Top Posts

Série NZ: Minha Experiência Intercâmbio – Auckland

Continue lendo

Estudando p/ certificação SCJP

Posted by Camilo Lopes | Posted in Certificacao | Posted on 03-04-2008

37

Salve! Pessoal, primeiramente venho agradecer os elogios, criticas dos últimos posts, fico bastante grato…

Como essa semana o assunto do blog é Certificação, hoje vou falar em tácticas de estudos para a SCJP. No final do post vou anexar alguns materiais que usei para SCJP para aqueles que desejar distribuir para colegas, amigos, namorada(s), professores etc.

Quem aqui nunca ficou perdido em como estudar para essa “maldita certificação?” rsrs usava sempre esse termo quando ficava nervoso e sentia que não conseguia evoluir nos estudos. Tem até uma pergunta feita pelo Samer, Bem semelhante o que vamos discutir aqui hoje.

Let’s GO…

Às vezes ter todo o material (livros, simulados e sites) e não souber usar, não adianta muita coisa.

As informações neste post não têm comprovação cientifica apenas baseado em experiência do autor durante o processo de estudo para SCJP.

1º Passo: Organização

– Se organize para a SCJP, trace uma meta de quando pretende pelo menos marcar o exame.

– Segundo: olhe todos os seus compromissos, não deixe escapar nenhum deles faculdade, trabalho, namorada e veja quanto tempo eles ti consomem.

– Faça um relatório de tudo que foi abordado acima, e acrescente a SCJP.

-Tente controlar sua ansiedade de iniciar os estudos e querer logo fazer a certificação. Ansiedade contribui muito para atrapalhar os estudos (não somente para SCJP).

2º passo: Cronograma

– Faça um cronograma das atividades da semana e siga cada uma delas, enfim seja disciplinado.

– Destaque qual o objetivo de estudo da semana no seu cronograma de atividades.
ex.: Semana dos Simulados, Semana de Revisão cap.: 1,2, Semana de praticar os capítulos já lidos, Semana de ler resumos e fazer resumos etc.

SEG

TER

QUA

QUI

SEXTA

Cap 1

Cap2

Cap 3 – Wrapper
K&B

API – k&b CAPITULO 6

Thread K&B

Ler resumo

Ler resumo

Resumo : Cap 3 Simulado especifico:- fundamentos
– fluxo

RESUMO 2: CAP 6

RESUMO CAP 9

3º Passo: Iniciando Estudo

– Inicie os estudos, porém sem pressa para terminar o capitulo, é importante ler e entender. Claro que você não vai ficar 8 dias no mesmo capitulo certo?

– Defina quanto tempo deve levar em cada capitulo, ultrapassar 3 dias não é uma boa idéia.
Ex.: 2 dias para ler o capitulo todo e o terceiro para revisão e tirar duvidas teóricas/ práticas é uma boa recomendação (anotar as duvidas e acessar o guj é fundamental, o seu nível entendimento++).

– Não vire a noite estudando, veja o máximo que você suporta estudar a noite(madrugada) seu corpo está cansando e precisa de repouso então não estude mais de 3h durante a noite. Dormir bem é essencial para que o cérebro possa processar mais informações no menor tempo possível(Trabalhar em um projeto durante a madrugada é diferente de Estudar para um exame).

– Na primeira leitura estude para entender, e acostumar com toda teoria, o que você não entender não fique muito tempo “martelando” prossiga a leitura e com mais tempo, contato você aprende.
Ex.: Alguns assuntos somente conseguir entender a essência dois ou três capítulos posteriores (usei o livro Kathy Sierra)

– Pratique o quanto puder se conseguir implementar pelo menos 5 classes com cada assunto de cada capitulo, está bom nessa primeira etapa o importante é entender. Como a Kathy diz: “Não importa o que você sabe, mais o quanto vc sabe!”. Eu implementei uma media de 700 classes.

– Não faça simulados nessa etapa eles podem atrapalhar diretamente,então fuja deles. Tudo tem seu tempo certo.

4º Passo:

Volte lendo apenas os resumos do capitulo e implementando + classes de acordo com o resumo, sem ir ao conteúdo original e veja se consegue entender com eficiência através do resumo.

Faça os simulados novamente do livro da Kathy (não é o MasterExame e sim o que está no final de cada capitulo no livro)

Após isso comece a fazer o simulado da Caelum apenas para você ir acostumando com simulado lembrando que esse simulado não possui nem 10% do nível que é o exame real, se você não passar nesse simulado então nem vá para o passo seguinte. E faça uma analise do que já aprendeu e o que realmente está fixo na sua mente (procure identificar erros no simulado informado acima Tb, mais tem muitas questões corretas).

