Top Posts

Boas práticas de programação Assert

Continue lendo

Série Continuous Integration: Clonando workpace no Jenkins

Posted by camilolopes | Posted in Jenkins | Posted on 13-11-2014

0

jenkinslogo

olá Pessoal,

O post de hoje vamos ver como clonar um workspace de um outro job. Mas, você pode está se perguntando, pq eu fazer uma clone de workspace? Para responder a pergunta vou apresentar um cenário e ai você entende o motivo.

lets go…

 Instalando o plugin

Vamos instalar o plugin que permite clonar o workspace no Jenkins em manage plugins procure por: Clone Workspace SCM Plug-in e instale o plugin.
O cenário

Por que eu deveria clonar um workspace? Na verdade o que seria clonar o workspace?

vamos lá. Clonar um workspace nada mais é que copiar o conteúdo de um workspace para outro. Mas, pq eu faria isso? para não ter que baixar o projeto novamente e usar o do último build. Nos projetos aqui na empresa temos vários jobs por exemplo: compile >> tests >> build >> deploy

Da esquerda para direita, o primeiro job é o que verificar se houve mudança no repositorio remoto e em caso positivo começa o build. Os demais projetos, não podem verificar no repositorio repositorio remoto, apenas usam o código baixado para executar o que foi definido no job. E ai que entra a vantagem de fazer clone do workspace, caso o job compile passe, podemos copiar o workspace.Eu já cometi o erro de não fazer isso, e simplesmente pegar o código do repositorio no proximo step do Jenkins, mas é um risco grande do código que foi executado no primeiro job, não ser mesmo o que está no segundo ou nos posteriores, pois se algum código foi enviado para o repositorio remoto nesse intervalo os próximos job vão fazer o checkout. E para evitar isso é melhor copiar o workspace.

Na prática

No projeto inicial, precisamos dizer que se o build passar, ele deve permitir que o workspace seja clonado. No meu caso é o job que chamei de compile que vai fazer isso:

jenkinscloneworkspace

Agora no segundo job que é tests, vai copiar o conteúdo do workspace do projeto compile:

jenkinsourcecodecloneworkspace

Observe que no source code informei que o código vem de outro workspace e não do git, svn etc.
Build

Agora build o projeto inicial(compile) e depois o próximo projeto(tests) e veja que o workspace foi copiado.

Simples não?

vou ficando por aqui e espero que tenha gostado do post.

abracos, see ya!!

Related Posts with Thumbnails

Write a comment