acordei para vida e resolvi fazer essa “criança”. rs

Reunir minhas experiência de preparação para o exame de 10 meses( em 2007) + experiência com Java +  o que conseguir aprender com a preparação + exame SCJP. Fora que “colei” tudo que ia identificando no meu exame e resolvi compartilhar no “guia”.

Outra razão foi que  na época  que estava estudando sentir falta de um livro que eu pudesse ler no ônibus, metrô, sala de espera, intervalo da faculdade etc. O livro da Kathy Sierra é um excelente livro, porem nao dar para ler ele em um metrô, pois quando estamos empolgados, temos que fechar o livro por alguma força maior e daí ficamos com uma leitura incompleta. Busquei no guia melhorar isso, não explicar a tecnologia Java em si, mas focar no exame, com pegadinhas, o que você deve ter no “sangue”  para o exame  e o que precisa ir para “decoreba”. Nisso criei capitulos  curtos, porem ricos em conteúdo e que dar para ler em até 20 minutos e ainda manter-se atualizado e dando um refresh no cérebro sobre os assuntos que estão tendo mais dificuldades.

E antes que perguntem. O livro não substitui o livro da Kathy Sierra, pelo contrario ele vem como um material auxiliar. Ah outro detalhe, eu busquei usar uma linguagem não muito formal nas explanações para que o leitor acredite está conversando comigo. 🙂

Quem adquirir o livro, terá  6 mini-simulados (portugues e ingles) para poder brincar antes do exame real.  Para adquirir o simulado, basta seguir os passos que estão nas primeiras páginas do Guia de Bolso

Para detalhes, descontos : http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00852

Se vc tem pressa e deseja adquirir o livro o mais rápido possivel e pode esperar a entrega por uma transpordora, pode ir até uma livraria Saraiva mais perto e adquirir um exemplar, veja onde fica a loja mais proxima: http://www.livrariasaraiva.com.br/inst/lojas_fisicas/

Agradecimentos

Quero agradecer a uma pessoa  que ajudou bastante  desde o contato com a editora até as revisões  e dicas. O nosso famoso autor brasileiro Edson Gonçalves .    O qual tenho uma grande admiração profissional e alem de ser  um dos meus melhores amigos. Abraco e sucessso para você. Nem preciso dizer nada né?

E outro amigo o qual considero como irmao: Mario (Razec).

E uma pessoa que é outro  amigo o Juliano Martins (meu ex-Arquiteto  no projeto aqui na IBM). Tem uma colega de trabalho a Daniela Reis que deu uma força quando pensei em abandonar o barco. E ela acompanhou todo o processo bem do inicio mesmo, quase que seria a “mãe”.

Peço desculpas, por não colocar outros amigos, colegas, é que nesse momento não consigo pensar muito devido a sensação, emoçãovou esperar esse efeito passar e editar o post. Mas, agora está dificil.


Follow me: http://twitter.com/camilolope

abracos, guys.

28 comentários em “Guia de Bolso para SCJP – Lançamento”

  1. Puxa, que felicidade!! Acompanhei todo o trajeto do teu filho e hoje vi ele nascendo!!
    Parabens pela obra, espero ler em breve e dizer o que achei.

    Sucesso pra voce!!

    beijos

  2. Camilo que showwwww, estou sem palavras e você sabe que também te considero como IRMÂO, fico muito orgulhoso de ver sua evolução, PARABÉNS que excelente trabalho.

    Estou muito feliz, realmente tem alcançado as metas que conversavamos. Muito sucesso.

    Aproveitei e mostrei para todos amigos do trabalho. =)

    *Precisamos marcar um meeting…

    Abração

    P.S: Falta pouco para chegar a ser um Arquiteto.

    1. opa! Pessoal,

      obrigado! eu nem sei o que dizer pelo feedback de vcs. Grande mario, vamos marcar sim hehe. Valeu Alberto precisamos marcar para comer queijo rpz. ehhe Dani minha querida vc foi quase a mae dessa criança hehe. Obrigado Rubens 😀
      abracos a todos. precisar saber como encontrar 🙂

    1. opa! Fernando,
      obrigado :). E valeu lá pelo post em seu blog que es grande referencia na comunidade.

      abracos meu caro 😀

  3. Meus sinceros parabéns meu caro… como eu já disse a você em outras conversas.. Você e alguns outros, são os poucos que focam na didática e se preocupam em passar o aprendizado de forma clara e objetiva!

    Mais uma vez, tiro o chapéu para você!

    Sucesso e com certeza será mais um material para meus estudos!

