Top Posts

Série Agile:Como escrever boas user stories?

Continue lendo

Instalando Java no Ubuntu 8.4 – 10min

Posted by camilolopes | Posted in Java | Posted on 29-05-2009

13

linux

olá Pessoal,

Hoje vou mostrar como é simples e rápido instalar Java no Ubuntu. Aqueles que estão querendo usar o ambiente linux como desenvolvimento(como estou fazendo) veja que a instalacao e configuracao é tão fácil quanto no windows (achei até mais rápido).A versão a qual realizei os testes foi Ubuntu 8.04 onde oferece o recurso de virtualizacao .

Esse é o primeiro post da série “Desenvolvimento Java em ambiente Linux”. Bem, estou muito feliz quando conseguir fazer um post como esse, pois para quem mim conhece sempre fiquei adiando meu estudos com linux(infelizmente) meu conhecimentos eram “básico do básico”(não quero dizer que hoje sou um especialista em linux, por enquanto, mas durante os ultimos meses tenho evoluido), porém na época tive que dar prioridade a outros segmentos como: certificação Java, inglês, java básico, JEE basico, TCC etc.(acredito que tudo tem seu tempo certo). Não que não estou dando mais atenção para os segmentos citados anteriormente, porém o cenário agora é outro. Apos ter vindo para IBM, linux passou fazer parte do meu Job every time. Então nao deu mais para fugir.

Outro motivo que estou feliz com linux é a economia com memória, incrivel em relação ao Windows. Eu já nao aguentava mais ficar cruzando os dedos quando mandava compilar simples aplicação JEE.

O objetivo desta série como ja falei é para você que quer programar, desenvolver em ambiente linux, eu mesmo nao uso mais o windows para programar. Assim outro detalhe não senti nenhuma falta do M$ Office, msn etc. Instalei o BrOffice (ja uso este desde de out/2008), instalei o gain para o msn, e o skype baixei uma versao para linux e instalei sem problemas algum em minutos usando o apt-get :)

Requisito

1.Ter o ubuntu 8.04 / superior  instalado no computador

obs.: Se nao quiser instalar o ubuntu, vc pode testar a instalacao do java via CD/DVD do Ubuntu, claro que a instalação não será permanente. Porém é uma possibilidade de ver como é instalação e configuração.

2. Está conectado a internet, alguns pacotes serão baixados durante a instalação. Até o próprio Java, pois  essa versão do Ubuntu veio com o java 1.5

Instalando…

  1. Apos a instalacao deve-se verificar qual versao do java jdk está instalado. Então abra Terminal (Applications ==> Accessories ==> Terminal)

  2. Digite java -version

ubuntu1

No meu caso eu já estou com o java jdk instalado, mas se a sua distribuicao nao tem o jdk instalado você nao deve ter a linha Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_07-b06).

  1. Antes de iniciarmos a instalacao do java vamos verificar qual jdk está disponivel. Por padrão o Ubuntu instala o JDK no diretorio /usr/lib/jvm. Entao digite o seguinte comando: ls /usr/lib/jvm, sua tela deve listar os JDK disponiveis.

ubuntu2

  1. Se a sua distruicao nao tem jdk 6 disponivel para instalacao, basta digitar o seguinte comando e aguardar concluir atualizacao.

    sudo apt-get update

  2. Após atualizacao, ou se você ja tinha o jdk 6 disponveil para instalacao agora vamos instalar o jdk no ubuntu. Então digite o comando seguinte:

    sudo apt-get install sun-java6-jdk

  3. Se pedir senha, informe para poder prosseguir com a instalacao. Essa é a senha do usuario que você está usando.

  4. Quando a instalacao concluir execute novamente o java -version e certifique que sua tela está igual a ubuntu 2 acima.

  5. Agora precisamos configurar o arquivo /etc/jvm, pois esse é responsavel em dizer qual ordem de pesquisa padrão JVM. Onde vamos informar a ultimo jdk instalado. Então digite sudo gedit /etc/jvm e deixe o arquivo como a seguir.

    ubuntu3

Configurando as Variaveis de Ambiente

  1. configurar as variaveis de ambiente é bem simples. Precisa abrir o arquivo /.bash_profile dentro do diretorio HOME. Antes disso vire root, entao digite:

    su <senha de root>

  2. Entao digite sudo gedit $HOME/.bash_profile E deixe esse arquivo conforme a imagem abaixo.

  3. ubuntu5

    Pronto seu Java foi instalado e agora você ja pode compilar suas classes .java e executa-las. Então usando um editor de texto do ubuntu crie uma classe Java e salve em qualquer lugar e depois via terminal compile e execute veja:

  4. ubuntu6
  5. ubuntu7

Bem, espero que tenham gostado e vejam que em apenas 10 passos você ja pode sair programando em Java/Ambiente Linux.