5º Passo: Aqui é uma fase chata, porém essencial

Comece a ler os capítulos novamente e agora fazendo resumos das partes importantes, não invente de copiar como está no livro, faça um resumo como você entenda e saia das regras da ABNT, e outra não se preocupe se ficar um pouco sem coesão. O importante é ler e você entender, faça um resumo para uso próprio e não pensando se seu colega leu e não gostou da forma que foi escrito. O mais importante: “Eu leio e entendo!”.

– No resumo coloque classes que compilam, não compilam, lançam exceções e todas com comentários explicativos.

– Quando já tiver concluído uns 3 capítulos então vá para o simulado caso tenha comprado o whizlabs (bastante recomendável para o exame) então inicie o simulado fazendo as questões de Quizz referente apenas ao assunto que você já revisou. E veja como está indo. Repita essa procedimento a cada 3 capítulos.

6º Passo: Chegando a reta final – momento de analise dos simulados e estudar os assuntos fail.

-Após ter revisado todo o livro e feito o resumo chegou a hora de você ler seu próprio resumo e ver se aprende com ele

– Agora é momento do simulado, termine todas as questões de Quizz(whilzlabs) e comece a fazer os simulados completo do whizlabs : Certification Mode. Após ter feito SE PASSAR veja os assuntos que você dominou e também aqueles que o score foi menor de 59%, e volte a estudá-lo. Não olhe as respostas erradas nem as certas por enquanto.

– Após ter estudando os assuntos apenas que perdeu tente o mesmo simulado novamente, claro que isso não é para ser feito em seguida, estude o assunto de verdade para aprender. Eu levava 2 dias estudando os assuntos que perdia. Para quando fosse fazer o whizlabs na segunda vez, eu passar com o bom score. Então tirava um dia para ler e o outro para implementar N classes.

7º passo: final

-Aqui você vai estudar as questões erradas dos simulados e perguntar: “por que errei?”
leia a resposta do whizlabs por que a “letra B” é correta e as demais não. E acesse a referencia da documentação indicada.

-Agora monte seu próprio simulado com apenas os assuntos que deixam você menos seguro: tipo no inicio monte na seqüência os níveis das questões:
fácil 60% intermediário: 20% avançado: 20%.

-Depois você começa a diminuir do fácil e aumentar proporcionalmente os níveis intermediários e avançados.

-Depois dessa bateria de simulado você já está “calejado” não acha? Então vamos consolidar os assuntos dar uma lida básica no resumo de cada capítulo e marcar o exame.

Conclusão:

Essa foi uma táctica que usei para fazer a certificação, porém visando aprendizado nos assuntos abordados. Pois não pretendia estudar para SCJP e três meses depois ficar com “aminésia parcial ou total nos principais assuntos”. Isso acontece quando decoramos, mas no meu caso não quis ir por esse caminho, mas nada garante que esse caminho que seguir não vou ter “aminésia”, porém até hoje as regras estão tão claras que parece que li ontem o assunto, claro que a parte de API que é uma decoreba de classes eu acho normal esquecer uma, duas ou mais. Porém a essência da tecnologia, fundamentos, OO, o uso de Exception etc. isso é base para qualquer caminho que vc for seguir: JME, JEE por exemplo. Então recomendo a todos que estudem os assuntos “para sempre” e não apenas para passar.

O meu objetivo com a certificação não foi exibir o certificado e sim testar meus conhecimentos com a tecnologia. Acredito que não há “ninguém” melhor para avaliar seu conhecimento com a tecnologia que a própria Sun. O exame ele não é feito como as provas que fazemos na faculdade, há estudos para desenvolver um exame desse tipo, e quem ler livros da Kathy percebe o quanto ela fala a respeito e claro que é preciso ler entre linhas para abstrair esses pontos chaves. Na minha opinião os exames não são feitos apenas para a Sun ganhar $$$. Em muitos casos a marca vale mais que bilhões de dólares na conta podem ter certeza…

Por fim espero que tenham gostado do post, e aqui está os materiais que utilizei:

Cronograma da Semana

Resumo de Bolso Pontos Chaves

Cartões Pedagógicos (enviado por colega)

Tactica de Estudo SCJP

obs.: Muitas pessoas passaram na SCJP e não usaram nada parecido com o que descrito aqui, mais isso vai de cada um. “Estudar é uma tarefa muito pessoal”. Eu mesmo sofro com o calor da Bahia para estudar, ja que no meu Ap não tem ar-condicionado.

