Top Posts

Importância da Certificação

Continue lendo

Usando Agile para controlar suas metas

Posted by camilolopes | Posted in Carreira TI | Posted on 26-03-2011

7

opa! Pessoal,

O post de hoje é bem diferente, nada de códigos ou discutir algo muito técnico. E sim, venho compartilhar com vocês minha experiência com Agile, mas não no desenvolvimento de software e sim no controle de suas metas. Já pensaram nisso? Eu acabei descobrindo isso, nesta ultima semana. Para quem tem acompanhado meus twts tem visto meu envolvimento do tipo “baby-steps” no mundo Agile. Então no post de hoje vejam como você pode usar AGILE para saber o que deve fazer para manter seu foco no que planejou no inicio do ano.

Lets go…

Moral da História

Tudo na vida precisa ter um motivo, uma razão para acontecer. Ultimamente, eu tenho andando muito ocupado e com metas definidas bem agressivas, e sou muito rigido comigo, sobre metas, planos de carreiras etc. E para esse lado levo muito a sério com relação a minha vida pessoal (que é uma tremenda bagunça rs).

Devido aos desafios que meu atual job tem colocando nos ultimos meses dentro da minha carreira (e que estou gostando) isso gerou um impacto grande para manter o foco em paralelo nas metas. E daí eu fiquei pensando: “não estou conseguindo medir o quanto já cumprir, e o quanto estou atrasado, e pior qual meta devo cumprir esse mês?” enfim, eram várias perguntas relacionadas, que estavam tirando meu sonho e sossego. E para melhorar isso pensei: “que tal eu usar o BillBoard Agile, para medir?” Não custa nada tentar né? Daí, comprei um quadro branco tamanho M, e coloquei, conforme a tabela abaixo:

TO-DO IN PROGRESS DONE

BLOCKER

1.JSF 

2. Spring

 

Hibernate Certificação SCJP  

2. comprar livro Spring

 

 

Se você não tem um quadro branco é só fazer uma tabela grande, imprimir e colar na sua mesa de estudo, parede etc. Vou explicar as colunas para aqueles que não conhece:

  • TO-DO: aqui vamos colocar as metas que precisam ser alcançadas para aquele mês. Sempre coloque em ordem de execução. Pode ser para os próximos dois meses. Mas nunca coloque todas as metas do ano, para não poluir. E evitar a poluição é boa prática, e daí conseguir a legibilidade. :)
  • IN PROGRESS: como o próprio nome já diz, está sendo executado, pode haver mais de um aqui, mas não muitos, manter o foco é o mais importante. Sempre em ordem para saber o que executar.
  • DONE: A meta foi concluida com sucesso.
  • BLOCKER: ver se tem alguma coisa bloqueando alguma meta, algo como “comprar livro XXX” ou seja, você só vai alcançar uma determinada meta se comprar o livro, daí se o livro for importado coloque o prazo de entrega.

Vale lembrar que você não deve excluir suas outras anotações onde tem todo seu planejamento para 2011, dessa forma que fiz serve para você medir, períodos curtos, levando em conta o “dividir para conquistar” e você ter foco nos “frames” da suas metas e no final do ano buscar ver os resultados alcançados.

Comigo tem funcionado e estou gostando. E com você? Não deixe de comentar e compartilhar suas ideias.

Abracos, see you next post.

Related Posts with Thumbnails

Comments (7)

Achei legal usar Agile para controlar metas. Mas tenho algumas dúvidas:
Qual é tempo para cada iteração?
Caso suas metas aumentem pretendes usar Kanban para controlar o WIP e gerenciar o fluxo de valor?
Parabéns pelo artigo.

Para controlar e colocar em andamento as minhas metas do ano, escrevo as atividades (duas ou três) na minha agenda na data de domingo e durante a semana me esforço pra cumpri-las até no até o fim da semana. Meu método tem funcionado relativamente bem, mas acho que sua ideia ajuda a relembrar com mais frequência o nosso foco e o que está nos impedindo de completar nossas atividades.

Abraços,

Júnior

Nossa numca pensei em utilizar metodologias de desenvolvimento na vida. Mas foi uma grande sacada começo hoje mesmo a implementar minhas metas principalmente na minha vida financeira que anda uma baguança, comecei a pouco tempo a controlar minha vida financeira como se fosse um empresa e percebo agora que se utilizar o agili para traçar e cumprir minhas metas eu consigo uma melhor visão de como chegar onde quero. Valeu mesmo este post

opa! nina,
o tempo de cada iteracao vai depender dos requisitos que devemos ter naquele doc, que fazemos em todo inicio do ano, de jan-fev tenho que ter concluido X e aprendido a linguagem X com nivel T. O normal é que as metas nao aumetem, elas podem até mudar, mais aumentar é uma decisão díficil devido ao deadline. normalmente com metas elas mudam, mais ter mais uma ou duas, significa que o planejamento de suas metas nao foi bem feito. O objetivo por agora, que fiz isso é saber em que meta estou e quais estao por vim, e que depende da atual. E para nao perder foco nada melhor q levantar de manha olhar para o quadro e saber onde devo estar concentrado e gastando energias e bem envolvido. A medida que for utilizando acho que vou aprimorando isso e descobrindo a necessidade. Ainda em fase Beta 😀
abracos,

opa! lucas, nem eu. A necessidade que faz o ladrão. nao tem uma frase assim? pois é, meu time começou a diminuir de uma forma muita rapida e minhas metas sempre estourando os deadlines, e as vezes perdendo o que deveria ser feito para aquele mes, pois há metas que levam 2-3 meses para serem concluidas (talvez). então resolvi fragmentar isso e só olhar para o algo agora e esquecer as demais, pois sei que as outras dependem as que estao no quadro branco, entao matando as do quadro branco sei que estou indo bem.
abracos. 😀

opa! junior,

sim tenho elas na minha agenda, e em um doc que fiz com todo planejamento do ano. mas, precisava ter algo como alarm, no local que eu estudo, para olhar sempre e manter a mente naquilo. A agenda eu uso para atividades que farão eu alcançar as metas, onde na agenda tem o que devo estudar na segunda/terça etc. à noite por exemplo. Ou seja, na agenda tenho as tasks e no final da semana que é na sexta-feira eu faço um review do que foi e o que ficou missing.
Bem, tenho tido que mudar as minhas formas de alçancar os novos objetivos, pois o que eu utilizava até ano passado, nao server mais, para o momento que vivo hoje, e eu já esperava isso.

abracos 😀

Olá Camilo,
O controle de metas pelo agile pode ajudar em tudo. Um bom exemplo de aplicação seria nos estudos (vestibular, certificações, nível de conhecimento profissional e concursos em empresas públicas).
Outros controles de metas seriam nas seguintes áreas: financeira, doméstica e profissional.
abraços,

Write a comment