Top Posts

Série Spring: CRUD Spring 3 + Hibernate + Unit Tests

Continue lendo

Serie 3:SOA Mercado & Perfil Profissional

Posted by camilolopes | Posted in Carreira TI, TI/Review Livros | Posted on 22-09-2008

1

Salve!Salve! Galera! O tema de hoje é sobre o MERCADO e o Perfil Profissional para trabalhar com SOA, no finalzinho do post há uma apresentação entre SOA e OOP. Espero que gostem desse ultimo post da série SOA.

Let’s GO…

Summary

This article presents about market SOA and the profile professional to work with SOA. One find have done in Portugal show the market of the IT between 2005 and 2009 and the results showed one estimative to adoption the use of the S.O.A at company. Until end this year 80% of the projects will be base in SOA in the America Latina second Gartner.

Second the magazine INFO (Brazil) there isn’t one formation specific to work with S.O.A, but is important an experience professional, skill technical and see of the business. This magazine showed some technology that helps the Architecture:

I.T

JEE, JAVA, XML, ÁJAX, PHP, .NET, PYTHON

Business

BPM, BRE, ESB, ITL

 

Expansão do mercado

Uma pesquisa feita em Portugal pela IDC analisou o que será o mercado de TI no período entre 2005 e 2009. O resultado mostrou que mais da metade dos investimentos será direcionada para hardware, seguido de serviços e softwares. A estimativa também é que haja um aparecimento cada vez maior de peças tecnológicas e ferramentas de desenvolvimento orientadas para a implementação de soluções SOA. Porém, vale ressaltar que a adoção desse tipo de arquitetura é um processo que deve acontecer em longo prazo, principalmente porque para que as organizações concretizem o conceito na realidade corporativa será preciso uma série de providências que vão desde a preparação tecnológica e pessoal até o nível de consolidação dos sistemas ou o estágio de desenvolvimento da estratégia de integração. Nesse contexto, é normal sentir um mercado que avança em direção ao conceito, porém de forma ainda receosa, ou seja, a adoção está sendo progressiva e controlada para evitar grandes rupturas na cultura da empresa e nos sistemas de informação. Um importante ponto na absorção da tendência pelo mercado está no fato de que as tecnologias que suportam SOA estão em constante crescimento á medida que as corporações incorporam os conceitos e absorvem os benefícios.

Na América Latina o conceito também está em grande ascensão. Segundo relatório do Gartner, 80% dos projetos de desenvolvimento até final de 2008 estarão baseados em arquitetura orientada a serviços (SOA). Exemplos de empresas dessa região que utilizam este conceito por meio da Oracle, por exemplo, são: Matera Systems do Brasil, Open Card da Colômbia, Farmalink da Argentina, Ministério da Fazenda e Crédito Público do México, a Bolsa de Valores Mexicana, além da instituição para Depósito de Valores, também mexicana.

SOA no Brasil: como e quando implantar

Ainda em fase embrionária no Brasil, a adoção de SOA é muito discutida por executivos de T.I, que precisam entender que é impossível começar um projeto dessa dimensão sem antes instaurar uma política de governança.

Os especialistas aconselham a começar a implementação pelos processos mais críticos para o negócio. Sugerem que as organizações comecem a implantar SOA aos poucos. A adoção da nova arquitetura pode ser feita em etapas, conforme demandas forem surgindo. O ideal é que as empresas apliquem SOA inicialmente em processos críticos, que exijam mais agilidade, como os sistemas onde a lógica de negócios possa ser facilmente desagregada da parte de apresentação.

Uma vez que a companhia decida aderir ao SOA, ela precisa se certificar de que os projetos nascerão baseados na arquitetura. Quando for desenhar a arquitetura do sistema, os responsáveis têm de ter o projeto de SOA em mente. Desde a concepção do sistema, a nova arquitetura deve ser levada em consideração. Um dos principais benefícios do SOA é a garantia de maior longevidade que ele proporciona aos sistemas, ao criar a camada entre o mundo antigo e o novo. No médio prazo, as empresas vão alcançar altíssima produtividade no desenvolvimento. Não vão reconstruir aplicações, mas compô-las a partir de outras já existentes.

Durante a implementação do projeto SOA, as equipes identificarão serviços não muito utilizados, mas dos quais as empresas também não devem se desfazer. Com SOA, algumas funcionalidades serão abstraídas e outras integradas. A arquitetura elimina retrabalho. As empresas devem construir um catálogo de serviços e utilizá-los para outras aplicações. Outros especialistas acreditam que os desafios para a adoção do SOA estão muito mais do lado organizacional e cultural da empresa, do que em seu aspecto técnico. Um projeto de SOA só valerá a pena se houver alinhamento entre tecnologia e os objetivos de negócios da companhia.

Veja o que Sun acha sobre SOA na matéria: A Sun também é SOA

Perfil do profissional

Segundo a Revista INFO não há uma formação especifica para atuar com SOA, o que conta é a combinação de experiência do profissional e a habilidade técnicas e a visão do negócio.

Temos aqui tecnologias que tendem a arquitetura:

Computação

JEE, JAVA XML, ÁJAX, PHP, .NET, PYTHON

Negócios

BPM, BRE, ESB, ITL

 

Finalizando

Expectativas da IDC apontam que em 2006 aconteceu um crescimento de 138% dos investimentos em SOA, o que significa cerca de 8,6 bilhões de dólares. Em 2010, o valor já estará chegando aos 33,8 bilhões de dólares, principalmente como reflexo da demanda dos setores de finanças e telecomunicações. Por esse motivo, todas as empresas que pretendem vender esse tipo de conceito precisarão estudá-lo, para entender de que forma serão afetadas pela onda. Isso se refere principalmente aos canais que oferecem desenvolvimento, integrações e migrações. É importante também que os integradores se aprimorem com certificações na área e estejam engajados no entendimento e difusão da arquitetura orientada a serviços.

Por enquanto, quem implementa SOA é a grande empresa. A participação das pequenas e médias empresas nesse contexto ainda é pequena.

Aproveitando e finalizado o post com a frase da Alessandra Bomura (Gerente da GTV Tecnologia): “… maneira inteligente de controlar, processos e reutilizar coisas.”

Confira: Diferença entre SOA & OOP

Referencias:

http://www.sinfic.pt/SOA/arquitectura-soa.html

http://www.pcs.usp.br/~pcs5002/oasis/soarm-csbr.pdf

Revista mundo Java numero 18 – Ano III

http://www.smartsec.com.br/soa.html

 Um abraço a todos e espero que tenham gostado da série SOA. E ate o próximo post!

Related Posts with Thumbnails

Comments (1)

Série animal Camilo. Muito bom mesmo.

Aqui na IBM procuramos muito por profissionais com conhecimentos sobre SOA. Realmente está “na moda”.

abraços

Write a comment