Top Posts

Tratamento de exceções na prática

Continue lendo

Retrospectiva 2010 + Metas 2011 Carreira TI

Posted by camilolopes | Posted in Carreira TI, TI/Review Livros | Posted on 29-12-2010

4

2011 

opa! Pessoal,

            Mais um final do ano na “porta” e como sempre um post sobre o balanço do ano corrente. Nos anos anteriores, eu sempre fiz dois posts, um para falar dos acertos e erros, e outro das “promessas” para o ano seguinte e compartilhando alguns materiais de auxilio, para aqueles que vão construir seu RoadMAP.  Este ano vou fazer um pouco diferente, vou compartilhar aqui com vocês leitores(que estão na estrada comigo há um bom tempo)  como foi meu 2010, acertos/erros, mishaps, e como estou terminando 2010, porém não vou deixar de dar um help para aqueles que ainda estão buscando formas de como documentar os planos para 2011 (aprendi uma coisa: à medida que evoluímos na vida como todo, e a forma que planejamos as nossas metas seja qual for ela, tendem a mudar) e no final vou apresentar um vídeo que achei interessante e recomendo a todos, pois é um bom momento para reflexão. 

Sinta-se à vontade em compartilhar como foi o seu 2010 😉 

lets go… 

Meu 2010        

 –        Iniciei o ano bem motivado com o plano de 2010 em mãos e nesse inicio foi à preparação para fazer o intercâmbio inicialmente para o Canadá, buscando melhorar o inglês, principalmente na parte de “conversação continua”, pronúncia, além da experiência internacional.

–        Em seguida, concluir o meu projeto como escritor para editora Ciência Moderna e já foi uma meta atingida;

–        Em 05/Maio foi o lançamento do meu livro Guia do exame SCJP, dia este inesquecível.

–        Lancei o simulado em português gratuito para SCJP – SimSCJP, um modo que encontrei de ajudar a comunidade;

–        Em Junho, comecei a ter problemas com minha viagem para o Canadá com o visto e não conseguir embarcar e dai mudanças no plano de 2010; (plano de contingência)

–        Reorganizei minha viagem para fora do país com o objetivo de dar o UP no English, “posso mudar de destino, mas não o objetivo, sou responsável de escrever minha própria história” e ai decidir ir para Nova Zelândia – Relato da viagem;

–        Entrei em uma sociedade com um amigo, para prestar uma Consultoria à uma empresa no interior da Bahia, trabalhamos média de 2-3 meses, mas finalizamos o projeto em seguida, ambos não tinha como focar o tempo que o projeto estava pedindo. Porém, foi uma experiência excelente, pois tive a oportunidade de viver bastante à área de negócio dentro de TI no dia-dia e na pele.

–        Recebi um convite do Eduardo Guerra da MundoJ (antiga Revista MundoJava) para escrever um artigo, para uma das edições, fiquei bastante feliz, pois não estava nos planos e tocamos o projeto e artigo publicado – Ed.43

–        Acabei fazendo o desligamento da IBM, a qual estava desde Outubro/2008 e fui viajar para NZ, sem preocupação com retorno;

–        Ao retornar fiz um artigo para InfoQ com o apoio e revisão do Pedro Mariano da Caelum, mais uma felicidade, pois escrever para InfoQ não tem preço;

–        Ao chegar ao Brasil, ainda não tinha pensando quando voltar a trabalhar, pois estava focado em reorganizar minha vida pessoal e descansar mais um pouco eram 5 anos sem férias. E estava analisando as propostas e entre as opções, optei por vim morar em SP e ir para 4Linux como Consultor Java em projetos JEE.

–        No finalzinho do ano, surgiu uma nova oportunidade para trabalhar no laboratório de pesquisa e desenvolvimento com Java da HP em POA e acabei aceitando a nova proposta e já estou de mudança e daí tive que fazer meu desligamento em tão pouco tempo da 4Linux. 

Bem, finalizo o ano satisfeito e feliz com 2010, acho que 2010 foi melhor que 2009, uma vez que  tive mais surpresas que o ano anterior e passei boa parte do ano tendo um plano B para não perder as oportunidades. Tive que tomar decisões “seguras” no menor tempo possível, e buscar um plano B para aquilo que de fato foi colocado pela vida no meu caminho, realmente traz muitos pontos positivo em nossa vida, um deles é a experiência adquirida. Como todo técnico, saio só um pouco “triste” por não ter estudado algumas tecnologias que eu tinha prometido aprender este ano, mas fica para inicio de 2011, se não estudei deve ter sido por um bom motivo.  Enfim, foi um ano de muitos viravoltas, de momentos bons e ruins também, hoje ao olhar e ver o que aconteceu parece que foi fácil, mas como os momentos aconteceram em fases diferentes e circunstâncias que nem sempre favorecem, na hora ficamos sem saber qual decisão tomar ou como resolver. Mas, será um ano inesquecível, conheci pessoas bem diferentes, pude “amadurecer” um  pouco mais tanto profissionalmente quanto na minha vida pessoal, aprender com os erros e não esquecer os acertos. 

