Série Dropbox Case com dropbox API

Olá Pessoal

No post de hoje gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tivemos aqui na ITS usando API do DropBox para resolver alguns problemas e facilitar a vida do usuário. Aqui no blog já apresentei para vocês como  usar API do Dropbox, hoje veremos como fazer umas coisas legais na sua aplicação.

Lets go…

Starting…

Case 1

Em um projeto aqui na ITS tínhamos que renderizar imagens em algumas páginas da aplicação e queria fazer isso de maneira simples, fácil e transparente para o usuário final. Considerando que o usuário que coloca as imagens não precisasse conhecer a aplicação, ou melhor, ele poderia nem ter idéia onde aquela imagem que ele criou seria usada, o foco dele era fazer a criação e depois de pronto disponibilizar a imagem em folder chamado de “live” e pronto.  Essa imagem já estaria atualizada na aplicação automaticamente.

Como resolvemos esse problema sem precisar envolver o design com aplicação?

Simples, usando o DropBox.

É isso mesmo. Os designers usam o dropbox para colocar a arte final e uma pasta final onde outro designer faz um review para ver se está ok. Nada de especial aqui, apenas usando o dropbox de maneira tradicional, só que a arte final desse designer ia ser usada na aplicação e precisamos subir a imagem, como fazer?

  • Via upload na aplicação; ou
  • Colocar a imagem direto no servidor e dar uns tapas na app para reconhecer a nova imagem

E o que fizemos?

Usamos dropbox. Para ser sincero eu fui dormir com esse problema, sonhei, e veio o dropbox como solução. Passei alguns dias estudando API e fazendo POC para validar a solução.

A solução

A solução é muito simples: o design vai continuar fazendo o trabalho dele como antes, a aplicação apenas vai buscar imagens na pasta “live” que é uma pasta onde tem a versão final da arte. Daí se o designer fizer alguma alteração nessa imagem, automaticamente ela é atualizada na aplicação. E não precisamos nos preocupar em fazer um novo upload da imagem no servidor  com a versão atualizada, porque há um sync com  a pasta “live”. A esta pasta “live” não é qualquer um que possui acesso, somente Designers mais Seniors tem permissão de escrita nessa pasta. Futuramente vamos facilitar a vida dos designers e implementar um esquema de automatizar os deploys de imagem nessa pasta, mas por enquanto ela ocorre manual. 

O que ganhamos?

– Nada de imagem no Server, então em uma migração de Server não preciso ficar preocupado em copiar imagens e, a depender da quantidade e tipo de negócio, pode demorar a cópia. Quantas imagens você acha que o submarino possui?

– Mais produtividade para o designer. Ele continua focado no trabalho dele fazendo tudo como antes, sem se preocupar onde e quem vai usar aquela imagem;

– Atualização automática da imagem na aplicação. Ou seja, subiu a imagem para pasta “live” já está atualizada na aplicação.

Case 2

Esse aqui também foi fantástico em outro projeto que usava  bastante documentos durante o dia. A vida dos usuários era o Microsoft Word aberto, atualizando os documentos publicados, criando novos  ou corrigindo.  Na versão atual, sempre que um documento é corrigido por uma questão de mudança de lei ou cláusula de contrato, há um prazo de publicação que, a depender da situação, é de até 8hrs a disponibilidade.  Se fosse apenas 1 documento e se acontecesse isso em um período longo, seria fácil, mas não é assim no dia a dia. Hoje o nosso cliente tem que acessar a aplicação, deletar o arquivo anterior e fazer upload do novo. E pior, é interessante manter o antigo como backup, por questão de segurança o delete não remove o arquivo do servidor, apenas move para uma pasta específica. Então o pessoal que trabalha nesses documentos passava boa parte do tempo fazendo upload, fora que às vezes enfrentavam problemas e demora nesse processo, já que tinham arquivos com 10 mb, como projetos com imagens.

E como resolvemos?

Com dropbox API. Os usuários trabalham no dropbox com limitação de acesso, vendo apenas aqueles folders de acordo com o departamento.  Eles não precisam mais se preocupar em fazer upload, apenas trabalham nos docs em uma determinada pasta. Seus superiores podem ir avaliando o documento sendo escrito e já dando feedback. Uma vez concluído, vai para uma pasta que representa o arquivo online e pronto, o arquivo já está atualizado em produção e quem fizer o download já pega o arquivo atualizado.

Fantastico, não?

O que aprendemos?

Nessa solução vimos que apenas saber uma tecnologia não é suficiente; é preciso estar envolvido com o negócio do cliente para chegarmos à solução ideal e sabermos se realmente resolve o problema e agrega valor ao dia a dia do nosso cliente. Não resolver um problema apenas por que temos que resolver, mas buscar como solucionar da melhor forma. É  assim que os profissionais na ITS vivem e respiram todos os dias, e sabemos que negócio & TI não estão separados, e sim juntos. Se você for na API do dropbox é tudo abstrato, o que você vai fazer com ela é uma questão sua. E nós chegamos a essa arquitetura devido ao nível de envolvimento que tínhamos com o negócio, senão ia ser mais uma API disponível como qualquer outra.

Agora temos mais desafios de automatizar alguns trabalhos e permitir que a promoção de uma pasta para outra seja rápida e simples.

Não deixe de conhecer o easyJavaDropboxAPI

Abraços. See ya! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *