Top Posts

Série Spring: CRUD Spring 3 + Hibernate + Unit Tests

Continue lendo

Como anda seu curriculo?

Posted by camilolopes | Posted in Carreira TI | Posted on 01-12-2008

3

Olá Pessoal! O post de hoje é sobre carreira profissional, chegando final de ano, época da chegada novos profissionais saindo das universidades, terminando cursos técnicos etc.

Lets go..

curriculo-180208

Mas a pergunta é: Como anda seu currículo?

  • as informações estão atualizadas?

  • Os objetivos estão claros?

  • E a formatação?

  • Qual modelo estou utilizando?

  • Tenho mais de um currículo (port/inglês)?

Você já se fez esse pergunta?

O objetivo aqui, é que vejo muitas pessoas que praticamente não se preocupam com o seu currículo, uns somente atualiza quando quer sair de um emprego e outros quando estão desempregado. A questão é que não sabemos o dia de amanhã. E vamos dizer que por acaso você recebe um telefonema. “olá XXX, meu nome é YYY sou da empresa WWW e um amigo seu chamado QQQ me informou que você trabalha com Java, e nos temos uma vaga aqui na empresa… E gostaríamos de saber se você pode enviar seu currículo. De preferência inglês e português….porém preciso em 30min no máximo…

E agora o que você faz? No minimo sai correndo para fazer o currículo a torto e a direita, analisando apenas os pontos mais importantes e que chame atenção de quem vai ler seu currículo, mas na maioria das vezes esquece:

  • formatação

  • verificar se o currículo está bem objetivo para a vaga

  • correção ortográfica

  • Dados que não precisa constar no currículo como: cor, rg, cpf, estado civil, foto (somente se solicitar, pretensão salarial.

Então a pressa é inimiga da perfeição. E você pode perder uma boa oportunidade apenas porque não separou 1h do seu tempo para atualizar seu currículo.

Agora imagine se você sempre mantém o mesmo atualizado e entra em uma situação descrita acima, as suas chances de ser contratado são maiores. Lembre-se quem ler currículo quer ter o número maior possível de informações do candidato no menor tempo possível, Quem ler currículo quer ir passando os olhos e ir obtendo informações ricas em uma ordem organizada.

Já vi modelos de currículo que para encontrar um informação seria tão difícil quanto encontrar uma agulha no palheiro. Então fique esperto com seu currículo, reserve um hora do seu tempo e sempre busque está atualizando. Um modelo de currículo que gosto e acho bem objetivo e que é possível obter informações no menor tempo possível é o listado abaixo. Este modelo foi publicado no blog do Juliano Martins e resolvi disponibilizar aqui também. É um modelo internacional que considero que são mais objetivos que os modelos nacionais que vejo espalhado por ai. Esse modelo internacional pode se encontrar também nos livros de inglês (OxFord)para bussiness. E uma dica se você vai mandar um currículo para uma multinacional(IBM, Google, Oracle etc), é melhor que já envie no modelo internacional, já causa uma boa aparência sobre você. E ganha-se tempo estando nesse modelo, vá que seu futuro gerente seja um americano, normalmente a empresa já encaminha o currículo.

resume_english

Então fica ai a dica para quem estar a fim de começar 2009, com o pé direito. O currículo é uma ferramenta chave e em algumas situações, a forma que você enviou ajuda na decisão de uma contratação.

abraco! Espero tenham gostado do post. E até a próximo! Have a nice week!

Related Posts with Thumbnails

Comments (3)

ola Camilo
A bastante tempo ando seguindo seu blog e estou achando muito bom.
Os seus post andam me ajudando muito .
Parabéns

Eu uso e recomendo a plataforma Lattes, apesar de estar bem empregado hoje é sempre útil para inscrição em congressos. A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia. Além de voçê ficar com um currículo virtual, ainda a opção de gerar um .doc com as informações que estão no site. Quem tiver interesse, segue abaixo o link pro site:

http://lattes.cnpq.br/

Muito legal o modelo!

Simples e direto

valeu!

Write a comment