Passei SCJP e agora?

Salve! Salve! Hoje vou falar um pouco sobre pos-SCJP. Vejo sempre no GUJ, a inércia dos programadores em saber o que fazer. Uns até ficam muito tempo sem estudar por ainda está decidindo qual caminho seguir. Mas temos que lembrar que tempo é $$$ e não podemos desperdiçá-lo então resolver montar um post onde possa incentivar aos indecisos.

Quem nunca se pegou com essa dúvida após fazer o exame SCJP?

Essa dúvida é algo muito comum. Porém a escolha do caminho é fundamental, para sua carreira. Claro que a SCJP é a ponta do iceberg.

Você como programador Java deve a partir daí agora definir novos caminhos a seguir, um deles é aproveitar o ritmo espiritual e psicológico da maratona da certificação e fazer mais uma na área que deseja atuar.

Muitos programadores seguem o caminho JEE, JSE ou JME, isso vai muito do projeto profissional envolvido ou objetivo pessoal/profissional de cada um. Há pessoas que tiram a certificação por normas da empresa, outras que tiraram porque a SCJP é pré-requisito para quase todas as outras certificações, enfim há um conjunto de variáveis nesse meio. O importante saber qual “xícara” você vai tomar para não perder tempo + dinheiro e acabar tomando a xícara errada e fazer “mal”.

Vou citar um exemplo clássico:

Vamos dizer que a região que você mora ou que pretende trabalhar a plataforma JEE está em alta, e há projetos sobrando e a procura por profissionais é enorme. Sendo que você sabe disso, por que você optaria em estudar JME ou JSE? Claro que não estou dizendo que não é para não estudar as outras tecnologias caso tenha interessante, mais o importante é focar no que for de pequeno ou médio porte para sua carreira, quem sabe pode pintar uma boa, excelente oportunidade para JEE e simplesmente você não está preparado para atuar, já que passou boa parte estudando outra área que para aquela região é algo para longo prazo (e olhe lá se for).

E para aqueles que já têm experiência?

Bom para aqueles com experiência o interessante é escolher o caminho que você atua na empresa ou trilhar para um cargo que deseja. Ex.: Arquiteto Java

Não há segredos nem receita de bolo, o interessante é o profissional saber o que ele quer dar carreira dele, e daí focar no propósito e dar tempo ao tempo, porém busque traçar metas assim você consegue medir como está evoluindo.

“O sucesso de sua carreira depende mais de você do que dos outros!” Nunca ache que um empresário vai dizer o que você tem estudar ou quais certificações tem que fazer, eles quer você preparado sempre.

Uma diga que dou é: siga o seu EU, porém faça uma análise do mercado, da tecnologia e daí iniciei os investimentos e o tempo se encarrega de dar o “troco”.

Lembre-se se fizer um investimento que você considera “certo” sendo assim você receberá o troco que esperava, caso contrário poderá ser lesado.

Estudo do mercado

Para estudar o mercado em nossa área não tem muito segredo, acesse os sites abaixo e sempre analise o que as empresas de RH vem pedido, claro que há vagas que os pré-requisitos são exagerado. Porém lembre-se que tudo é negociável, procure estudar vagas onde você já tem conhecimento e que pretende obter até final do ano ou quando pretende mudar de emprego (se você não tem experiência, esqueça esse pré-requisito na vaga e olhe para os conhecimentos exigidos).

Eu recomendo imprimir as vagas e levar para casa analisar com carinho e começar a traçar e estudar o que vale realmente apena estudar e investir (fazer um curso, comprar um livro, tirar uma certificação etc).

Empregobahia

Empregonaweb

Apinfo

Catho

Bom eu mesmo, tenho hábito de analisar independente se eu pretendo trabalhar ou não no naquela cidade/estado, porém foco mais no aspecto das tecnologias exigidas. Os sites acima são ótimos e outros que não citei e que você conhecer passe a visualizar o mesmo não apenas como um site de recrutamento e sim como um site de base para você saber o que estudar.

Observe que existe mercado para especialista em SAP, SOA, inglês Fluente etc…. Então é um mar de informações basta saber como usá-la. E buscar aquilo que está mais próximo do perfil.

Reflita assim: “Se eu tivesse o perfil X, poderia trocar de emprego ou começar minha carreira com Java.”

Flw! Pessoal! Espero que tenha gostado do tema. Não sou nenhum especialista nessa área de carreira profissional. Porém a base para este post segue o mesmo perfil dos já postados a minha experiência e nada mais.

E agora para os perdidos, basta se organizar e escolher qual xícara tomar.

Até quarta!

Escolha sua certificação

3 comentários em “Passei SCJP e agora?”

  1. Não sei quanto a você, mas não sei quem seria louco de tomar a xícara JSE. De todas as xícaras esta é a com mercado mais reduzido (como uma pesquisa rápida em sites de emprego demonstra). Muitas vezes a opção por JSE se faz não porque o indivíduo foi ousado e escolheu deliberadamente um mercado apertado, mas porque, por acomodação, não quis sair de Java para enfrentar as dificuldades de outras linguagens.

  2. opa Dalton,
    Obrigado por acessar o blog! Realmente a nossa realidade atualmente nao é a xícara jse, mais na Europa há muitos projetos para jse, e poe projetos nisso, e precisando de profissionais qualificado. Porém como dizem conhecimento nunca é demais, eu acho que o cara nao pode querer ficar a vida toda no jse, se a xícara na maioria dos projetos aqui no Br é outra.

    flw!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.