Top Posts

Inserido/Recuperando informações MySQL com Java + Eclipse

Continue lendo

Estudando Speaking English

Posted by camilolopes | Posted in Inglês | Posted on 02-09-2010

2

Olá Pessoal,

Após da ultima série onde vimos como estudar o READING. Recebi alguns emails perguntado por que um iniciante não poderia aplicar aquela metodologia que discutimos no outro post?! Bem, na minha visão um iniciante ele deve ter uma carga balanceada de reading, acho que quem quer aprender o idioma para se comunicar de fato, deve reservar as energias iniciais para a comunicação, ficando mais exposto, ouvir muitooo e nada mais que usar aquelas regras gramaticais dentro do speaking de forma “fluente”. O reading é algo que vem automaticamente com o desenvolvimento das outras áreas. Falo isso por experiência própria.

Hoje veremos como estudar SPEAKING. Mas, Camilo não vejo segredo nisso, para alguns é apenas sair falando falar e pronto.

Bem, não é assim que as coisas funcionam,veremos o por que?!

Lets go…

SPEAKING

Falar bem não é uma coisa fácil, mas é o que todo estudante de um segundo idioma deseja. É o poder de se comunicar forma tranquila(e se for com os nativos, é too excited). O que vc deve ter em mente que apesar de você já ser um advanced/fluent é comum ter aquele frio na barriga, as pernas tremer um pouco, qdo for falar usando a segunda língua. Isso são fatores que não são do idioma e sim de você. Um exemplo clássico eh uma entrevista de emprego seja ela em português ou inglês, sempre vai dar aquele “aperto” no dia da entrevista, por mais experiência que o profissional tenha na área. Mas, não vamos falar disso agora. A pergunta é: “Camilo, como desenvolver uma boa comunicação em inglês?”. Não posso deixar de mencionar que não sou especialista no idioma, é apenas minha opinião com base em conselhos que recebi de especialistas no meu processo e também aprendi com os meus erros/acertos.

Eu acredito que antes de mais nada vc deve ter o hábito de se comunicar em inglês sempre que puder, ainda mais quando não mora no país de origem, sabemos que hoje temos varias ferramentas como skype para ajudar no processo, eu mesmo sou usuário nato do skype para conversar com meus amigos brasileiros, porém la conversamos em inglês :D.

Outro ponto, que alguns alunos acreditam, somente porque recebeu o certificado de uma escola,  e a partir dai eles nunca vão esquecer o idioma e sempre vão falar bem. Não é assim que funciona,vc não vai esquecer as regras, mas sem praticar vai cometer erros na pronúncia, na forma de explicar algo oral e até erros grosseiros de gramatica. É o mesmo que ficar sem praticar determinado esporte por anos, vc não esquecer a forma de praticar, mas falta equilíbrio,ritmo com certeza vão aparecer.

Eu tenho usado as estratégias  a seguir para MELHORAR meu speaking gradativamente:

  • estar preparado para as aulas previamente no que diz respeito ao conteúdo (tema da lição) a ser discutido (isso se você estuda em uma escola).
  • estar pronto para abordar os temas trazendo conteúdo novo, pontos de vista seu ou de outros autores, ou seja, ter argumentos para discutir (pesquisar o assunto)
  • estudo pronúncia em um curso que adquirir por apenas 25,00 e este tem ajudado bastante, pois palavras simples é onde cometemos mais erros de pronuncias, tais como: love, big, bit etc.

Não se espera de um aluno advanced/fluente, participando de uma reunião de negócios, dizendo apenas: “I agree”. Não faça isso. Procure debater e se expressar dizendo o por que da sua opinião etc. Isso concerteza vai trazer para o próprio aluno um poder e maior satisfação com o próprio idioma e o investimento que fez. Não queira ficar fugindo disso e se limitando a responder algo sempre com respostas curtas, por medo de errar no SPEAKING. Mas, antes se prepare para aquela situação. Falo isso por experiência eu tinha muitoooo “medo” de ir para as reuniões com o nativo em um projeto internacional que participei. Porém isso foi a um bom tempo atras, não posso negar que ia com pé atras, porque ficava com receio de eles pedirem para eu explicar algo alem de ter que responder apenas o “I agree”. E usando a estratégia acima, que foi a chave da salvação pois um dia eu precisei explicar algo para todo o meu time americano e não tive para onde correr, dai sair da zona de conforto do “I agree”. E também resolvir arriscar e saltar esse novo obstaculo, a partir dai fui ganhando confiança e ficava contando os dias quando eu tinha que explicar e ficar batendo papo com eles, pq era uma forma de colocar em pratica, ver os erros e corrigir, mas em casa nos meus estudos eu treinava isso para diminuir o nro de erros.

Vou ficando por aqui e espero que tenham gostado do post e até o próximo. See you next post!!

Related Posts with Thumbnails

Comments (2)

Don’t forget your native language :)
“Com certeza” is the right way to write. (see in “… Isso concerteza vai trazer para o próprio aluno… “).

Nice post!

opa! nao posso mais confiar no word. 😀 meu deus.
thanks 😀

Write a comment