Git na prática: Entendendo o rebase

Olá Pessoal,

No post de hoje vamos entender o rebase que temos no git.  Acho umas das mais importantes features do git.

Lets go…

Starting …

O rebase é algo tão comum quanto tomar café todos os dias. Na prática, precisamos dele quando estamos trabalhando na branch e sabemos que o repositório master foi atualizado por outros desenvolvedores e precisamos ter nosso branch atualizado, concorda? Não  é nada legal ficarmos trabalhando na branch com o código de 2 dias atrás. Podemos ter problemas e sérios conflitos aqui na hora do merge, o melhor é que se for ter conflito que seja pequeno e de imediato.

In practice

Considerando o cenário dos posts anteriores onde temos a branch development, vamos supor que ficamos trabalhando na branch por alguns dias e a master sofreu alteração, alguém adicionou um novo arquivo lá e fez o commit.

E agora precisamos trazer esse novo arquivo para o branch, assim vamos garantir que nossa branch está igual à master.

Para isso:

1      Vamos na branch git checkout development

2      Dizer para realizar um rebase da branch master

git rebase master

E o que acontece aqui?

Simples, o git se encarrega de colocar os commit que foram feitos na branch em uma branch temporária e pega os commits da master e coloca na branch, depois ele pega os commit que ele mesmo colocou na branch temporária e coloca de volta na branch development. Aqui ele valida commit por commit, ou seja, é possível ter conflito e teremos que resolver manualmente. Veja como ficou o branch com o novo arquivo que tínhamos apenas na master:

A seguir o ciclo:

E depois que terminamos de trabalhar com a branch podemos fazer um merge, como vimos nesse post. E termos a master atualizada, conforme podemos ver na última imagem (de cima para baixo).

Esse é o rebase. Simples, não?

See ya !! Abraços.

Um comentário em “Git na prática: Entendendo o rebase”

  1. O desenho não ficou bom para o entendimento real do que o rebase faz. Também faltou explicar as diferenças entre merge e rebase, e os impactos que um rebase pode causar dependendo do cenário do momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.