JNDI com Hibernate – Ambiente de Test

Olá Pessoal,

No post de hoje, vou apresentar como usar JNDI dentro do seu arquivo hibernate.cfg.xml dentro de um ambiente de teste. Em outro post falarei como usar em um ambiente de produção e ver que fica mais fácil realizar mudanças nas conexões de modo mais fácil, uma vez que normalmente o ambiente de teste possui configurações levemente diferente do ambiente de produção desde nome do usuário, até o path do BD.

Lets go…

Starting/Nosso Cenário

Eu já falei aqui no blog sobre pool de conexão no TomCat e JNDI, porém não falei como usar o JNDI dentro do Hibernate.

Aqui veremos isso com um framework bem utilizado no mercado que é o Hibernate.

Mas, a pergunta que você pode está fazendo: “Camilo, por que eu usaria isso?”, “Qual a diferença na pratica?”

Como sempre gostei de ser mais pratico e menos teorico, eu também tive essa dúvida rs. Porém, descobrir a grande produvidade quando tive 6 projetos diferentes para Produção e sempre quando tinhamos um release, era fato de esquecer de mudar o hibernate.cfg.xml, para as conexões de produção, fora que toda vez já era um saco, porque tinha que configurar sempre no ambiente de desenvolvimento antes de enviar para prod.

Enfim, na pratica você só vai configurar em um lugar as config de conexão, em um único arquivo e mais nada. E o melhor, quando for pra PRODUÇÃO, veremos que lá temos outro arquivo JNDI só para PROD, que normalmente não tem porque mudar com frequência. E nos desenvolvedores precisamos apenas saber o JNDI correto, e o administrador do Servidor que se vire lá com as configs, do arquivo de conexão em produção. Isso é extremamente importante, trabalhei em um projeto do qual nos desenvolvedores não tinhamos acesso as senhas, pw de produção, somente os administradores, para nos o que importava era apenas o path do JNDI e mais nada. Para quem trabalha fazendo todos os papeis (isso lembra meu tempo de freelance rs) desenvolvedor,administrador, DBA, isso parece ser estranho, mas em projetos grandes que participei na IBM , não é assim que funciona. Desenvolvedor é desenvolvedor,Testador é testador e por ai vai. E em ambiente teste você tem até acesso ao BD, PW etc. Mas, em produção. Not.

Hoje estarei limitado ao ambiente de teste, porque no ambiente de produção há algumas mudanças significativas e quero deixar o post focado à um assunto.

Nosso projeto

Criei um projeto muito simples, pois a funcionalidade está no uso de JNDI com Hibernate em teste. Não passa de um projeto com JSF + Hibernate. Porém,vc pode configurar isso em qualquer projeto com Hibernate para que ele funcione com JNDI.


Primeiro passo:

É configurar o arquivo web.xml do seu projeto com o nome do JNDI que deseja, pode ser o nome do seu cachorro, da sua namorada, o que você quiser.

<resource-ref>

<res-ref-name>jdbc/lpjava</res-ref-name>

<res-type>javax.sql.DataSource</res-type>

<res-auth>Container</res-auth>

</resource-ref>

Segundo passo:

Após ter configurado o web.xml, informando que a conexão para o BD estará naquele path. Vamos configurar o nosso JNDI, com os dados de conexão. Em ambiente de teste, vamos configurar o arquivo context.xml que está na pasta Server do Eclipse. É nele que vai estar as config locais. Insira dentro da tag Context o Resource abaixo:

<Resource auth=“Container”

name=“jdbc/lpjava”

driverClassName=“com.mysql.jdbc.Driver”

maxActive=“20” maxIdle=“10” maxWait=“-1”

type=“javax.sql.DataSource”

url=“jdbc:mysql://localhost/apptestes”

password=“lpjava”

username=“camilolopes”

validationQuery=“SELECT 1”

testOnBorrow=“true”

testWhileIdle=“true”

timeBetweenEvictionRunsMillis=“10000”

minEvictableIdleTimeMillis=“60000” />

Observe que informamos o nome do JNDI, que este tem referencia.

Terceiro passo:

Feito isso, vamos informar ao Hibernate que ele vai usar uma conexão JNDI, para o Hibernate o que importa é o path, se amanha você muda a senha de conexão vai precisar alterar apenas o arquivo context.xml que está na pasta Server dentro do Eclipse, lembrando que isso em ambiente de teste. Abaixo como ficou meu arquivo hibernate.cfg.xml

<hibernate-configuration>

<session-factory name=“hibernate/SessionFactory”>

<property name=“hibernate.connection.datasource”>java:/comp/env/jdbc/lpjava</property>

<property name=“hibernate.current_session_context_class”>thread</property>

<property name=“hibernate.transaction.factory_class”>org.hibernate.transaction.JDBCTransactionFactory</property>

<property name=“hibernate.dialect”>org.hibernate.dialect.MySQL5InnoDBDialect</property>

<property name=“hibernate.jdbc.batch_size”>0</property>

<mapping class=“br.com.camilolopes.bean.TUsuario”/>

</session-factory>

</hibernate-configuration>

Quem usa o Hibernate ou está começando vai ver que não temos mais a property para o password ou user, uma vez que há uma referencia para um path, onde este tem referencia para um arquivo (context.xml) onde está de fato nossa conexão.

Finalizando

Teste sua aplicação, mande executar e faça uma persistencia, porem não deixe de verificar se já deu um start no banco de dados, se todos os .jars referente ao Hibernate estão no projeto e no caso do Eclipse olhe se está fisicamente na pasta lib do projeto.

Vou ficando por aqui, espero que tenham gostado do post.

Abracos, see ya guys!!! 🙂

2 comentários em “JNDI com Hibernate – Ambiente de Test”

  1. Olá,
    Eu segui os passos do post mas obtive este erro:
    Grave: Could not find datasource: java:/comp/env/jdbc/sac

    javax.naming.NoInitialContextException: Need to specify class name in environment or system property, or as an applet parameter, or in an application resource file: java.naming.factory.initial

    quando irá sair o post para ambiente de produção?

    1. olá Alexandre,
      seu arquivo de context.xml vc fez no correto? normalmente quando há esse problema é questao de configuração. Pela mensagem o seu contexto JNDI n foi encontrado. Referente ao post revisei os passos e estão ok.
      abracos,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.