Flw! Abraços!! Até segunda com mais um novo post!

Related Posts with Thumbnails

Comments (37)

Boa Camilo!
Suas dicas tem me ajudado muito! E o relato da sua experiência me fez criar coragem…. Comprei o voucher. Estou esperando chegar… e já quero marcar a prova pro final deste mês ainda!
Obrigada! =)

Camilo, obrigado pelas dicas!
Está se tornando uma referencia para mim no que tange SCJP.
Obrigado!

Grande Camilo!
Como já disse no GUJ, volto a repetir aqui.
Parabéns pelas excelentes dicas!
Eu ainda me encontro meio perdido, e acho que não estou estudando como deveria, vou tentar seguir seus conselhos.
Abraço.

Renan,
obrigado pelos elogios! e fico feliz em saber que o blog se tornou referencia para vc! grato,

Rodrigo,
onde vc se sente perdido: como estudar, nos assuntos? será que vc nao está botando pressao demais em cima de vc? ou é Ansiedade? Quando é o exame? qualquer coisa pode mandar mp la no guj, imagino o que vc deve está sentindo ja passei por isso, e é algo natural porem horrivel de sentir. só nao entre em desespero e nao deixe esse “meio perdido” controlar vc!

flw!

Camilo,
Legal sua dica, estou querendo tirar a certificação mas nem sabia como comessar os estudos, mas o seu post ja deu uma grande ajuda.
se vc puder mandar algum material p/ estudo agradesco.
Abraços

Wenderson,

O material que tenho sao os postados acima. Alem deles você pode adquirir o livro da kathy + o livro Certificação java 5.
E há simulados também na internet como o do killer.

flw!

Bom Dia Camilo!

Estava procurando um guia para iniciar definitivamente (com organização) o estudo para a SCJP. Acabei encontrando esse post no seu blog, que me deu estímulo para acertar meu cronograma e iniciar de vez a minha trajetória, só que agora com mais segurança. Obrigada pela preocupação com os iniciantes nessa jornada. Acredito que seja muito importante sabermos de experiências de pessoas que uma vez já estiveram em nosso lugar. Gostaria que estivesse me enviando, se possível uma lista de sites que você recomenda, tais como o melhor fórum para sanar dúvidas, apostilas, simulados, tutoriais e tudo que seja útil.
Mais uma vez obrigada e sorte no seu blog!! :-)

Lys Marie Santana dos Santos Silva.

olá! Lys! agradeço! pelo acesso ao blog e os elogios!
A respeito de material da scjp nao usei muito, alem do livro da kathy, do livro do roberto e whizlabs. O essencial mesmo foi os resumos que fiz e disponibilizei acima! Isso sim fez eu compreender os assuntos “cabeludos”, pois a medida que escrevia buscava escrever de um forma que ficasse claro o entendimento para mim, em inicio nao tinha ideia de divulgar ate pq eu assassinei a gramática hehe! Mas recomendo a você participar do GUJ.com.br ele sim, foi a força de inspiração quando tinha duvidas, relatos de quem passou me motiva, tirava minhas duvidas, mesmo que vc nao possa ajuda alguem lá, mais leia relatos.. o numero de informações e dicas no guj, nao encontra em livro nao! tem um post sobre material e sites que recomendo veja:
http://camilolopes.wordpress.com/2008/04/18/iniciandoqual-livro/
flw! Boa sorte com estudos! Qualquer duvida pode entrar em contato! E tome cuidado com material na net, tem muita coisa que so atrapalha, então filtre o seu material, falo por experiencia propria!

Cara, muito boa sua dica para estudar de forma organizada e com metodologia e cronograma para SCJP. Eu nao sabia direito como e por onde começar. Agora com uma metodologia e um cronograma bem organizados fica facil de estudar.

muito obrigado.
ufa…

Rapaz, muito bom saber sobre as impressões de quem já fez o exame ou estudou para ele. Disciplina realmente é tudo nessas horas.

Valeu pelas dicas! Parabéns!

Abraço

Camilo, antes de tudo, parabens. Muito bom o seu blog. Boas dicas e bem organizado.

Tenho algumas perguntas, mais administrativas.
1) Por que fazer a prova p/ java 1.4, 1.5 ou 1.6? Qual delas? Acha que essa decisão influcencia numa eventual avaliação de currículo?
2) Por quanto tempo a Sun mantem esse exame. Digo, eu começo a estudar hoje e daqui a 6 meses, resolvo fazer o teste. Tem risco da sun descontinuar determinado exame?

