Top Posts

Troubleshooting Alterando o context-root no Jboss AS 7

Continue lendo

Minha Experiência na HP

Posted by camilolopes | Posted in Carreira TI | Posted on 04-03-2012

4

Olá Pessoal,

O post de hoje não é nada técnico. O objetivo é compartilhar com vocês minha experiência de um pouco mais de um 1 ano na HP. Estarei me desligando da empresa nos próximos dias. Solicitei o desligamento por motivos pessoais. A seguir falo um pouco sobre como é trabalhar na HP, o que aprendi nesse tempo tão curto e motivo dessa decisão.

Lets go…

HP

Confesso que antes de entrar na HP eu achava que ela era apenas uma empresa de impressoras. Mas, fiquei surpreso o quanto a HP é grande e a quantidade de areas que a empresa lidera tanto no Brasil quanto lá fora. Internamente a empresa não parece ser tão grande, parece que a ideia do Hewlett & Packard estão mais vivas que nunca, quando ele disse há 70 anos atras : “HP ainda será uma empresa global, mas internamente vai parecer uma empresa pequena”. E pior que não é verdade? Aqui muitos se conhecem, tem um clima fantástico, a empresa busca ao máximo nos manter atualizado das noticias da empresa. Eu não lembro de ter me levantando algum dia e achar que estava indo para uma grande empresa onde poucos se conhecem e aquele espirito de empresa grande demais com sinal de pouco relacionamento e sensação de estar perdido entre os mais de 300 mil funcionários. Mas, na HP foi o inverso do que imaginava. A empresa busca valorizar seus talentos, as pessoas não são recursos. A ética profissional dentro da HP é algo muito forte e é aplicada quando necessário independente de quem é você dentro da organização. Reconhecimento e valorização das pessoas são outros valores da HP.

Antes de entrar na HP sempre encontrava  ela entre uma das 500 melhores para se trabalhar. Bem, eu tinha minhas dúvidas sobre essas pesquisas para ser sincero. Mas, vi que elas são reais e segurança.Falo por experiência,pois ano passado fui selecionado para dar um feedback e o sistema para coletar essas informações mantém sigilo absoluto das informações que estão sendo passada. A HP merece ser reconhecida como uma das melhores empresa para trabalhar por vários motivos, citarei alguns deles na minha opinião:

  • transparência;
  • honestidade;
  • flexibilidade no horário;
  • confiar nas pessoas;
  • é uma empresa focada nos valores das pessoas;
  • segurança;
  • rotatividade praticamente zero;
  • salário dentro do mercado;
  • possibilidade de desenvolvimento de carreira dentro da HP;

etc

Foi uma das melhores empresas que já trabalhei até hj. Quem trabalha na HP  passar ter uma paixão, amor que é dificil descrever. Sempre terei o orgulho em dizer que já fiz parte da familia HP.E com certeza está lista das empresas que eu voltaria a trabalhar no futuro.

Minha experiência no HP R&D

Antes da HP eu nunca tive a oportunidade de poder trabalhar em um Lab. Para ser sincero era um dos meus sonhos que tinha no inicio da minha carreira. E atingir esse objetivo no final de 2010 quando passei no processo da HP. Realmente em um Lab  tudo é diferente. O foco é inovação, melhoria e aprendizado. Achar que sabe tudo, é um problema. Na verdade estamos aqui para buscar diminuir nossos erros e não achar que não vamos errar. O contato ou a possibilidade de contato com diversas tecnologias é uma das vantagens em trabalhar em um lab. É fora do comum o quanto pode-se aprender ou precisa no menor tempo possivel. Na HP R&D que fica aqui em Porto Alegre/RS há três laboratórios com diversos projetos trabalhando com N tecnologias: Java,C,C++, Ruby, Android, IOS, Cloud computing, E-print etc.

No meu caso aprendi um pouco de cloud computing devido essa experiência aqui no lab, pois não foi um conceito apenas do que é cloud computing, mas tive que além de desenvolver para cloud, tive que testar, brincar com a solução em cloud da HP chamada de HP Cloud System Matrix.

Enfim, foi uma experiência não só técnica, mas comportamental que agregou bastante na minha vida. Hoje vejo que foi uma das melhores decisões que pude tomar no final de 2010 foi ter vindo(saindo de SP) para o Sul e ter conhecido a HP.

E por que sair?

Certamente você pode está se perguntando isso. O motivo que estou saindo, já que falei tão bem da HP. Sim, falei pq é minha visão sobre a empresa e recomendo como um bom lugar para trabalhar. A minha saída é por motivos pessoais.

Gostaria muito de continuar na HP (quem sabe um dia retorno?), mas outros desafios estão calling me e preciso passar por eles para que eu possa atingir outros objetivos na minha carreira. Toda decisão tem um risco onde o resultado pode ser positivo ou não. E talvez isso que me fez tomar essa decisão, como eu gosto de correr risco (calculados), o qual me serve como um combustivel na minha vida, para ser sincero me sinto muito melhor quando estou assim.

Esse foi meu overview sobre HP, espero que tenham gostado. Se amanhã surgir uma oportunidade para você ir trabalhar nessa grande e fantastica empresa e estiver com muita vontade de ir, não deixe a oportunidade passar e verá que a HP além de ser uma grande em TI, ela  é uma empresa humana que tem preocupação com seus funcionários. Outro detalhe o site de recrutamento da HP funciona de verdade. Se encontrou alguma vaga interesante, cadastre seu cv lá e aplique-se a ela. Se estiver no perfil HP entrará em contato.

Abraços, see ya !!!

Related Posts with Thumbnails

Comments (4)

É, meu amigo, sinceramente não entendi o motivo.
Talvez, caso sinta-se à vontade, possa me explicar melhor um dia…

Não vou julgar que tenha feito uma escolha certa ou errada, até porque não faço ideia do motivo que te levou a tomar esta difícil (???) decisão, então seria um julgamento MUITO preciptado de minha parte.
Só quero te desejar muito sucesso, pois conheço de perto o seu talento e tenho certeza que essa escolha não foi em vão e que algo bem melhor está por vir.

Saiba que sou um grande admirador do seu trabalho!

Um grande abraço,

Alan Andrade

grande Alan,

Hehe. Simples. Alinhamento com meus objetivos para curto e médio prazo. Nesse momento na HP não há oportunidades disponíveis para que eu possa atingir esses objetivos. E elas estão em outros locais, que exigiram a minha mudança de empresa. Como vc me conhece sabe que sou guiado aos meus objetivos em primeiro lugar, então este sempre vai prioridade acima de tudo :).

abracos,

Olá Camilo,

imagino que sua saída da HP estava nos planejada desde quando você foi contrato e que agora virá o próximo passo no seu planejamento profissional que, aliás, deve ser bem metódico.

Boa sorte! Que você atinja todos os seus objetivos.

Abração,
Junior Gonçalves

Olá Camilo!

Fiquei feliz pelo seu post, pois, passei para trabalhar na empresa e com seu post me deixou muito animada… Espero que você venha ter um futuro brilhante e claro, teve u motivo sério para você tomar essa decisão. Sucesso!

Write a comment