Hibernate com Pool de Conexão

Olá Pessoal,

Hoje o post é bem simples, na verdade considero este como uma continuação do post sobre pool de conexão. Vou mostrar aqui como fazer hibernate usar o pool de conexão através de uma JNDI. Então será um post bem pequeno, já que vou adicionar apenas as informações referente ao arquivo hibernate.cfg.xml. Se quer comecar do zero, veja o post anterior.

Lets go…

Configurando

  1. Certifique-se que você tem no seu projeto o arquivo context.xml e web.xml configurado corretamente.

  2. Tanto faz se seu projeto é JSF Project ou Dynamic Web Project desde que seja para plataforma JEE.

  3. Não esqueça de adicionar os .jars do hibernate ao seu projeto, se tem dúvida veja neste post.

  4. Agora vamos para a parte mais simples, configurar o arquivo hibernate.cfg.xml. Então deixe seu arquivo conforme abaixo:




java:/comp/env/jdbc/blog
thread
org.hibernate.transaction.JDBCTransactionFactory
org.hibernate.dialect.MySQL5InnoDBDialect
0



 

Pronto observe que agora seu arquivo de configuração do hibernate ele “aponta” para o JNDI que criamos, e quando o schema ou caminho do BD mudar, vamos apenas alterar lá no JNDI e o hibernate já pega a nova informação. Simples não?

Abracos, espero que tenham gostado do post.

Um comentário em “Hibernate com Pool de Conexão”

  1. Parabéns pelo post Camilo,
    Até o momento sempre utilizei o c3p0 para controlar o pool de conexões, porém nunca consegui sanar o problema de reconexão após inatividade do tomcat em produção. Segui seu tutorial, passando o datasource para o context, porém fiquei com uma dúvida, a utilização deste método invalida ou impossibilita o uso do c3p0 do hibernate?
    Inclusive lendo o manual de referência encontrei uma não indicação do pool interno do hibernate. Você costuma utilizar qual método em relação ao pool de conexões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.