Obrigado.

olá Eduardo,

Primeiramente! obrigado por acessar o blog e os elogios!! Não tem esse perigo nao! se for estudar para 1.6 agora pode estudar ate daqui 1 ano(ou mais) tranquilo a sun levou mais uns 2 anos para sair da 1.5 para 1.6 mais ainda a 1.5 é ainda favorita a todo vapor, ate pq a 1.6 há pouco materiais disponiveis, apenas a documentacao da sun. O que nao vale é a 1.4 pq há mudanças cruciais entre as plataformas!! Levando em conta tb que um voucher levar 12 meses para vencher! se vc comprar o da 1.5 ele leva 1 ano entao é uma segurança maior!
flw! abraço!

Olá Camilo,

Primeiramente, parabéns pelo conteúdo do post e tenho certeza que me ajudará bastante, porém, gostaria de uma indicação de material para que eu estude Orientação a Objetos. Tenho uma base fraca de OO, por isso eu gostaria de melhorar o meu nível de conhecimento no assunto. Eu vi em um comentário acima a relação de livros que você indica e seus comentários a respeito de cada um, porém acho que só ficou devendo mesmo em OO. Se puder me ajudar ficarei muito grato.

Um abraço parceiro,
Sucesso!

Olá Antonio,
Obrigdo pelo elogio e por acessar o blog! Recomendo o livro Use a Cabeça java Kathy (ISBN: 8576081733), é um excelente livro que para java basico e aprender os conceitos de OO, sugiro a leitura dele caso tenha necessidade de aprender a fundo a ideia de OO tanto pratico quanto teorico.

flw! Abraço!

[…] Estudando p/ certificação SCJP […]

Só pra saber… quanto você tirou na prova?

olá takeda! Fiz 70%.

Olá Camilo,

tem dois dias que descobri o seu blog, e já me sinto viciado nele. Parabéns!!! O conteúdo é muito bom!!!

Gostaria de saber quanto tempo gastou para se preparar para a prova SCJP? so por curiosidade mesmo

Pretendo começar a estudar esse mes para esta prova, suas informações e materias vão me ajudar muito.

flw! Abraço

opa! Anderson,

Obrigado pelo elogio. Bom a respeito da scjp eu levei 1 ano, pois fiz uma grande burrada na vida hehe, aprender java e estudar para SCJP duas coisas assim nao dar certo entao tudo era novo na epoca e demorava de processar, tinha que pesquisar, codificar e muito.. entao demorou assim, mais para quem tem uma base do java nao leva mais que 4 meses, estourando ai 6 meses.
abraco, 😀

Eu fiz o curso de J2SE agora em janeiro/2009 e gostaria de tirar certificação, somente com o conteúdo de J2SE poderia tirar a certificação?

Pis me falaram que é preciso conhecer J2SE + J2EE + J2ME e UML isso é verdade?

Camilo, gostaria de pedir a você links de simulado para a certificação SCJP em português.

Agradeço.

Boa Tarde Camilo,
Kra suas dicas foram cruciais para eu começar os estudos!
Eu tenho o livro Use a Cabeça! Java, o que você acha de ter esse livro como referência para a certificação?

Obrigado

olá Marcos,
qual livro use a cabeça vc tem? Pq “use a cabeça”é uma série.

abracos

olá Heron,

Nao há simulados em portugues a nivel do exame. Vc pode encontrar alguns na internet porem em ingles. Nao possuo os links para estes, pois acredito que trata-se de pirataria, o qual o blog nao apoia.

abraço e bons estudos.

Bom dia Camilo,

Gostaria de saber se vc conhece alguém que tem uma empresa em Vitoria ES, que esteja precisando de programador java, eu estou começando no aprendizado e gostaria de trabalhar para ganhar experiencia…..não estou preocupado com sálario de imediato, quero mesmo aprender Java.

Se vc tiver como me ajudar indicando alguém que esteja precisando de programador….

Camilo, tudo bem?

Seguinte: já estou estudando para SCJP há 1 ano, mas venho de um paradigma estrutural e no inicio tive um pouco de dificuldade para compreender a OOP, comprei alguns livros tipo:

A LIGUANGEM DE PROGRAMAÇÂO JAVA
DEITEL JAVA COMO PROGRAMAR 6 EDICÂO
USE A CABEÇA, ANÀLISE ORIENTADADA A OBJETO
CORE JAVA VOL 1 FUNDAMENTOS 7 EDIÇÂO
CERTIFICAÇÂO SUM PARA PROGRAMADORES JAVA 5

Então o que acontece é o seguinte o livro CORE JAVA VOL 1 FUNDAMENTOS 7 EDIÇÂO, me deu uma noção muito boa, conseguir entrar de cabeça na linguagem tranquilo.