Esse foi o meu 2010 e o seu? 

As minhas principais metas 2010:

–        Tirar certificação: SCWCD, Linux LPI 1 – não conseguir, por falta de tempo e imprevistos que consumiram meu tempo =/. Fail

–        Melhorar  o inglês: apesar que usava no dia-dia na IBM e por estudar, sempre precisamos melhorar, já que não existe “fim”. Posso riscar essa aqui de como conseguir dar o UP, minha experiência na Nova Zelândia foi incrível, e nunca tinha usado o inglês como usei na NZ.

–        Projetos Pessoais TI: artigos, publicar o livro Guia do exame SCJP. Meta atingida

–        Ler 8 livros técnicos, só conseguir ler 3 livros técnicos e outros 2 não técnicos. Fail preciso melhorar isso.

–        Aprimorar conhecimento com frameworks   JEE. Meta atingida.

–        Fazer amizade com o “Pinguim”: foi um ponto positivo, parei de usar o Linux como alternativo e agora é meu ambiente de desenvolvimento primário, e quando estive na 4linux isso ajudou mais ainda atingir essa meta. Meta atingida.

–        TDD: não estava na meta, mas entrou de ultima hora, pois precisei aprender para usar no ultimo projeto que participei e tive que aprender o ABC e usar de forma “eficiente” no menor time possível. A coisa foi tão seria que hoje estou viciado em TDD.

–        Estudar “novas tecnologias”: Android, ruby on rails, Vraptor. Não conseguir, por falta de tempo. Fail 

Esse ano fiz menos palestras, e não fui a nenhum evento técnico(JavaOne, JavaDay etc). Mas, fica para 2011.

 

Para 2011: draft.

            Ainda não listei todas minhas metas para o próximo ano, pois estas estão sempre de acordo com meu trabalho, pois não adianta muito eu ter metas que vão contra ao meu job, porém algumas já posso dar um ok que estarão presente:

–        melhorar o inglês com foco para negócios;

–        planejar intercâmbio para Australia;

–        Aprimorar estudos e experiência com TDD e BDD;

–        frameworks JEE: Vraptor, jboss seam etc.

–        Novas tecnologias: Android, Ruby on rails

–        praticar Wing Chun

–        Tirar certificação Java: ainda não decidir qual tirar.

–        Evento de TI: ainda não sei qual irei, mas tenho que ir.   

 

O blog  

            Para o blog foi excelente, o nro de visitantes tem aumentado, estamos hoje na casa de 3-4 mil visitas/mês, algo que em 2009, não passava de 1 mil. Fico feliz, por isto está acontecendo, pois iniciei o projeto em 2008 e nunca imaginei que ele chegaria tão longe. Pois, o carinho e feedback dos leitores é o que mantém ele vivo, para nos blogueiros não há nada melhor que receber um comentário independente do tipo dele, e tenho recebido muitos de elogio,sugestões etc.O ponto que considero importante é que o blog tem contribuído para o desenvolvimento do próximo. Isso é o que me faz dispor de algumas horas do meu tempo para escrever para os leitores.  Em 2011, espero trazer algumas novidades que tenho tido nas ultimas semanas, vamos ver se vai rolar.  

 veja aqui como começamos.. 

E a Carreira/Metas para 2011?

            Bem, eu não posso deixar de falar das metas, planos de 2011. Bem, ainda estou fazendo meu RoadMap 2011 nessas semanas finais, pois gosto sempre de começar pouco antes do natal e terminar antes do ano novo. Sempre aproveitando o que não foi alcançado no ano presente, e vejo se é valido levar para 2011. Insiro o que deve ser novo, já que minha vida mudou em 2010, isso reflete diretamente no que planejar para 2011. Um exemplo será meu novo Job, novas tecnologias, novos projetos pessoais e aonde quero chegar a médio prazo. São pontos desse tipo que você vai montando seu roadmap, mas não esqueça busque montar sempre com  “os pés no chão” e reavaliando onde está e onde pode de fato chegar até o final do próximo ano.

