olá Pessoal,
Hoje vou mostrar como instalar o Jboss Tools para quem desejar usar o framework JavaServerFaces (JSF) no Eclipse por exemplo. Jboss tools não contempla apenas JSF, vc pode desenvolver aplicações usando o framework Struts também. Observe como é bem simples configurar JSF, Struts no Eclipse.
*Nas versões mais recentes do Netbeans(acredito que desde da versão 6.x.x) o JSF já vem configurado na IDE, então o desenvolvedor não precisa se preocupar em montar um ambiente. No Eclipse sabemos que isso não acontece, você desenvolvedor que deve montar no seu Eclipse o ambiente de acordo com as tecnologias que realmente precisa, isso é uma vantagem enorme no ambiente de desenvolvimento.Claro que é possível fazer isso no NetBeans, mas teremos um pouco mais de trabalho.
Lets go…
Antes de entrar no post queria chamar atenção dos alunos que estão na fase do TCC ou que vão entrar nessa fase. Abaixo tem um post bem legal, de um aluno o qual ele relata sobre o projeto de TCC dele, vejam como o TCC influenciou na carreira acadêmica e consequentemente profissional do Junior(até famoso ele ficou, dando palestra e saindo em jornal). Realmente o Junior desenvolveu um excelente trabalho, a seguir o link para o relato e com autorização do autor coloquei na seção de Download do blog a monografia dele para download.
Parabéns!! E realmente é gratificante ver alunos como você, com o objetivo de fazer algo legal assim. Você não fez qualquer TCC para pegar somente o famoso canudo :D. Fica ai mais um exemplo para os alunos que vão entrar ou já estão nessa fase de TCC.
Post Legal:
Como ser contratado pela IBM: veja um post legal da IBM sobre como fazer parte do Team deles.
Sobre Jboss tools
JBoss Tools é um conjunto de plugins para o Eclipse onde pode trabalhar com o servidor de aplicação e frameworks da JBoss, como Hibernate, Seam, jBPM, Drools, Richfaces, dentre outros(JSF,Struts etc).
Para este post: estamos usando o Eclipse Galileo
-
Faça o download do Eclipse: http://www.eclipse.org/
-
Faça o download do Jboss Tools de acordo com a versão do Eclipse que está usando: http://www.jboss.org/tools/download
-
Vídeo de Instalação da ferramenta no Eclipse, veja:
*Se não conseguir visualizar o video acesse este link.
-
este vídeo foi desenvolvido pelo meu amigo e autor Edson Gonçalves e claro, com autorização do mesmo, resolvi publicar aqui no blog, ao invés de ter vários printscreen. Vejam que em questão de minutos você tem o ambiente pronto para desenvolvimento. Jboss tools considero uma excelente ferramenta para desenvolvimento JEE com os frameworks já citados. Enjoy!!
Criando um Projeto JSF no Eclipse com Jboss Tools
-
Clique File ==> New ==> Project
-
Vá até o caminho abaixo e escolha JSF Project
-
Na próxima tela você deve definir o nome do projeto e versão JSF utilizar. Se quiser deixe conforme a imagem a seguir:
-
Na tela seguinte definimos o servidor de aplicação nesse caso, vou usar o TomCat. Certifique-se de te-lo instalado no seu computador
-
clique em finish e teremos a imagem a seguir:
-
Observe que temos toda a estrutura JSF pronta para uso. Observe o famoso arquivo faces-config.xml
Como o objetivo deste post não é mostrar o uso de JSF, e sim apenas sua configuração no Eclipse, não vamos avançar com essa parte aqui, quem sabe no próximo post…
Espero que tenham gostado deste post, agradeço ao amigo Edson, por ter cedido o vídeo. Ah não esquece de voltar em nosso blog.
Ajude nosso blog crescer e vote :
Parabéns pelo post amigo
me ajudou bastante
esta muito bom
opa! Joao! Obrigado pelo feedback. Fico feliz em o post ter ajudado :D.
abracos,
Muito bom o post, obrigado.
olá Lucas,
Se prepare para o próximo heeh validação de campos com JSF.
obrigado pelo feedback. 🙂
Olá, segui seu tutorial, funcionou tudo perfeitamente. Gostaria de tirar uma duvida paralela…
Fiz a instalação do JBoss Tools como no topico acima, mas ele apenas me permite a criação de projetos struts 1.1 e 1.2… Sabe o que eu preciso fazer para poder usar 2.x ?
Obrigado!
dar uma olhada no site do http://www.jboss.org/tools lá deve ter o link para a nova versao.
abracos,
Parabéns.
Show de bola o seu tutorial.
Não tem como errar.
Obrigado