O que aprendi com aceleração da startup farm?

Olá Pessoal,

Hoje vamos falar um pouco sobre aceleração de startup. Vou compartilhar com vocês a minha experiência  que vivi durante o programa da Startup Farm. Só sei que entrei de um jeito e sair de outro. E a primeira pergunta que muitos fazem antes de entrar no programa é:

 

Eu vou ter que  fornecer uma parte da minha empresa por conta de um programa de aceleração?   Será que de fato vale isso? Minha startup vale mais…

 

PRE-ACELERAÇÃO

O cenário anterior é muito comum algumas startup chegam a essa conclusão quando recebem o contrato da aceleradora. Nem todas estão valendo no mercado o  preço que os fundadores dizem. E acreditam em um número e acha que o percentual da aceleradora  é muito para o que quanto os fundadores acham que vale a ideia dele.

Mas, objetivo do post não é falar  de valuation, isso fica para outro momento.  Mas, a pergunta é devo ou não acelerar minha startup em uma aceleradora?

Vou começar respondendo: SIM. Independente do estágio que você se encontra sempre uma aceleração de uma boa aceleradora vem com o objetivo de melhorar o  que você já tem, buscar formas de tornar o seu negócio escalável. Essa é a missão e não objetivo, pois nem tudo que queremos é como acontece na vida real, mas os dias trabalhados é para cumprir a missão.

O que aprendi com aceleração?

  • Entender o motivo real do porque que os nossos clientes nos contrata;
  • Definir a proposta de valor  que de fato entregamos;
  • Pensar de forma mais abrangente, escalável, exponencial com os pés no chão;
  • Buscar gerar tração rápido em cima da proposta de valor;
  • Errar muito rápido e saber para onde não ir, isso é mais importante do que saber pra onde ir;
  • Ir para o caminho errado é perda de tempo, e nem sempre tem volta;

O que mudou na UseCash após a aceleração?

  • Segmentamos mais o nosso produto para o nosso público;
  • Estamos mais focado  nos potenciais clientes que tem uma dor forte e que estão dispostos querer resolver o problema no curto prazo, e isso impacta minha força de vendas;
  • Redefinir o foco é tão importante quanto falar “eu tenho foco, por que estou atendendo o segmento X” foco é mais do que isso. É executar diariamente e falar apenas com quem vai de levar diariamente ao crescimento. Antes, falávamos com toda as empresas do segmento varejista, apenas a partir de uns requisitos de persona que  tínhamos definidos definimos. Tivemos que melhorar nossa persona. E hoje ainda falamos com potenciais cliente do varejo, porém de uma determinada categoria do varejo,  é muito bem mais focado; 
  • Precificação de produto, será que estamos cobrando  correto mesmo? Ou tem espaço para cobrar mais ? Quando você entende a sua proposta de valor e a dor do cliente, seu preço vai se ajustando, não para querer apenas lucrar mais, e sim para poder também oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes, já que vai entrar mais dinheiro no caixa. E nessa jornada descobrimos que tínhamos oportunidade de melhorar nossa precificação sem assustar o cliente e ter um modelo de cobrança justo e transparente.

CONCLUSÃO

Ter feito o programa de aceleração da STARTUP FARM foi a melhor coisa que poderíamos fazer para começar o ano, realmente hoje  não somos mais internamente a mesma startup que terminou 2018, o motivo que entendemos muito bem o que não fazer. E o que devemos fazer e melhor. Isso parece óbvio, mas no dia a dia não é. E principalmente quando você já tem clientes, precisa cuidar de operações, formação de time, tudo isso consumindo horas leva a você esquecer o feijão com arroz, mas  enquanto isso o tempo vai passando. Nós ficamos muitos satisfeitos com a qualidade do programa, as mentorias, o bate papo com outros empreendedores que passaram pela FARM e também aqueles que tiveram problemas e não estão mais no mercado, porém tinha uma boa ideia, receberam aporte e morreram 1 ou 2 anos após, conhecer isso faz você ligar todos os radares, porque o próximo pode ser você. E esse sensor é despertado no programa, não existe segurança no negócio.

 

No próximo post  vou falar um pouquinho como era o nosso dia a dia no módulo 1 que durou 5 semanas. Mas, ainda restam 5 módulos totalizando 6 meses de aceleração

Vou ficando por aqui e espero que tenham gostado.

abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *