Mais um post da série “Ambiente de desenvolvimento Java em Linux”. Hoje irei apresentar como é simples instalar o NetBeans 6/Superior em ambiente Ubuntu Linux. Como alguns leitores enviaram e-mails, questionando por que apenas abordei o eclipse. Como pedido está aqui o post, em menos de 10 minutos NB está pronto para trabalho.
Lets go…
post relacionado
Primeiramente deve ser feito o download do NB de preferência no próprio site do fabricante a versão para Linux.
O arquivo será algo parecido com: netbeans-6.0-linux.sh
note: o nome do arquivo, pode mudar dependendo da versão que você for fazer o download vindo do site NetBeans.
-
uma vez com o arquivo para Linux, acesse o terminal (Application =>
Acessories) -
precisamos dar permissão de execução a esse arquivo para seu usuario. Entao digite: sudo chmod a+x <aquivo netbeans aqui> chmod a+x netbeans-6.0-linux.sh
-
Se pedir a senha digite.
-
acesse o diretório onde colocou o arquivo NB. E digite ./<nomedoarquivo nb>
exemplo ./netbeans-6.0-linux.sh
-
A tela inicial do NB será carregada daí fica a criterio do desenvolvedor em customizar a instalação ou deixa no modo padrão (eu customizei, tirei i JME, SOA etc. E escolhi como servidor de aplicação o GlassFish o restante deixei do padrão).
-
Após instalação acesse a IDE, e faca um simples arquivo em .Java e JSP .
Exemplo: .java
class Test{
public static void main(String args[]){
System.out.println(“hello ubuntu”);
}}
-
execute e teste
Exemplo JSP
…
<%
out.println(“Hello JSP ubuntu”);
%>
-
Salve e execute via NetBeans
Se as mensagem de cada println for exibida, entao está tudo ok. E outra boa noticia que você tem tanto um ambiente JSE quanto JEE instalado caso tenha optado na instalação no modo padrão.
Espero que tenham gostado do post. E no próximo vamos ver como montar um ambiente JEE em Linux com Eclipse IDE. Aproveitando o momento, veja na imagem a seguir o número de empregados que as maiores empresa de TI do mundo possui. Eu sempre tive essa curiosidade.
Bom post!
A Imagem é muito interessante! Também tinha a curiosidade de saber o tamanho dessas empresas em relação aos funcionários. Não imaginava que a google estaria nesta posição do rank!
Att, Rodolfo