Top Posts

OneToMany com Hibernate JPA

Continue lendo

Como anda seus estudos?

Posted by Camilo Lopes | Posted in Carreira TI | Posted on 30-04-2008

8

Salve! Salve! Hoje vou falar sobre metodologia de estudo. Espero que ajudar aqueles que nao sabe como estudar de forma eficiente ou que está perdido em como iniciar um estudo, mais vale lembrar que nao sou especialista na área, o exposto aqui é com base na minha experiencia.

Bom a respeito dos emails que recebo, e uma das criticas que me enviaram nessa semana, onde se tratava, que o blog nao tem nada ver com java, que era para mudar o tema.

Bom agradeço pela critica, mas a questão é que o blog acabou de fazer um mes, entao estou procurando a cada semana atender e compartilhar as informações para diversos visitantes(hoje sao mais de 6 mil acessos, a media é 200/dia), seja ele iniciante, intermediario, avançado ou aquele querendo partir para o mundo java etc. O intuito do blog nao é apenas abordar algo tecnico demais, ou assuntos apenas que os “experts” conhecem.

Enfim quando criei a conta no wordpress. Pensei: “o blog vai ter o intuito de ajudar qualquer profissional de T.I” agora em especifico java, claro que vc nao vai encontrar aqui parte tecnica relacionada a .net, PHP etc. Quando tiver um post bem tecnico, explicando a criar uma aplicação X, ou entender o recurso Y, vai ser em Java sem sombra de dúvidas.

Bom ainda estamos no primeiro mes do blog e mais chuvas/sol estao por vim.

let’s go..

Como eu estudo é produtivo? És uma questão….

Será que da forma que você estuda, é possível medir de médio, em longo prazo o quanto evoluiu?

Você pode medir algo como: ano/semestre passado não sabia OO, mais agora eu aprendi.

Porem veja as perguntas abaixo:

-mais isso levou quanto tempo?

– poderia ser feito em um menor tempo?

-será que usei o tempo de forma eficiente?

É uma boa pergunta. No post de hoje vou abordar algumas metodologias e recursos que adoto para estudar no modo geral. Para aqueles que vão fazer certificação há um post a respeito.

*Lembrando o que serve para me não pode servir para você.

Os passos que adotei:

1º passo: foi pesquisar no grande Google, sobre o que especialista na área, comenta, discuti a respeito, li muito material e daí fui filtrando aquilo que se identificava com meu perfil.

Download do material pesquisado

2º passo: após o filtro montei um cronograma para o que desejo aprender no semestre. Defina sempre aquilo que esteja ao seu alcance de acordo com o seu tempo disponível e o quanto pretende se dedicar por semana.

3º passo: fiz um cronograma de minhas atividades da semana e final de semana, coloque tudo aqui, não esqueça de nada, nem do encontro com a namorada, isso é apenas para amanha você saber onde gastou e como gastou o seu tempo

4º passo: fazer até o passo 3, é algo que muitos consegue, porem vem o importante a disciplina, muitos que chegam ao ponto 3, mais não consegue progredir no ponto 4 é por falta de persistência.

“água mole em pedra dura, quanto bate até que fura”

Ter disciplina para executar o cronograma é uma tarefa essencial, mesmo que no dia você não consiga cumprir 100% mais siga o cronograma.

Por exemplo: uma vez definir muitas atividades para um final de semana, mais o aconteceu alguns imprevisto, onde levei mais tempo que esperava, em um estudo e não deu para cumprir as outras.

Devo ficar estressado por isso? Não. O importante é que se demorei é por que houve uma boa causa, então guardo o cronograma (semana/final da semana) e quando for montar o próximo vejo o que ficou pendente e vou estudar.

A idéia do cronograma não é curso intensivo, e sim seguir uma linha de estudo, e saber qual xícara estou tomando a cada semana.

5º passo: controle sua ansiedade, ela atrapalha os estudos e sua vida. Tente está com seu cronograma em mente, ao sair do trabalho saiba qual será o estudo de hoje: Java, Inglês,ler cap 5 do livro X etc.

Outro ponto, não queira aprender tudo ao mesmo tempo de uma única ez, segumente a área. É possível estudar dois ou mais assuntos simultâneos, porem é bom saber como distribuir , senão você não vai evoluir em nenhum deles da forma que espera. É muita informação e seu cérebro pode armazenar de forma temporária, ai no futuro breve terá que ler aquilo novamente e perder mais tempo lendo aquilo que um dia você considerou que se dedicou horas e horas.

