Top Posts

IMasterPro: Curso de TDD em Java

Continue lendo

Review Livro “Spring Persistence with Hibernate”

Posted by camilolopes | Posted in TI/Review Livros | Posted on 05-02-2013

2

Olá Pessoal,

No post de hoje vou falar o que achei sobre o livro “Spring Persistence with Hibernate”. Apesar de ter comprado no inicio do ano, eu não tinha lido ainda. Sempre gosto de ter mais de 1 livro sobre o mesmo assunto, assim consigo comparar abordagens diferentes e sempre consigo aprender algo novo. Em breve farei um review do livro “Sprint in action third edition”... já tá na fila.

Review Geral

Primeiramente o livro é bem pequeno, são apenas 11 capítulos, totalizando 235 páginas, sendo os dois últimos opcionais a leitura. Os capítulos não são grandes, isso ajuda a não ser tão cansativo, possibilitando terminar a leitura quando temos pouco tempo pra ler. Exceto 1 ou 2 capítulos que foram longos e acho que os autores poderiam ter quebrado. A escrita é confortável e a linguagem usada também. Há uns pontos informais e outros formais, mas não vi nada de especial no formato adotado.

A Teoria

Realmente aqui os autores dão um show em boa parte do livro. São poucas que ficam a desejar, onde percebemos que faltou algo, mas na maioria eles explicam sempre os detalhes do assunto, falam o porquê das coisas, porém tem que tomar cuidado, pois há tópicos que eles se perdem ou se aprofundam demais e que você se pergunta: “do que ele tá falando agora? Qual relação com o que ele falou no tópico anterior?”.

Mas gostei muito da forma que eles explicam com detalhes o assunto.

A parte Prática

Essa aqui ficou a desejar (e muito). Infelizmente o livro não tem nada de prático. Você não consegue apenas com o livro terminar um capítulo e colocar mão na massa sobre o que ele acabou de explicar. E pior, os autores nem motivam e nem prepararm o livro para isso. Muita coisa quando li tive que ir nas referências do Spring para entender ou pesquisar no google. No inicio do livro eles falam de uma aplicação que vai servir de exemplo, mas só tem trechos do código que por cima confunde mais do que ajuda em boa parte. Enfim, se você espera colocar a mão na massa após ler os capítulos, esqueça, porque o livro não oferece isso. Achei muito ruim e estranho isso para um livro de programação.

Conclusão

Eu não recomendaria o livro para quem é iniciante com Spring ou Hibernate (ou quem for iniciante nos dos dois), pois no final, de forma prática você não aprende nada. Teoricamente pode até saber como funciona, mas na hora que abrir o eclipse você vai se perguntar: e agora, o que faço? Por onde começo?

Bom pessoal, esse é meu review sobre o livro “Spring Persistence with Hibernate”. Espero que tenham gostado. Mandei um email para um dos autores dando meu feedback com as mesmas informações acima. Até o momento não obtive retorno. Em breve postarei mais review aqui no blog.

Abracos,

See ya!!

Related Posts with Thumbnails

Comments (2)

Legal cara, muito bom.

Ótimo para termos uma referência para quem quiser comprar o livro. Vai ter mais reviews?

opa! Tiago,

obrigado. Vai ter sim. Preciso tirar todos os posts de draft e publicar hehe. Porém, antes preciso fazer uma revisão interna. Ultimamente está dificil conseguir fazer 1 post por semana no blog. Mas, vai rolar sim.
abraco,

Write a comment