Pré-Lançamento: Livro TDD na Prática

Olá pessoal,

É com muita felicidade que escrevo este post. Realmente só quem é “pai” sabe o que eu estou sentido. Como vocês já podem imaginar está vindo ai mais um filho para se juntar aos seus irmãos “Guia do exame SCJP” e “Guia Prático JEE”. É ele o “TDD na Prática”. O livro está previsto para ser publicado até o final de junho/2012. Ainda não recebi a versão final do livro, mas assim que receber estarei disponibilizando alguns capítulos. A seguir faço uma pequena apresentação sobre o meu filhão.

lets go…

Sumario Tdd na Prática

Sobre o livro

O livro vem com um objetivo simples: “Descomplicar o que parece ser complicado”, em outras palavras O objetivo é ensinar como praticar TDD usando a linguagem de programação Java. Para muitos iniciantes em TDD, no primeiro momento parece que estamos fazendo tudo errado e que escrever os testes antes do código funcional não é nada legal. E que para superar os primeiros obstáculos, só o conhecimento técnico não é suficiente. Quando comecei com TDD passei por vários obstáculos e um deles foi encontrar livros práticos, ou seja, aqueles que eu pudesse colocar a mão na massa de verdade, ter problemas para resolver usando a técnica, etc. Os disponíveis eram bastante teórico, deixando a parte prática sobre minha responsabilidade que, como iniciante, era difícil saber por onde começar. Esses livros foram importantes para entendimento e formação da minha base teórica sobre o assunto, mas eu percebi que uma coisa era eu ter lido e outra era praticar e me ver com o Eclipse aberto e sem saber o que fazer de verdade, ou pior, me perguntar: ‘como resolver um problema usando TDD e não cair na tentação de escrever os testes por último?’. Quem não tem cão caça com gato. Tive que criar meu próprio caminho prático, onde comecei a desenvolver novas aplicações usando a técnica (venci pela persistência), em seguida surgiu  a oportunidade de ir para um projeto novo na empresa que trabalhava e lá tive o espaço para desenvolver usando TDD por quase 2 anos, e nesse meio surgiu a ideia desse livro: “por que não criar um livro prático sobre TDD com base na minha experiência?”. E foi assim que comecei a escrever o livro no final de 2010, tendo como referência o Kent Beck.  

O que você vai encontrar no livro:

  • Desenvolver aplicações Java usando a técnica de TDD;
  • Exercícios Práticos;
  • O uso de objetos mocks com Mockito;
  • Praticar algumas técnicas de Refactoring ;
  • Entender os valores do mundo Agile;
  • Por que TDD?
  • Junit;

E como sempre, dei preferência em usar uma linguagem informal e fazendo o uso bastante da primeira pessoa. O motivo é que durante seus estudos quero que tenha a sensação de estar batendo um papo comigo ao invés de estar lendo algo mais formal.

Meu desafio

Quando eu decidi escrever esse projeto foi porque me sentir desafiado (assim como os outros já publicados). É isso mesmo. Ao olhar o que tinha em mãos (anotações) mais a experiência e sofrimento com o “mundo TDD” e decepções que passei eu disse: “preciso escrever um livro sobre o assunto”. Daí reparei que escrever um livro com um assunto abstrato não seria uma tarefa fácil, uma vez que TDD, refactoring são técnicas que não se aplicam somente à linguagem Java. E daí eu comecei a entender melhor o livro do Kent Beck (TDD by example) e Martin Fowler (o de Refactoring) o quanto eles são “chatos” e sem sabor para quem é bem iniciante. E eu disse: “preciso fazer algo que empolgue o iniciante, ou seja, algo com sabor, mas que eu não venha perder o eixo principal da técnica”. E daí passei dias pensando, escrevendo, apagando, anotando, dormindo sem respostas e fui vendo como vencer esse desafio de ensinar TDD sem ferir os conceitos da técnica. Isso era o que me tirava o sossego todos os dias e não sei se consegui atingir. Acredito que sim, mas só terei a certeza quando você me escrever dizendo o que achou J. (aguardem até o lançamento…)

Quem pode ler?

O publico alvo são estudantes da tecnologia Java que querem aprender usar TDD desde o principio e tem simpatia com o mundo Agile.Se você ainda está dando os primeiros passos com Java e gosta de ser desafiado, este livro é para você. Indiretamente o livro acaba revisando alguns conceitos básicos do Java nada fora do normal, porém agora o desafio é você fazer as coisas mais simples escrevendo seu teste primeiro. Como eu já passei por isso, sei o quanto difícil é escrever os testes primeiro antes do código funcional e quando eu falo mais simples, não necessariamente é mais fácil.  Se você está bem no inicio do Java, ainda dando “Hello World”, eu diria que o livro não vai ajudar muito nos seus estudos com Java, talvez atrapalhe. A minha sugestão é: aprenda primeiro os fundamentos da linguagem e Orientação à Objetos e depois retorne à todo vapor para ler o livro. Enquanto isso coloque na prateleira e não compre o exemplar.

