Top Posts

Série 3 JSF + Conexao Mysql NB

Continue lendo

Sobre o exame 310-055/SCJP

Posted by Camilo Lopes | Posted in Certificacao | Posted on 31-03-2008

13

Salve Salve! Bom hoje vou falar um pouco sobre o exame 310-055 e aqueles que pretendem ser Sun Certified Programmer Java – SCJP vai algumas dicas. O que vai conter aqui é apenas minha experiência que tive com essa certificação em minha jornada de 14 meses de estudo.
As informações sobre o exame 310-055 encontram-se: Site da Sun
Livros Recomendados:
– Guia Certificação Java – Exame 310-055 – Kathy Sierra

– Certificação Java 5 – Roberto Rubinstein

Obs.: Ambos disponível em portugues

Como fazer o exame?

Para fazer o exame é simples basta ligar para Sun 0800-55-7863 e solicitar o voucher* e informar qual exame deseja: SCJP, SCWCD, SCJA etc. Após a solicitação em até 2 à 3 dias úteis você recebe um e-mail para efetuar o pagamento em boleto do voucher que custa R$ 330,00 (no Brasil). Após a confirmação de pagamento a Sun envia o voucher para o endereço informado na solicitação em até 20 dias.

*Voucher – é um passaporte que você vai usar para marcar sua prova.

Validade: Você tem até um ano para fazer a prova.

Marcando o exame: após ter estudado bastante é hora de marcar a prova, e o processo é feito apenas on-line. O candidato deve marcar o exame de 10 a 15 dias antes da data que pretende fazer. Pois caso seja necessario cancelar o exame somente é possivel até três dias antes da data agendada.
Ex.: Agendo o exame para dia 20/03/2008 então somente posso cancelar esse exame até o dia 17/03/2008, porém tem que ter cuidado com o fuso horário, pois não é baseado no horário de Brasília.

O exame:

Antes de iniciar o exame real, a Sun vem com umas 10 perguntas apenas para saber o nível dos candidatos do exame. Porém como há humores de “força maior” sobre esse mundo, dizem que não recomendado marcar a opção “Expert”. Então marquei beginner e não é necessário ler o que está perguntando não, assim não perde tempo, apesar que dizem que o tempo nessa parte não conta, mais no momento não prestei atenção.

Fase 2: As primeiras questões. A Sun durante todo o tempo vai tentar tirar sua atenção, como por exemplo:

protected class Teste1{

int z=10;

public static void main(String ars[]){

int z=10;

System.out.println(z);

}}

A – Compila e imprime 10

B – Não compila por que mudou o nome de “args”

C – Lança uma exceção NullPointerException

D – Não compila

A resposta para essa questão é letra D. Devido o modificador protected não ser um modificador válido para classe pai.

O que é mais cobrado no exame?

Percebi que o exame é bem focado nos seguintes objetivos: fundamentos e OO. Porém entender OO de forma fluente é uma boa garantia de se passar no exame, mesmo que o programador não seja um expert em API, threads etc.

Como são cobrados os novos recursos Java 5?

Os novos recursos Java 5 são cobrados a todo momento. Como as regras de Wrappers, generics, var-args as novas api. No meu exame 30% das questões ficou para esse aspecto. O exame está bem direto ao objetivo: “de ficar longe dos bits e mais próximo das Api.”

E o tempo é suficiente?

Sim. Porém o candidato deve estar bem preparado para o exame. Caso contrário o tempo se esgota e o candidato vai marcar a última questão restando apenas 5 minutos . E isso aumenta o risco de ver a mensagem “fail”.

Estilo das questões do exame: total 72 questões

Múltipla escolha: é onde tem mais pegadinhas muita atenção a elas e desconfie daquelas que as respostas aparentam ser obvias. Antes de responder análise sempre as respostas e o código. E veja se há quebra das regras de fundamentos, OO antes de marcar a opção que demonstra ser a mais obvia.

Drop: dizem por ai que são as questões mais complicadas no exame, porém em minha opinião considero um “certo mito”, pois é uma das questões que o candidato tem certeza que uma das opções dadas tem que ser preenchido nas lacunas em branco e que o código ali está correto. Não há pegadinhas nessas questões. Porém exige que o futuro programador tenha praticado e muito durante a fase de preparação, já que esse tipo de questão está bem próximo das questões mais praticas.

Mais de uma opção correta/errada: Essas questões também tem pegadinhas como as de múltipla escolha. Porém a diferença aqui que o exame informa quantas opções você deve marcar. Se o exame mencionar duas corretas/erradas, localize as duas respostas.

Táctica de ser um bom administrador de tempo no exame

– Primeiro fazer todas as questões do exame normalmente, quando a questão for muito longa e tiver uma sintaxe com mais de 30 linhas marque para revisar. As drop não faça logo de cara, apenas abra a questão olhe as opções anote o número da questão e do lado coloque a resposta que achou válida. (essa questão consome muito tempo)

– Após ter feito todas as questões simples, você vai estar no final do exame ele vai ti informar que algumas questões não foram respondidas, ou seja, ficou em branco. Claro que você sabe que são as de drop ( no meu caso somente apareceu 10 questoes desse tipo) então vá fazê-la porém agora com mais calma e nessa altura sua ansiedade de saber quais as próximas questões não existe mais.

