Aprenda usar RSA IBM

RSAIBM

Ae! Pessoal!! Hoje vou mostrar como usar o RSA para desenvolvimento de Software. Antes disso tem uma pequena explicação da ferramenta.

Quero que vocês vejam como é possível unir modelagem + code clear de maneira simples. Aqui você não gasta tempo modelando e depois codificando. A própria ferramenta dar esse suporte ao desenvolvedor, arquiteto etc.

Um ponto que não posso deixar de fora que a IDE não gera nada além do código natural da linguagem. É uma boa opção para quem não quer perder tempo escrevendo códigos básicos e focar apenas no negócio. Uma noticia boa aos programadores, desenvolvedores que usam o Eclipse, esses estão em “casa” com RSA, já que este tem como base IDE Eclipse. É como se fosse um eclipse Plus.

Lets go…

Links:

Rational

Sobre RSA

O IBM Rational Software Architect for WebSphere Software é uma ferramenta de design e desenvolvimento integrada que utiliza o desenvolvimento orientado por modelo com UML para a criação de aplicativo e serviços bem arquitetados.

  • Com o Rational Software Architect for WebSphere Software, é possível unificar todos os aspectos de design e desenvolvimento de software. Desenvolva aplicativos de forma mais produtiva do que jamais havia feito.
  • Explore as últimas novidades em tecnologia de linguagem de modelagem.

  • Revise e controle a estrutura de seus aplicativos.

  • Utilize uma plataforma de modelagem aberta e extensiva.

  • Simplifique sua solução de ferramenta de design e desenvolvimento.

  • Integre-se a outras facetas do ciclo de vida.

Fonte: IBM

Download

Você pode fazer download da IDE no site da IBM.

Ou aqueles que participaram de alguma palestra minha e ganhou o DVD do kit software Rational, observe que lá tem tanto o Rational Application Developer – RAD quanto RSA.

Apresentarei a criação de um simples projeto em java usando classes, interfaces, métodos e atributos. Já que o objetivo aqui é mostrar a facilidade que a IDE traz para o desenvolvedor.

Atenção: Para aqueles que ainda estão começando em Java.Por boas práticas aprenda java no bloco de notas depois venha para o RSA.

Iniciando

  1. Primeiro ponto é criar um projeto

  2. Crie um folder chamado diagram

  3. Agora crie outro folder chamado lpjava (ou qualquer outro nome)

  4. selecione lpjava e crie um diagrama class como na figura abaixo

    RSA1

  5. Dê o nome classdiagram

    RSA2

  6. Observe que temos uma paleta para fazer a modelagem.

    RSA3

  7. Na paleta clique em package e depois clique em qualquer lugar em branco na tela do centro da IDE.

  8. Agora ele vai o nome do package digite em Name: lpjava

  9. depois dar um ENTER para confirmar o nome

    Vá observando que em package explorer vai atualizando de acordo com as mudanças no diagrama

  10. Em seguida repita o mesmo procedimento para Interface & Class, os nomes respectivamente Farol e Carro(marque que essa classe terá o metodo main).

    RSA4

  11. Para ver o código basta da dois clique no diagrama desejado, e percebam que é um code clear.

  12. Agora vamos dizer que a class Carro vai implementar a interface Farol. É bem simples selecione o diagrama da classe e observe que há uma setinhas ao redor dela, clique na ponta dessas setas e arraste em direção a interface e na opcao que aparece diga que vai implements

    RSA5

  13. Agora vamos adicionar alguns metodos na class, selecione a classe e clique em adicionar method. (clique na bolinha verde)

    RSA6

  14. Na tela que aparece observe a facilidade que você tem de dizer tudo que esse metodo vai ter. Portanto crie um do tipo void setName(String nome);

    RSA7

RSAcode

Pronto ta feito a modelagem e code clear gerado. Agora é so programar :). Bem, com esse pequeno exemplo parece que seria mais fácil fazer na mão, mas lembre-se que no ambiente de produção não desenvolvemos algo tão simples assim, são N classes, packages, interfaces etc. E 8 horas por dia não é o suficiente.

Bom a pergunta pode ser, para que eu vou aprender RSA/RAD? Se não trabalho na IBM Para quem tem essa opinião pode tirar o “cavalinho da chuva” por que o RSA/RAD é usado pela IBM, parceiros e outras multinacionais. Para verificar se estou mentindo fiz um teste bem simples. Fui no site catho e pesquisei por vagas de empregos Salvador/Bahia e coloquei Java, veja as vagas disponíveis e olha quem está no requisito RAD, RSA e WebSphere.

Mas como posso estudar a ferramenta? Simples, a IBM tem um livro gratuito para desenvolvedor que ensina passo-passo como usar a ferramenta desde fazer seu primeiro “Hello” até modelagem, BD etc. Você encontra esse livro no post abaixo:

Livro Desenvolvedor

Além disso tem os cursos através do Academic Initiative para quem não deseja ler o livro.

Abraço a todos e espero que tenha gostado do post. 🙂

2 comentários em “Aprenda usar RSA IBM”

  1. Vou ser sincero contigo Camilo .. eu pensava exatamente assim : ” para que eu vou aprender RSA/RAD? Se não trabalho na IBM ” .. hehe

    Vivendo e aprendendo ne. rsrs
    Otimo post amigo.. show de bola !

    Até mais

  2. Vou ser sincero contigo Camilo .. eu pensava exatamente assim : '' para que eu vou aprender RSA/RAD? Se não trabalho na IBM '' .. hehe

    Vivendo e aprendendo ne. rsrs
    Otimo post amigo.. show de bola !

    Até mais;. All the best!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.