Top Posts

A hora é agora – Congresso de TI 3ª Edição – Vide

Continue lendo

Série Dropbox Lançamento easyJavaDropboxAPI for Java Developer

Posted by camilolopes | Posted in Java, Series | Posted on 24-01-2014

2

Olá Pessoal,

É com muito prazer que venho apresentar pra vocês mais um trabalho da minha start-up: a ITS. Estamos trabalhando bastante com o dropbox aqui para soluções corporativas, e até final do ano devemos lançar uma plataforma para comunidade que vai estar usando a tecnologia. Nesse trabalho percebemos que era necessário criar uma API Java para o dropboxAPI. O motivo? Tínhamos muito trabalho sempre que um projeto ia precisar o dropbox API, ai decidi criar uma API  que chamei de easyJavaDropboxAPI. Como sabemos, qualidade de software, produtividade e manutenção é um desafio sempre e aqui acreditamos bastante no aprendizado contínuo para melhorar o que fizemos ontem, hoje e amanhã.  A seguir explico mais sobre a API e mostro um exemplo simples de uma aplicação Java  + easyJavaDropboxAPI.

lets go…

easyJavaDropboxAPI

Tudo começou de uma simples ideia, e enquanto fui dormir com um problema achei a solução durante os sonhos. Pode acreditar, foi verdade isso. Dei inicio aos estudos e achei a solução na api do dropbox. Infelizmente não posso entrar em detalhes do negócio, pois foi para um projeto corporativo que usamos. Outros projetos chegaram e precisamos da API, então certa hora eu disse “pessoal, precisamos criar uma API Java para o dropbox API. Já temos vários projetos usando e vai ser complicado dar manutenção”. Antes de tornar a easyJavaDropboxAPI pública, ela tinha outro nome, easyDropboxAPI. E por que eu deveria usar a easyJavaDropboxAPI e não diretamente API dropbox API?

É dificil responder a pergunta acima, mas vou mostrar os motivos que nos levou aqui na ITS a termos uma API .

 

Problemas

Produtividade

Estamos crescendo com soluções enterprise usando dropbox API e já estávamos entrando no terceiro projeto quando vimos que o custo de manutenção estava começando a aparecer. No inicio não tínhamos noção do quanto a API poderia ajudar em outros projetos e foi preciso usar em um projeto interno, testar por um período não só a funcionalidade, mas outros fatores de negócio. Por isso que não começamos criando uma API, mas a coisa “virou” e agora queremos ganhar tempo, e com a API é muito simples sair usando em meia dúzia de linhas e em poucos minutos você já está conectado ao dropbox.

Manutenção

Agora não é preciso ficar preocupado com a manutenção do código que conecta com a API do dropbox. Como o dropbox team está sempre atualizando e lançando novas features, temos apenas um único local que vai ter essa feature atualizada e os projetos que precisarem faz o update do .jar para a versão mais recente.

Desenvolvimento Ágil

Na interface temos os métodos mais comuns e objetos do dropbox API que é a base do serviço, então um desenvolvedor novo precisa inicialmente entender pontualmente e à medida que ele for evoluindo vai entrando nos detalhes. Por exemplo, se você pretende listar os arquivos que está no diretório /home do seu dropbox o que precisa ser feito?

1. Saber o que é um token e gerar um;

2. Chamar o método listFiles que retorna todos os arquivos do diretório informado

Cada elemento no list é um arquivo do diretório.

Esses três pontos foram o suficiente para termos API e impactou bastante no dia a dia desenvolvimento.

Vamos ver na prática?

Praticando

1. Crie um simple maven project

2. Adicione a dependência no pom.xml

dropboxeasyjavaapipom

 

 

3. Adicione o nosso repositório no pom.xml

 

4. Crie uma classe Java com o método main

 

 

5. Gere o token seguindo as instruções:

http://apps.camilolopes.com.br/dpboxapiweb

 

6. Rode aplicação e verá:

dropboxconsoleasyapi

 

Pronto, os arquivos que tenho na pasta são listados.

Simples, não?

O projeto de exemplo está disponível no repositório da ITS.

E caso queriam saber mais sobre API, visite o repositório:

https://github.com/ITSStartup/easyJavaDropboxAPI

Abracos. See ya!!!

Related Posts with Thumbnails

Comments (2)

Muito bom!!

obrigado Gabriel.

Write a comment