ae! Pessoal,
Realmente temos que tira o chápeu para a Sun com a plataforma JEE 6. Pois as atualizações vão fazer a maior diferença no ambiente de produção. Neste pequeno post, vou apresentar as mudanças que os Servlet sofreram.
lets go…
Na versão 2.0 o uso de .xml para fazer um mapeamento com servlet, listener, filters realmente se torna um hard-work. Como podemos ver um exemplo simples do uso de Servlet neste post: “Entendendo Servlet” que publiquei aqui no blog.
Na versão 3.0 os Servlets estão mais próximos do Annotations e diminuir aqueles mapeamentos chatos no web.xml. Então poderemos contar com alguns annotations tais como: @WebServlet, @ServletFilter and @WebServletContextListener e esquecer o arquivo web.xml para esse fim. Neste link temos a materia completa sobre o que há de novo na versão 3.0. Agora um detalhe importante é que o TomCat 5, 6 eles nao implementam JEE 6, até este momento que escrevo o post temos o a ultima versao do glassfish e o jetty. Ainda nao pude testar os novos recursos pois quero esperar o TomCat 7, que promete cobrir JEE 6. O motivo é que o glassfish é muito “fominha” por memória. E o Jetty é por questao de tempo livre para poder brincar com a tecnologia, mas já está na agenda.
No blog da Caelum tem um post sobre o assunto de forma bem prática. Confiram: Java EE6: Começando com as Servlets 3.0
Vejam esse post do Fernando: Mão na massa com JEE 6
abracos a todos . See you next post. 😉