Olá pessoal!
Mais um post de throubleshootting, e esse aqui é de matar. Talvez você passe por isso. Olha a situação.
Contexto
Você migrou de versão do Primefaces 2.x para 3.x, mas vê que os componentes não estão sendo carregados após fazer o deploy da aplicação. O que fazer? Bem, para começar vc vai tentar de tudo:
– Verificar o web.xml (não é necessário na 3.0, mas você já está desesperado e vai olhar)
– Ver se os .jars estão na pasta lib
– etc.
Mas, dai vem a solução.
Solução
N versão 3.x do PrimeFaces o xmlns mudou, ele agora é assim: xmlns:p=”http://primefaces.org/ui”> e se tiver apontando para versão da 2.x xmlns:p=”http://primefaces.prime.com.tr/ui”> não vai funcionar, ou seja, os componentes primefaces não serão carregados.
Ufa!! Sofri com isso aí por umas horas, porque não tinha visto em nenhum lugar no site do primefaces essa informação destacada, mas olhando direito nos exemplos dele do guide, está atualizado.
Enfim, tá ai mais um probleminha chato do dia a dia que podemos passar.
Abracos, see ya!!
E ai Camilo Lopes, tudo certo?
Primeiramente, parabéns pelo seu post e por seu blog, que contém material rico em informações.
Gostaria de saber uma opinião sua sobre que frameworks/tecnologia eu devo usar para fazer uma aplicação qualquer, só para eu brincar com as tecnologias novas.
Atualmente estou trabalhando diariamente com Richfaces, JSF, Seam 2.0, hibernate.. porém, são todas libs de 2009 +/-…
E, por isso, gostaria de saber quais as tecnologias hojes que são promissoras para desenvolvimento de aplicações web…
Desde já, muito obrigado e fica com Deus.
Abraço.
olá Gustavo,
obrigado pelas palavras e acessar o blog. Sobre a sua pergunta, não muito muita coisa de 2009 até hoje não. Houve mudanças, mas bem pontuais, o RichFaces se tornou um complicador para o JSF 2.0, no projeto que estou trabalhando agora que estamos construindo do zero, nem pensamos em adotar o RF,devido a quantidade de bugs existente, o PrimeFaces realmente tem atendido de uma forma muito confortável e produtiva para o JSF 2.0.
Além, disso temos o Jquery e o HTML 5 também que dar para fazer coisas legais. Até hoje não achei nenhum outro framework melhor que o Hibernate para persistência de dados, realmente o cara é bom.Mas, tudo depende do que você vai desenvolver, o vraptor tem crescido bastante se você não está desenvolvendo uma aplicação web.
abracos,
@camilolopes
Obrigado pela resposta Camilo..
Vou focar na implementação com esses frameworks para ver quais resultados que vão me
proporcionar…
Abraço.