Um abraco a todos e até a proximo post da série. Assim uma novidade muito boa vejam:

dworkshttp://www.ibm.com/developerworks/br/

Related Posts with Thumbnails

Comments (13)

Finalmente!!!!
Até quem fim!!! Um sinal de Linux neste blog!!!
Você lembra do professor XYZ perguntando:
“- Onde fica o autoexec.bat, no linux?”
Tudo isso apenas para alterar as variáveis de ambiente do sistema.
Quem bom Camilo que você agora pode ver na prática e em ambiente de produção quais são as vantagens de se usar Linux. Claro que tudo tem seu lugar, mas as vantagens para quem quer programar e ter o seu pc para uso próprio e não para o gerenciador de memória do Sistema proprietário em questão são óbvias!
Parabéns, as dicas ficaram bem claras, até LOBA consegue instalar com uma dica dessas.
Abração e continue no rítimo do Linux!

Matuzalém Guimarães.

Analista de Sistemas e Segurança
Guimaraes Technology
http://www.guimaraestech.com

opa! Matu,

huau como é que esquece aquela cena? Coisa foi a cara de Santiago. heheh. Realmente agora que vejo a grande diferença de usar linux tanto para teste quando em ambiente de producao, para ser sincero nunca tinha usado linux da forma e seriedade que venho usado nos ultimos meses, tanto a trabalho quanto aos estudo em casa. Enfim, troquei de windows para linux sem pensar que poderia mim arrepender. Bem, nao testei outras funcionalidades do sistema em outros segmentos apenas para desenvolvimento e como citado o desempenho é bem melhor que o windows por exemplo.Citei a questao de memória, pois para um programador por exemplo o máximo de memoria é considerado o minimo, já que varias tecnologias tem evoluido e nisso a solicitacao pela RAM é enorme um exemplo sao as IDEs.
hehe Até LOBA conseguiria, disso nao tenho certeza…
espero continuar no ritmo sim.. 😀
abraço,

Fala Camilo!!!
Legal, enfim resolveu dar uma oportunidade ao Linux :), isso é muito bom para você.
Gostei do seu post, bem claro e “limpo”.
Só uma dica:
Ao invés do sun-jdk, pode ser instalado também o openjdk-6-jdk, normalmente quando instalo esse pacote, não necessito exportar as variáveis do ambiente… :)
Além do mais, alguns pacotes necessitam do openjdk, como por exemplo, o netbeans, se você tentar instalar ele via apt-get, ele vai pedir pra vc instalar tbm o openjdk, então vc vai ficar com 2 instalações…
Abraço

opa! Icaro,

hehe! Agora to usando linux :). vim fazer parte desse time. Excelente dica, como iniciante nao sabia desse detalhe.
O NB instalei porem nao foi via apt-get.

flw 😀 abraco

[…] – Instalacao Java  – Linux […]

[…] Instalando Java Ubuntu-Linux […]

Sempre que desejo instalar algum pacote tenho o seguinte retorno ” dpkg: não foi possível varrer diretório de atualizações `/var/lib/dpkg/updates/’: Não é um diretório
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)

Como resolvo isso?

Desde já agradeço….

ola Leonaldo,

Como vc está tentando instalar o pacote? observe a mensagem de erro, bem objetiva. Ta usando ubuntu? se tiver a senha de root, logue como esse e faça a instalacao, se a distruicacao que vc ta usando nao tem o java baixe no site da sun, a versao para linux e pronto. 😀

abraco,

valeu cara esse finalmente sim, voce devia mandar esse mini tutorial para os forum. yap…yap…yap

Muito obrigado Camilo. Seu post me foi muito util para configurar meu ambiente aqui. Valeu.

Olá Camilo,

Finalmente Deus me iluminou e fez eu encontrar esse seu blog, pois, até então, não consegui fazer as instalações de ferramentas para programação, bem como a configuração das variavéis de ambiente, por isso minha demora em utilizar o linux. Obrigado! hoje estou mais feliz e realizado. hehehe

olá Antonio,

Fico feliz em o post ter ajudado hehe. Outro mundo usar java + linux ne? Sem falar no consumo de memoria pelo S.O é quase zero.

abraco,

Ah se eu tivesse encontrado seu blog há um ano atrás. Teria programado meu tg no linux. Cara, muito clara sua explicação. Gostei mesmo. Também estou passando pela mesma situação que você, tg, certificação java, etc, mas agora estou dando uma chance para o linux. Cara, é bom demais!!!!! Valeu muito pelas dicas.

Write a comment