Série Scrum Remoto: Terminado a Sprint 0

Olá pessoal,

Vamos ver hoje como foi a Sprint 0. Será um post rápido.

Lets go…

Como foi o Sprint 0

Conforme já falei em outros posts da série, foi nessa Sprint que definimos o Sprint 0 como uma Sprint de setup e discussão sobre quais tecnologias eram ideais adotar para o projeto. Como por exemplo: vamos de Sprint MVC ou Vraptor? Fora outras discussões de infraestrutura, arquitetura inicial, etc. Claro que não definimos tudo aqui e pronto, mas o básico que precisamos para iniciar o Sprint 1, visando o baixo risco de ter que trocar amanha a versão ou framework escolhido por algum motivo específico, então vários pontos são analisados e discutidos com a equipe. Outro ponto interessante é que muitos membros do time criam POCs para mostrar o quanto a tecnologia X que ele defende pode ajudar. A única coisa requerida é que você apresente argumentos que convença o time da escolha da tecnologia, se conseguir ela é adotada e não precisa entrar em processo nenhum (que vai para “aquele cara” que em algumas empresas é considerado “o deus” que vai ter que dar o ok). Removi isso, não existe isso aqui. Odeio qualquer coisa que seja engessada. É o time técnico que define. Claro, nada impede de consultar especialistas, etc, mas no final é o team que decide as tecnologias que eles vão trabalhar nos próximos N Sprints que estão por chegar. O case aqui é de um projeto que participei em julho/2013.

A seguir o Burndown do Sprint:

scrumremotoburndownsprint0

Podemos ver que foi um Sprint bem apertado, mas a equipe conseguiu entregar bem na trave. Então concluímos ela acreditando que tudo que foi entregue já nos permite começar a Sprint 1 e meter a mão na massa na primeira estória. Vamos ver o que acontece no Sprint 1.

A retro do Sprint 0

Fizemos a retro usando a realtimeboard. Encontrei essa ferramenta por acaso e achei muito bacana para time remoto. Uma das funcionalidades que acho show é não precisar compartilhar a tela e a atualização é em tempo real para os convidados. Possui um chat e na versão free permite criar tres projetos privados. Olha o que rolou:

 scrumremotesprint0retro

Vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado do post.

Abraços, see ya!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.