Importância da Certificação

Salve! Salve! Pessoal, estou aqui conforme combinado! E hoje vou falar de um assunto que é bastante discutido “A importância da Certificação”.

-Será que ela é importante? E para quem?

– Sou certificado mais não tenho experiência quais minhas chances de conseguir um emprego?

Pretendo aqui abordar os dois lados da moeda Experiência e Certificação. Feito isso vocês tiram suas conclusões e define o nível de importância em sua carreira e área de atuação.

Primeiramente vamos ver a opinião do Roberto Serson (instrutor oficial Java Sun), autor do livro Certificação Java 5 sobre Certificação observe o que ele diz:

A certificação tem diversas importâncias para um profissional como:

– melhor posicionamento no mercado

– testar o quanto você conhece a tecnologia

– as empresas procuram profissionais certificados

Para Roberto Serson a certificação é um selo de qualidade, um atestado de competência e um diferencial absolutamente indispensável, atualmente. Em alguns casos são mais importante que um diploma universitário.

Você ainda tem dúvida se é valido ou não ser certificado?

Experiência + Certificação (Certificação X Experiência para alguns)

Sei que isso é um tema de bastante discussão, em vários fóruns, comunidades, nos corredores das universidades etc. Pelo menos acho que a certificação e experiência ou experiência e certificação andam juntas e devem ser somadas e não vistas como “rivais”. A certificação é um meio de o profissional testar seu conhecimento com determinada tecnologia ou um meio de aprender de forma disciplinada uma determinada tecnologia (por exemplo, Java). Existem muitas visões sobre a certificação, porem isso vai depender mais de sua necessidade.

No meu caso, tirei a certificação para poder testar o quanto conhecia da técnica Java referente aos objetivos cobrados com a SCJP. E em breve vou querer testar o quanto conheço teoricamente sobre Componentes Web (SCWCD). Mas há aquelas pessoas que fazem a certificação achando que após sair do centro e ir na primeira empresa de T.I vai sair de lá empregado e com vencimento “gordo”. Será?

Ser certificado não garante uma vaga no processo de seleção, mais há um diferencial perante alguns concorrentes, você pode ser convocado para etapa 2 somente por sua merecida certificação.

A certificação é apenas um update em sua carreira, é um “perfume” que usamos como programador, desenvolvedor, Arquiteto etc.

A Experiência

Vale mais que a certificação já que as empresas precisam de profissionais com experiência com X horas ou X anos na área, para que o mesmo possa “tocar o barco” do projeto. Ai vem àquela questão: “tirar a certificação e não tirar não faz diferença?”

Faz sim. Você é um profissional certificado e tem conhecimento teórico /pratico testado com a tecnologia a qual foi certificado. Algumas empresas oferecem alguns benefícios ao profissional que é certificado.

O exame (a certificação) não é apenas um teste qualquer, existe metodologias, estudos, objetivos, para conseguir tão nível de eficiência e aprendizado. Além disso é necessário que o candidato se dedique ao exame por mais experiência que o mesmo tiver, vai ser necessário debruçar algumas horas aos livros, simulados etc. O que não pode acontecer é subestimar o exame, apenas pelo fato de ter 5,10 ou 20 anos de experiência.

Para Sun a experiência não diz muita coisa nesse aspecto, vá que você tenha 10 anos com Java e venha implementado todos seus software fora do padrão de nomeação iai? Será que dar para passar no exame tipo SCJP se não souber os fundamentos, as regras de OO profundamente? Pense nisso…

Como obter a experiência se não trabalho na área

Bom ai vai de cada um, basta usar a criatividade e saber usar a internet.

Você pode:

– participar de projeto open-source na área (em Java tem vários)/Ou dar inicio a um projeto open-source

-Fazer trabalhos na faculdade que possam contar como experiência tipo: mini-curso de Java (JSE, JEE, JME)

– tentar um estágio na área (mesmo que não ganhe $$ no inicio, mais que esteja adquirindo experiência, claro procure uma empresa seria)
Eu por exemplo já trabalhei 3 meses gratuitamente das 8h as 22h para poder adquirir experiência na área de T.I.

Conclusão

Enfim todo produto tem seu preço, a certificação para uns podem trazer retorno $$ e para outros agrega conhecimento e para uns foi apenas um teste, porém vai da realidade de cada um e o nível de percepção do exame, o importante é se certificar na área que deseja atuar.

Então se certifique naquilo que ti dar prazer e o que você realmente quer seguir na sua carreira. Não somos bons em tudo, cada ser humano com suas capacidades, habilidade e dons em uma área…

Por fim enquanto a experiência não vem abrace a certificação, e procure evoluir a cada dia seu conhecimento, pois sem ele não há progresso.

Como diz o SEBRAE: “Com conhecimento você vai longe.”

Espero que esse post tenha contribuído para aqueles que pretendem se certificar e os certificados de plantão!!

Para kathy Sierra: “Os empregadores se importam, os recrutadores  de executivos. Os programadores. Passar no exame provará três itens importantes para o empregador atual ou futuro! Que você sabe das coisas; que sabe como estudar e se preparar para um teste desafiador; e acima de tudo que conhece a tecnologia a de acordo com os objetivo cobrão para tal exame. Se um empregador tiver que optar entre um candidato que passou no exame e outro que não tenha passado ele saberá que o programador certificado não precisara se demorar no aprendizado.”

Flw! E até Sexta!!!

11 comentários em “Importância da Certificação”

  1. Caro, estou no caminho da certificacao, estudando bastante mas ainda sim com essas duvidas que voce aborda no post, foi de grande ajuda para me convencer de que vale a pena sim e esclarecer os objetivos!
    parabens cara!! Muito bom!

  2. Valeu cara… o comentári no blog foi de muita ajuda!
    Gostei da idéia que deu de adquirir experiência, mesmo que seja por meio de estágio, projeto open source…
    Deixou muito claro a importância de experiência e certificação…

    Parabéns!!!

  3. É engraçado dizer isso mais uma coisa a certificação produz uma sensação boa no profissional, é prazeroso para como pessoa receber um titulo por sua dedicação.

  4. Camilo, a questão é o seguinte: recentemente na empresa em que trabalho foram abertas vagas para analista de sistema. Dois candidatos se destacaram: um por sua experiência de 5 anos como analista e o outro por suas 4 certificações. O primeiro possuia apenas certificação SCJP e o outro possuia SCJP, SCWCD, SCBC e a primeira parta de SCEA mas não tinha experiência na área. A empresa optou pelo cara que tinha mais experiência. Você achou correta a decisão da empresa? Faria o mesmo ou não?

    abs

  5. Salve ,

    Camilo adorei sua iniciativa, que me ajudou a tirar minha certificação, hoje fui aprovado na exame com 70% de aproveitamento

    []’s
    Ricardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.