    Grande Abraço

    1. olá Helder,

      O livro é focado na SCJP 5, mas abordar mais que 70% do conteudo da SCJP 6 ja que este é até mais facil que a SCJP 5, primeiro que a Sun diminui o %. E o que foi adicionado na SCJP 6 não algo tão gritante assim. Independente da qual for fazer, vc deve dominar tudo que o java sofreu na versao 5, e fora que o exame ele é forte em fundamentos java e O.O, os demais assuntos vem com seu peso, mas nao o suficiente para passar. Eu lembro que na minha preparacao ficava tanto preocupado com threads, generics, e os assuntos novos que veio na SCJP 5, quando chego no exame, vejo ele pegando pesado com O.O, O.O dentro de threads, parecia uma questao de threads mas nao era. Depois, veja aqui no blog, meu post sobre o exame scjp. Postei toda experiencia na epoca.

      abracos,

  4. Camilo parabens, sempre passo no blog para ver as novidades e hoje fiquei muito feliz com a noticia, logo logo vou adquirir a criança rsrsr.
    Camilo só mais uma pergunta: Ainda vale a pena tirar a certificação scjp 5 pois ainda meu ingles é fraco ou estudar mais para a 6?
    Mais uma vez, parabens pelo trabalho.
    Vai ajudar todos aqueles que gostam de java!!!!!!!

    1. opa! Alboreto,
      obrigado ! é a cara do pai esse meu filho hehe.
      Olha para ser sincero o mercado pouco olha a versao da certificacao, desde que seja acima de 1.5 ja que muitas empresas ja usam 1.5, ainda quem tem 1.4 é valorizada, mas no geral ser certificado em Java ja tem suas vantagens. Bem, eu quando fiz a minha scjp 5 eu escolhi portugues pq nao confiava no meu ingles para o exame ja que ia somar ingles + o nervoso + anciedade etc. era capaz de eu nem saber o que era “What” . Dai dei preferencia ao portugues mesmo sabendo que algumas questoes tem pequenos erros na traducao, como as de drop, porem nada que venha fazer o candidato a perder, eh so parar e pensar e ir pela logica. Eu sempre busquei tirar obstaculos do caminho e o ingles era um obstaculo na epoca, entao removi indo para o portugues, até pq nao dar para aprender um idioma da noite para o dia, dei preferencia em fazer em portugues e assumir o compromisso comigo de depois da certificacao aprender o ingles e deu certo :D.
      abracos,

  5. Camilo é por isso que gosto de passar por aqui, pois vc é aquele tipo de pessoa que se importa em ouvir as pessoas e passar seu conhecimento!!Vou fazer a versão 5.
    Muito obrigado.
    Boa sorte nessa nova carreira de autor, e que vejamos ainda muitos livros seus por ai.

    Alboreto.

  6. Livro ótimo para estudos da certificação! Objetivo e muito didático! Excelente quem tiver oportunidade e esta se preparando para o exame da SCJP leiam este livro 1,2 ou quantas vezes for necessário é muito bom e com poucas páginas.

    1. opa! Tio Juliano,
      hehe obrigado 😀 divulga mesmo que levo farinha para vc quando for a sp.

      Loiane,
      obrigado querida. :D.

  7. Juliano, vc é meu ídolo, vc sabe disso.
    Foi um privilégio ter trabalhado com um profissional tao competente, confiável, criativo e ousado.
    Parabéns pelo filho! Que seja o primogênito de muitos outros.

    abraços,
    Katia

    1. opa! confudiu Camilo x juliano huauahua . Normal, as pessoas que mais ti pertubaram por aqui heim?
      Mas, obrigado pelo carinho, e eu que tive sorte, por ter trabalhado com você aqui no AI IBM. Altas dicas, motivação, aquele help na hora X. Enfim, obrigado por tudo katia. E como vc sabe sentimos muita falta de você no Team do AI.
      abracos,

  8. Camilo,adquiri o livro a pouco tempo e estou achando muito bom mesmo! Focado no exame e de boa compreensão,excelente! Para quem está começando também! Ainda tenho muito que estudar mais tenho certeza que o livro vai me ajudar bastante!!! Obrigado!

    1. ola alessandro,

      pow muito obrigado pelo feedback, referente ao livro. fico feliz que vc esteja satisfeito com a obra!
      abracos.

  9. Parabéns pelo livro!

    Comecei a ler essa semana e as explicações estão bem claras, e o melhor é a exemplicação nos códigos.

    Abraços!

    1. olá Anderson,

      obrigado pelo feedback 🙂 fico feliz em saber que está satisfeito.

      abracos,

  10. Boa Camilo, comprei sua obra, muito boa mesmo, fiz o seu simulado do seu blog e na questão 23 tem um problema acredito que a resposta correta seja A mas o resultado diz que é D

    public class Stuff implements Comparable {
    int x;
    public Stuff(int x){
    this.x =x;
    }

    public int compareTo(Object o) {
    return 1;
    }

    }

    public class AddStuff {
    public static void main(String[] args) {
    TreeSet ts = new TreeSet();
    ts.add(new Stuff(1));
    ts.add(new Stuff(2));
    System.out.println(ts.size());
    }

    }
    Obrigado.

  11. Olá Camilo,

    Parabéns pelo livro! Efetuei a compra há um tempo atrás e estou gostando bastante da forma resumida em que foi escrito. A minha única crítica é em relação a escrita.

    Faltou uma revisão geral no português e pontuação. Existem erros grosseiros. Mas no que o livro se propõe, o conteúdo está excelente!

    Parabéns novamente!

    1. Danilo,
      Obrigado pelo feedback. Concordo com você. Foi meu primeiro livro e não fiz revisão do português, acabei deixando para editora e vi que não ficou tão bom como esperava.

      abracos,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.