– Agora resta as questões marcadas para revisar e analisar. Tinha questão com código com 45 linhas.

– Pronto agora vamos estar na casa de +- 1:20h para terminar o exame então pode dar uma relaxada nesse momento(se espreguiçar, beber uma água). Em seguida começe a fazer o simulado novamente revisando da primeira questão e perguntando por que? As outras alternativas não são verdadeiras? Exceto aquelas que estavam claramente que não compilava (onde você já identificou isso na primeira fase).
Terminando isso devem faltar uns 20 minutos para o final do exame. Ai você decide se vai finalizar o exame ou revisar mais uma questao. No meu caso finalizei pois começei a sentir uma leve dor de cabeça.

– Na revisão é normal identificar às pegadinhas, e as possíveis questões que você estaria perdendo, por uma pequena falta de atenção.

– Não revise as questões de drop, se tentar o exame vai apagar a sua resposta anterior.Porém se tentar o exame emiti uma mensagem a respeito. Esse foi um dos motivos que deixei por ultimo as de drop.

Tempo nas questões:

Não demore mais de 3min em uma questão seja ela qual for. Assim você ganha tempo na revisão.

Conclusão:
Antes do exame procure relaxar e não pegar no livro de forma do tipo “querendo aprender”. Apenas leia resumos, e pegando um papel em branco e anotando todas as regras que surgir em sua mente sobre cada assunto.
Procure também dormir bem antes do exame para não chegar com o corpo muito cansado e o dia que escolher também é essencial não faça o exame em um dia que você está muito cansado tipo uma sexta-feira seu corpo está pedindo o final de semana. No meu caso escolhi s segunda-feira, pois começo a semana com bastante energia.

No dia do exame procure chegar 30min antes e relaxar o máximo possível, converse com a secretaria do centro autorizado, ouça uma musica (para aqueles que têm mp3/mp4). E depois é partir para a sala de justiça.

Falow! Abraços a todos e espero que tenham gostado.

Related Posts with Thumbnails

Comments (13)

Que show Camilo, estou gostando do blog, atualizado bons assuntos.
Very good =)

Parábens Camilo pela sua iniciativa…

continue postando no blog…

abs

Muito bom ! Tirei recentementea SCJP e estou estudando para SCWCD, estoui esperando para ter mais segurança em todo assunto pois a porcentagem é consideravelmente mais alta que a da SCJP. Porém eu recomendo fazer os exames em inglês, pois o código traduzido é meio incomodo.

Parabéns =)

Opa! Valeu Galera!! Toda Segunda e Quinta o blog será atualizado!!!

O material é bacana, vou aproveitar muitas sugestões.
Obrigadopor compartilhar.

valeeeeu

Salve Camilo,

qual dos dois livros vc indica: Guia Certificação Java – Exame 310-055 ou Certificação Java 5 ??? ou ambos ?!

nao sei se faço um curso na Squadra ou compro ambos e estudo por conta própria

grande abraço

opa! Renato,
bom sao livros com objetivos diferentes:
O certificacao java 5 – tem bastante simulados para vc fazer e uns resumos no final de cada capitulo, porem sao resumos ao pe da letra mesmo.
E o 310-055 – eh com o objetivo de ensinar realmente o conteudo da prova e testar com os simulado no final de cada capitulo.
Somente com o livro da kathy vc consegue fazer a prova, mas se puder compre o outro livro. Eu comprei pq sempre q estava com tempo livre fazia as questoes, tipo no onibus ia respondendo e talz.. qto mais simulados fizer melhor. Agora um detalhe o livro certificacao java 5 muitas questoes vieram do whilabs, sun etc. tem alguns erros la de traducao, mais besteira. Porem o autor diz que é dele :S

Bom dia Camilo,

Já estou estudando faz um tempo, gostaria de saber o que você me aconselha de simulado para o exame.

olá Ricardo,

Aconselho o whizlabs, este é um excelente simulado e está acima do exame se tiver tirando 70% no whizlabs pode fazer a prova tranquilo.

abraco e bons estudos.

Olá Camilo,

gostei muito do post, parece que cada vez mais que leio sobre o assunto fico mais assustado… mais estou seguro de que vou conseguir. Comecei a estudar tem 3 semanas e estou me baseando no livro de Kathy.
Estou estudando pelo livro em inglês, como não sou um expert em inglês ainda estou perdendo um pouco de tempo. Decidi comprar o livro traduzido, porem li em alguns forums e percebi que existe algumas resistências pelo pessoal em estudar por ele. Gostaria de saber o que você acha?
Parabéns pelo seu trabalho neste blog!

ola Flavio,

Pois eh e vai ficar assustado mesmo, tem coisa que nem passa na nossa cabeca e aprendemos com o estudo para scjp ne? Bom eu adoro estudar para certificacoes pena programei tirar 3 ano, mas tive mudancas nao programas no trabalho que aumentou minha carga horaria e nao vou conseguir as tres que planejei no maximo 1. A SCWCD por falar nisso, eu to usando um livro em port. que ganhei da editora e nao to tendo problemas que afete o entendimento, qdo fico na duvida vou na documentacao. E para scjp eu usei o livro em portugues nao tive problema algum a edicao mais recente quase nao ha erros de entendimento do de digitacao, ao contrario da primeira que realmente era impossivel.
Eu sempre busco tirar obstaculos do meu caminho :d
abraco,

Write a comment