Top Posts

Conheça as Novas Certificações Java Oracle

Continue lendo

Cloud Computing: HP CloudSystem Matrix

Posted by camilolopes | Posted in TI/Review Livros | Posted on 25-02-2012

3

olá Pessoal,

O post de hoje vou falar um pouco sobre a solução de Cloud Computing da HP. O motivo por trabalhar no projeto que desenvolve a solução de cloud computing (da HP) e segundo por realmente achar o produto muito fantástico. Claro que sou suspeito a falar. Mas o maior objetivo deste post é para quem acredita que HP é apenas impressoras (antes de entrar aqui confesso que também achava isso). Nesse post veremos que HP vai muito além da digitação e impressão. A seguir vou resumir de maneira bem rápida o que seria o nosso produto.
lets go..

HP CloudSystem Matrix
É uma solução da HP em Cloud Computing suportando IaaS, PaaS etc. Com Matrix você pode:
– provisionar em minutos uma infrastructure
– ter  private cloud
– public cloud
– uma hybrid cloud
etc.

Qual a vantagem de usar o Matrix?
Há diversas, vou apenas citar uma. O Matrix já vem com suporte a plataforma hibrida, ou seja, vc não precisa migrar tudo de vez para cloud e abandonar sua infrastrutura atual. Então o Matrix possibilita as empresas irem migrando aos poucos com base na regra de negócio da organização.Isso ajuda a ter um controle mais efetivo dos investimentos e custo da migração. Talvez no primeiro momento de transição a sua empresa não precisa colocar tudo na nuvem, e o gestor de TI pode definir o que é mais prioritário (exemplo o setor de RH vai para cloud). Sendo assim é possivel fazer pequenos experimentos com um custo menor e analisar o quanto compensa migrar ou não para nova plataforma.

Veja na página do Matrix maiores informações: http://h18004.www1.hp.com/products/blades/components/matrix/main.html

A minha experiência

Nesse 1 ano trabalhando e desenvolvendo para soluções em cloud.Confesso que não foi nada fácil, mas foi muito desafiador.O mundo cloud é literalmente um novo mundo, desenvolver soluções não é tão simples, pois há muitos “e se…”.Porém, foi muito enriquecedor dentro da minha carreira.
Nunca tinha trabalhado/usado com cloud nem como cliente, muito menos nos bastidores (como dev). E tive essa oportunidade aqui no lab da HP.Quando penso que um tempinho atras (não muito) se uma loja precisasse abrir uma filial, o tempo de disponibilizar uma infrastrutura para uso não levaria menos do que 15 dias (sendo bem otimista) e com cloud esse 15 dias é transformado em minutos. confesso novamente, que não acreditei. E tive que fazer vários provisionamentos com simples e complexas infras para poder ver várias vezes com os meus próprios olhos.
Enfim, acredito que cloud computing é uma solução que veio para ficar e como  é algo “novo” na visão dos CEOs (os responsáveis e que definem se algo vai ficar ou não no mercado) vai precisar ainda de mais tempo para se tornar a primeira opção em solução e deixar de ser um experimento.

Como Estudar Cloud?
Bem, eu venho estudando (não “religiosamente”) com alguns materiais privados da HP e outros públicos que temos no mercado. A própria HP tem interesse que mais profissionais de TI se envolva com o assunto. No site do Matrix há um ebook muito bom “Programming HP CloudSystem Matrix For Dummies”. Independente se vc vai desenvolver algo em cima da solução da HP eu recomendo a leitura do livro, pois o conceito de cloud computing não muda e é sempre bom ter uma overview de soluções existente no mercado. O blog do Cezar Taurion (http://computingonclouds.wordpress.com/) é o meu favorito, na verdade foi através dele que começei a ler mais sobre cloud computing.

Video sobre HP CloudSystem Matrix
Há vários videos legais sobre o Matrix na internet(no youtube e na página do Matrix). A seguir selecionei alguns que achei bem cool, pois são curtos e bem objetivos para quem nunca viu algo sobre o assunto. É possível encontrar algus videos em português, onde Arquitetos da HP explicam um pouco mais sobre a solução. Mas, são poucos videos em português.

HP CloudSystem Overview

Cloud Centers of Excellence

Prático: Excelente você ver como é o Matrix.

Espero que tenham gostado do post. Vou ficando por aqui.

abracos, see ya!.

Related Posts with Thumbnails

Comments (3)

Olá Camilo,

Eu também era uma das pessoas que pensava que a HP só trabalhava com impressoras e achei muito interessantes esse seu trabalho na empresa. Deve ser mesmo um grande desafio desenvolver algo assim, pois, um produto inovador em que há muitos “e se…” será visto com um olhar muito descrente pelos mais conservadores.

Eu, particularmente, gostei muito em saber mais sobre esse assunto e espero que você possa compartilhar mais detalhes aqui no blog.

Abraços

Olá Camilo,
você pode publicar como é a implementação do cloudystem da HP? não encontro documentação de como implementar a solução.

abraços,
Herbert

olá Herbert,

A solução é proprietária. é preciso adquirir o produto. A documentação tb é fechada.

flw.

Write a comment