Seja organizado nos estudos, separe o material de estudo sempre antes de estudar, deixe livros, apostilas, anotações já em um local de estudo. A bagunça(gambiarra) atrapalha e consome tempo na hora de arrumar.

Monte sempre o cronograma 1 ou 2 dias antes. Por exemplo: eu começo a montar o cronograma do final de semana na quinta, em um rascunho(imprimo o cronograma em branco apenas) e na sexta eu reviso e confirmo se não está faltando alguma coisa, caso não imprimo e no sábado antes do café da manha colo em ele em frente da mesa do PC. O mesmo processo acontece com o cronograma da semana, o desenvolvo no domingo a noite.

6º passo: veja se o material que está usando como referência tem bom conteúdo “continuo” e não apenas uma parte

– Cuidado com muito material na web há coisas boas e péssimas, saiba classificar isso.

-Ter um bom livro em mãos é o suficiente.

– anote as duvidas e tire em fóruns

 

Bom espero, que esse post tenha contribuído para aqueles que ainda não tem uma metodologia como estudar e está procurando. Então reserve uma parte do feriado de amanha (01/04) para se organizar e definir sua metodologia de estudo. Lembre-se você somente vai encontrar a sua forma com muita persistência, isso leva um certo tempo, não espere que após terminar de ler o artigo e ir montar logo de primeira vai ser a forma para o resto da vida, Isso é apenas o caminho e cada dia que mais você se envolve e tenta conhecer como é melhor para seu cérebro armazenar informações de maneira rápida e eficiente você criar melhores metodologias para si.

Eu já perdi as contas o quanto já mudei o meu cronograma e sempre to buscando como melhorar, como otimizar o tempo e obter o melhor desempenho possível

Outro ponto que considero importante é a fadiga, se perceber que está entrando nesse processo, então peça um tempo, e diminua a carga horária nos estudos (porem não pare). Se ficar doente de verdade, é pior e perder mais tempo e o foco vai por água abaixo. Tentar manter a saúde em dias é a melhor forma também, sem ela não somos nada. Se alimente direito e tente fazer refeições saudáveis pelo menos quando tiver em casa. Para ser sincero achava isso um saco, mais pesquisando cheguei a essa conclusão, o nosso cérebro depende desses fatores para trabalhar bem, é como um motor de um carro, use gasolina adulterada e terá os resultados.

cronograma-de-estudo-da-semana-modelo2

obs.: Eu apaguei alguns dados, por ter informações pessoais.

Um abraço a todos e até Sexta-Feira!!!

 

Related Posts with Thumbnails

Comments (8)

não poderia vir em melhor hora, rssss

mais uma vez …valeu pela dica.

grade abraço!

voltei, já ia me esquecendo…existe um material interessante na net falando sobre certificações. Neste link e vai desde como iniciar ate questões para testar seus conhecimentos

http://certification.about.com/od/certifications/All_Certifications.htm

abração.

gostei,
uso muito esses métodos.

falar em conograma irei fazer um programa em java para controlar e imprimir os mesmo!
só pela pratica de programar!

abraço!

Muito legal, inclusive criei uma pasta no HD, com o nome “Dicas Camilolopes”.

sds.

Cara, assino em baixo para esse blog…
=)
Demais!
Suas dicas ajudam e muito!
Vlw!

Camilo, há mto tempo não mexia com Java, mas seu site foi um alento pra minha carreira !

retomei meus estudos, e agora vislumbro um horizonte diferente chamado certificação !!!

mto obrigado !

Realmente muito bom Camilo, a 4 mês atras eu realmente sabia muito pouco de Java, até que pirei e comprei o vaucher estou estudando forte basicamente a 1 mês metendo as caras 8 horas por dia, conheço meus limites.

Basicamente meu cronograma tenho em mente, malhar de manha para manter o corpo bem, e estudar o resto do dia, estou pegando seus resumos (se não se importa) e estou comendo o livro da Sierra, espero ta aptor a fazer a prova no mês que vem, agradeço todos os seus tópicos estou lendo todos e são otimos, como eu falei anterior, quando eu passar na prova meu primeiro salário é seu ^^.

opa! rs! Felipe,
Primeiramente obrigado por acessar o blog! Fico feliz em saber que os resumos estao ajudando, hehe. Apesar dos erros grosseiros de portugues.
É importante cronograma o seu tempo mesmo, isso eh fundamental quando se estudar para um exame desse tipo, saber o que estará fazendo a cada periodo do dia eh uma boa maneira de sabe se está evoluindo ou nao com os estudos.. E manda ver no exame :) qdo passar avisa que a coca-cola é por sua conta.

Write a comment