Formatura Sistemas de Informação :)

chapeu-de-formatura1

Ae! pessoal! Venho mais uma vez compartilhar com vocês uma vitória em minha vida :). No ultimo sábado apresentei minha monografia e fui aprovado com 9.4. Segundo o relatório da banca perdi 6 décimos devido ter ultrapassado 5min do tempo da apresentação hehe :).

Aproveitando o momento estou disponibilizando minha monografia, apresentação e alguns materiais de auxilio para quem está na fase de desenvolvimento ou pretende dar inicio ao seu TCC. O arquivo dicas.zip contém artigos “como fazer uma monografia?”como defender sua monografia” etc.

Esses materiais contribuíram para que o êxito fosse obtido durante esses 10 meses de desenvolvimento.

Na verdade iniciei minha monografia em outubro/2007, entre o período de outubro/07 ~ fevereiro/08 foi o tempo para escolha e troca do tema, que aconteceu N vezes e isso fui fundamental para chegar ao tema final.

Para aqueles que acham que um TCC não tem valor, veja o conseguir aprender:

  • disciplina: Definir horário para estudo e pesquisa e segui-los

  • pesquisador: saber como procurar na Internet isso aqui é um poço de informações, porém se não filtrar não adianta muita coisa. Além de ter a paciência de ler mais de 1 livro do mesmo assunto. Ex.: perdi as contas de quantos livros de engenharia de Software, eu li de diferentes autores.

  • Organização: você deve ter um planejamento de quando vai terminar cada etapa e se caso atrasar ter um plano B.

  • Informação: Não adianta ter muita informação no cérebro e não saber passar para o papel, um TCC força isso. Além de ter aprendido sobre o tema.

  • Metodologia: Existe uma maneira de escrever e organizar as informações para um material cientifico, que é muito show,  além de ser  uma leitura desconfortável. Aquela frase “quem cita muitos os outros é por que não tem opinião própria” acho ela infeliz. Até por que um trabalho científico não é uma opinião própria.

Materiais úteis:

  • Esquema TCC: esse material aqui é muito importante daqui que nasce o tema. Recomendado para quem ainda estar na fase de escolha do tema e o que abordar. O segredo é ir preenchendo.  Download

  • Cronograma: Aqui você define as fases do seu projeto. Segue o meu.Download

Meu tema: Implicações de Refatoração em desenvolvimento e manutenção de Software

Problema: Quais as implicações de refatoração em desenvolvimento e manutenção de Software

Objetivo geral: Verificar as implicações da técnica de refatoração em desenvolvimento e manutenção de Software.

Download Monografia

Download Apresentacao

Download dicas.zip

Para quem não conhece o que é refatoração veja o post a seguir:

Refatoração

abraco! A todos! Have a nice day! 🙂

10 comentários em “Formatura Sistemas de Informação :)”

  1. Ae kra, bacana, parabéns pela conclusão de sua Monografia … sei o qto deve estar satisfeito, pois tbm terminei a minha a pko, nao foi avaliada ainda pela banca, mas já esta entregue. Tema meio parecido com o seu, apliquei refatoração para aplicação de Design Patterns … parabéns tbm pelo Blog, sempre com ótimos posts … quem sabe qdo a banca avaliar a minha Monografia e eu efetuar as devidas correções possa enviar-lhe c tiver interesse … T+

  2. Salve Grande Camilo!!! Parabéns cara, por mais esse grande passo que você deu na sua vida e carreira! Posso imaginar o quanto você está feliz neste momento. Final de período é muito complicado, muita correria! Mas, a recompensa vem logo após, com o alívio de ter desempenhado um grande trabalho. E p***, fiquei MUITO CONTENTE ao ver o meu nome em seu trabalho de conclusão. Tenho certeza que seu futuro será muito brilhante. Mesmo sem nos conhecermos pessoalmente, mas sempre nos ajudando, percebo o quanto você é uma pessoa dedicada. Muito sucesso Meu AMIGO! E, conte comigo. Estarei a ajudar em tudo que estiver ao meu alcance.
    Abraços

  3. Opa parabéns Camilo, grande momento, aproveite e colha o que plantou durante a faculdade.

    Abraços.

  4. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pela conquista (Curso).
    Estou estudando para tirar a certificação SCJP e adivinha por qual material para me orientar nos estudos estou utilizando… O seu! Minha visita aqui agora será, na medida do possível, diária.
    Até mais.

  5. Fala Camilo!

    mais uma vez um show de organização …

    e o melhor, um show de humildade disponibilizando e passando o caminho sas pedras, parabéns.

    grande abraço.

  6. Ótimo post Camilo!!!

    O material é muito bom! Já me ajudou e está ajudando na construção da minha monografia.

    Valeu Camilo pelo material disponibilizado e pelas dicas.

    Abraços

    José JÚNIOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.