            As mudanças de 2010 me fizeram mudar até alguns documentos que crio para poder avaliar minhas metas a cada mês ou em um determinado período. Ano passado compartilhei outros docs, que podem ainda serem validos, depende do seu roadmap. Abaixo os disponibilizo para download, para aqueles que não sabem como montar, tenham uma idéia, claro que isso é bem pessoal cada um monta o seu, esse é um dos que tenho, pois como estou envolvido com muitas coisas profissionais, preciso ter uma forma de controlar e saber o que já fiz o que está atrasado, e o que tenho de fazer. Fora que tenho uma vida pessoal, e também deve ser controlada e separada um pouco da vida profissional.

 

Montei o doc a seguir com alguns exemplos para ajudar quem está no zero x zero.

Download Plano de Metas & Estudos 

Um Video

            Este vídeo, eu assistir em uma das aulas de um curso de especialização que fiz este ano, achei muito interessante e consigo identificar alguns momentos da vida que já passei dentro dele. E sugiro para todos que estão montando seu roadmap, assista o vídeo antes de escrever suas metas.

 

 

A mensagem que deixo

A mensagem que queria deixar com vocês leitores, amigos é agradecer cada um, pelo apoio, incentivo, para eu hoje estar aqui podendo escrever este post com prazer. Uma frase que eu ouvir  de um amigo e não esqueço: “Você é responsável por escrever sua própria história, ninguém escreve ela por você”. Por mais que pareça impossível o momento, busque sempre acreditar em seus sonhos e que você será capaz de transformar o que parece ser impossível em possível. Não será fácil, mas ao atravessar a “porta”, vai  poder respirar mais suave e dizer “Valeu”.    

Abraços, Feliz ano novo!!!  Encontro vocês em 2011 ; )

Related Posts with Thumbnails

Comments (4)

Olá Camilo, tudo bem?

Realmente 2010 foi um ano de reviravoltas pra você hein!? Quantas metas, quantas mudanças, quantas conquistas…infelizmente não acompanhei as novidades aqui do blog, mas fiquei muito feliz ao ler hoje sobre sua viagem para Nova Zelândia, os artigos publicados e principalmente sobre o livro “Guia do exame SCJP”. Com certeza, em 2011 visitarei o blog com mais freqüência, tanto para aprender como para acompanhar se você está cumprindo as suas metas =P

Este ano voltarei a investir na minha formação acadêmica e profissional e tal como você já tracei as minhas metas. Porém, ainda tenho dificuldades para montar um plano de ação e as métricas que me ajudem a quantificar meu desempenho. Como você mesmo disse, “é bem pessoal” e por isso é tão difícil. Pensei em me basear pelo seu, mas parece que você esqueceu de colocar o link, ou será que sou eu que não encontro?

Parabéns Camilo! Muita saúde e sucesso pra você em 2011.

Abração,
Júnior Gonçalves

opa junior,
realmente foi um ano de tantas coisas novas, que nunca imaginei passar na vida, realmente houve conquistas, mas tb derrotas hehe, porem considero que foi um ano 10, deu para aprender muita coisa, será um ano de fato inesquecivel.
Obrigado pelas palavras.
Nem fale fazer as metas nao é tarefa facil, pois sabemos que nao adianta colocar algo que nao seja a nossa realidade do momento, ou seja, ser sonhador nao adianta muito, tem que fazer com os pes no chao, e um pouquinho so de sonho e isso nao é fácil pois é algo que está entre a realidade e o sonho que devemos colocar no papel, realmente tinha esquecido de colocar o link, mas ja atualizei, dar uma olhada e ver se ti ajuda a fazer o seu.

abracos e feliz 2011 para vc tb com saude e sucesso nessa maratona que é a vida :)

Grande Camilo,

Gostei bastante do seu blog, achei muito interessante essa sua inciativa de compartilhar seus conhecimentos e experiências, principalmente seus relatos da viajem para NZ, e por coincidência na época que você estava lá, eu recebi uma proposta para morar lá, enfim aprendi algo sobre a NZ e pretendo em 2011 arriscar algo por lá, aprender English principalmente. Depois quero umas dicas de uns cursos por lá viu !!, rs.
Cara fico feliz por suas realizações na sua vida e continue divulgando seus conhecimentos e que você tenha muito sucesso !
Abraço !

grande danilo!!
meu colega de sala hehe. pow cara, obrigado pelas palavras, hm NZ é fantastico nem gosto de lembra de la. tem boas escolas sim LSI, EF.

abracos,

Write a comment