Série Dropbox: Por que usar easyJavaDropboxAPI?

Olá Pessoal, 
 
Hoje vou falar rapidinho sobre a easyJavaDropbox API. Recebi um e-mail recentemente de um leitor perguntando por que ele deveria usar a easyJavaDropboxAPI já que pode usar diretamente API do dropbox. 
 
Lets go… 
 
 
Por que usar easyJavaDropboxAPI? 
 
A motivação com que criei a easyJavaDropboxAPI foi para encapsular algumas funcionalidades da API do dropbox. Se você usa muito recurso da API vai ver que tende a criar código repetido ou terá que criar uma classe utilitária para tratar e evitar código repetido. Ao invés de criarmos uma classe utilitária, que tal uma API que pudesse ser usada em outros projetos? Assim nasceu a easyJavaDropboxAPI. 
 
A API ainda está em uma fase bem inicial e simples. Estamos já com a pre-release da versão 1.2.0 e vamos atualizando constatemente à medida que identificamos novas funcionalidades que seria interessante na API e que deveria ser encapsulada. 
 
Quando devo usar? 
 
– Se precisa salvar um arquivo no dropbox via upload temos um método que resolve isso facilmente; 
– Se precisa listar e obter arquivos que estão no dropbox; 
– Se quer pesquisar um arquivo no dropbox, temos essa funcionalidade já implementada; 
  
Ainda temos poucas funcionalidades, na verdade todas elas foram nascendo com cases reais de projetos, e vamos evoluindo a API dessa maneira, pegando requisitos de mercado e melhorando.
 
Conclusão 
 
Se você quer uma forma mais simples de se conectar com o dropbox, a easyJavaDropbox API vai te ajudar evitando escrever mais código do que precisa. Uma outra vantagem que ganhamos foi de separar o código de terceiros do nosso código de negócio, pois apesar de usarmos as funcionalidades do dropbox para resolver problemas de negócio queríamos manter o código separado porque se amanhã deixarmos de usar o serviço do dropbox, o que iremos fazer? Então mantivemos isso separado usando a API e a troca do dropbox por um outro serviço, seja de terceiro ou próprio. É simples, fácil e com um custo de manutenção aceitável. Nada de big refactoring :). 
 
Github do Projeto
 
 
Vou ficando por aqui, e não deixe de mandar sugestões, críticas etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.