O Livro USE A CABEÇA, ANÀLISE ORIENTADADA A OBJETO me deu uma noção muito forte do pensamento ORIANTADO A OBJETO.

O DEITEL JAVA COMO PROGRAMAR 6 EDICÂO, ele é muito bom quando se fala de pratica, ele não aborda o assunto muito de forma teórica, então uso ele mas para saber como fazer determinada coisa.

O livro A Linguagem de programação JAVA(KEN ARNOLD & JAMES GOSLING & DAVID HOLMES ), é um bom livro mas acho que ele serve mas como referência

O meu problema é: preciso de um livro que seja 99% de teoria e 1% de pratica, aquele livro que mostre o porque dos desenvolvedores da linguagem resolveram não adotar o lance de Herença Multipla, esse livro será usando em conjutos com os citados acima mas o da Kathy Sierra.

Comprei o Java 5 & 6 Fundamentos, Prática & Certificação, estou só esperando chegar, queria que vc desse uma olhadada, ou me indicasse um livro 99% teórico.

Abraço camilo, valeu…

opa Raimundo,

o unico livro que conheco é o da kathy que mais teorico que ele nao tem, o livro nao tem 1 exercicio exceto os simulado, realmente eh um livro completo para explicar o que das coisas, foi um dos melhores livros teoricos que ja li, pois nao foi chato, agora outro livro bom tb nessa linha é o effective java. Ainda nao tive a oportunidade de ler esse livro, mas ja peguei alguns resumos dele na net e realmente é excelente.

abracos

Salve Camilo, tudo bem?

Então Camilo, muito obrigado por responder. Voltando ao assunto, o effective java já se encontra na minha lista de livros para compra desse ano, e estou pensando em comprar o “Aprenda programação Orientada a Objeto em 21 dias” , me falaram que essa linha de livros de 21 dias é muito boa, o que vc acha?

Bem Raimundo,

Eu ja tive acesso a esse livro na faculdade, para ser sincero, eu nao gostei muito do livro, achei que passa muito rapido sobre alguns pontos do java, ele nao aprofunda no assunto, apenas explica o obvio e mostra a pratica, nao muito diferente de qualquer outro livro na mesma linha. A questao desses livros 21 dias, 10, dias 200 horas etc, é que eles ajudam aquelas pessoas que nao sabem ler por capitulo um livro, hehe, entao eles transforam isso em dia, assim facilita a leitura e motiva o leitor, há N estrategias pq eles tipos de livros foram criados, bem eu nao gosto muito desses tipo de livro. Quando estou aprendendo qualquer coisa de saber nada superficial, bem mas para certificacao vc nao precisa comprar esses livros todos nao, e tb para aprender java nao é necessario, muita coisa vc vai aprender na pratica e ai vc vai ter que associar com a teoria estudada. Eu sou fa dos livros da kathy e da serie use a cabeca compro qualquer livro dessa serie de olhos fechados.

flw, abraco e bom estudo :)

Certo camilo, mudando de assunto mas dentro do Contexto JAVA, vc já usou EJB?

to estudando EJB, comercialmente ainda nao utilizei. pretendo dentro de alguns meses ja poder ta apto a usar no mercado.

Bom dia Camilo,

Gostei muito do seu material, você sabe aonde eu posso encontrao MasterExam do livro da Kathy Sierra .

Cara, gostei mto do seu post, terminei o livro quarta feira, ontem revisei cada ponto que estava com dificuldade, acho que estudarei pelos seus resumos!

Meus parabéns, vc conseguir fazer resumos mto didáticos e simples de ler! gostei muito!

Abraços

opa! Gustavo,

Obrigado pelo elogio, Fico feliz em saber que os resumos estão sendo uteis, apesar que os erros de portugues sao enormes, por favor nao deixe nenhum professor de português ver aquilo 😀

obs.: Nao tive tempo de revisar os erros de portugues, na verdade o resumo fiz somente para meu entendimento e nao estava preocupado com a concordância, ai um amigo meu leu e insistiu que eu devia publica-lo.
abraço,

Olá Camilo, estou estudando pra certificar-se e gostei muito das suas dicas. Vou segui-las ao pé da letra e qd consegui meu objetivo(SCJP), te dou um retorno.

Cara, tem alguns capítulos do livro da Kathy que, de tão extensos, eu levo uma semana lendo.

Write a comment