Pensei em escrever este livro quando, ao iniciar meus estudos com Java, não encontrei um material do qual pudesse desde “pequeno” ir sendo educado com boas práticas, e fui aprendendo no dia-dia, além dos sofrimentos que tive até adquirir uma nova cultura. Se você é aquele iniciante que está a fim de colocar em prática toda essência do Java e ao mesmo tempo ir entendendo o que só ouve falar de TDD, Refactoring, JUnit, este livro é para você.

Eu particularmente diria que este é um tipo de livro que gostaria de ler depois de ter lido Head First Java da Kathy Sierra.

Agradecimentos

Fazer essa parte aqui nunca é fácil, pois são várias pessoas que contribuem para uma obra como essa: amigos, colegas de trabalho, familiares, “amigo virtual” etc. E lembrar todos não é uma tarefa fácil. Sendo assim, estarei destacando aqueles que vieram em memória no momento que escrevo este trecho. Aqueles que contribuíram e acabei esquecendo, peço que perdoem.

Não poderia esquecer o meu colega de trabalho Gustavo Knuppe, apesar dele não saber que estava escrevendo este livro, foi responsável em muitas mudanças que fiz na forma de abordar o assunto de TDD.Principalmente em um artigo sobre TDD, o qual Knuppe foi o revisor, e nesse processo, sugiram várias e boas sugestões no artigo produzido e aproveitei para utilizar neste projeto. Um amigo que não poderia deixar de fora é o Alberto Leal. Eu diria que meu contato com mundo Agile começou devido a uma apresentação sobre refactoring que o Leal fez em alguns minutos via MSN e depois desse dia fui me envolvendo mais e mais com a técnica e quando conheci TDD e liguei o passado com o presente vi que ter conhecido refactoring com o Alberto fez uma diferença e grande. Obrigado meu amigo!

Outra pessoa é meu amigo Edson Gonçalves, sempre digo que se me tornei um escritor é porque fui “batizado” por esse grande escritor e amigo, o qual já temos um laço de amizade verdadeira por mais de quatro anos. Dedicar este livro para um grande amigo como você é o mínimo que posso fazer. Nos momentos mais difíceis você sempre estava ali comigo me dando força. Abraços e tudo de bom para você meu grande amigo.

Formatos

  • Será vendido no formato impresso e e-book.

Enfim, pessoal essa foi a pequena apresentação do meu próximo livro. Espero que vocês gostem e curtam. Quem quiser divulgar nas comunidades eu não me importo 🙂

Abraços, qualquer dúvida só mandar.

See ya!!!

18 comentários em “Pré-Lançamento: Livro TDD na Prática”

  1. Blz Camilo,

    Meus parabéns, fico muito feliz de ver vc cada vez mais evoluindo e o interessante disso tudo, compartilhando seu conhecimento através de ais obras.

    Grande Abraço e muito Sucesso.

  2. Grande Camilo,

    Como já disse a você em outra oportunidade, ainda estou no inicio, e lendo “vagarosamente” a sua indicação Head First. Agradeço sua sinceridade em relação a essa sua nova obra. Assim que terminar que terminar minha iniciação no mundo Java comprarei este com certeza.

    Abraços. Parabéns!!!

  3. bacana, vou indicar pro pessoal da pos que faço.
    engenharia de software centrada em métodos ágeis.

  4. parabéns!

    Você vai disponibilizar alguma unidade para professores ou quem ministra treinamentos na área? Após conhecer o conteudo bibliografico desta obra posso fazer indicação ao alunos.

    Aguardo o lançamento oficial,

    Ate lá!

  5. Rapaz, estou interessado no livro pois estou entusiasmado com o agile e quero aprender TDD, no momento estou iniciando no .net, mas gosto muito de java porem para o projeto que estou iniciando usarei .net, mas quero usar tdd, quando sair o livro por favor dê um toque por email, valeu

  6. Camilo, gostei muito do sumario do seu livro e gostaria de ser informado quando ele estiver a venda, se puder avisar por email….

    Eu estou estudando TDD com Ruby, mais futuco java também e vir que o conteúdo do livro é bastante abrangente referente a técnica e fala muito de Scrum, Show…..

    Parabéns!

    1. olá Felipe,

      Ainda não saiu. Houve um pequeno atraso. E a expectativa é até o final desse mês de agosto.

      abracos, 🙂

  7. Não saiu ainda? ja tinha esquecido dele..hehehehe

    ancioso para o fim do mes intao, no aguado Camilo.

    1. olá Luiz,

      Pois é, estamos um pouco atrasado. Mas, estou na expectativa que saia agora em agosto, vamos ver hehe.
      abraco,

  8. Oi Camilo, e então já estamos em agosto, já saiu o livro? Estou na espera e tambe´m com uma dúvida, o livro foca em TDD com Java ou o desenvolvedor em outra linguagem orientada a objetos como C# por exemplo poderá se beneficiar?

  9. Nenhuma novidade ??
    Estou no aguardo! Se tiver como enviar um e-mail avisando assim que sair ficaria grato.
    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.