Top Posts

Série AngularJS: Aprendendo usar Deep Linking ou Rotas

Continue lendo

Entrevista: Testador de Software – Daniela Custodio

Posted by Camilo Lopes | Posted in TI/Review Livros | Posted on 01-05-2009

4

Olá Pessoal,

Dando continuidade a nova série de entrevista profissionais. Esse mês resolvi entrevistar uma colega de trabalho a Daniela Custodio. Por que escolhi a Daniela? Bem, para quem acompanha o blog, ano passado publiquei um artigo sobre uma nova certificação e como está o mercado brasileiro para a demanda de “Testador de Software”. E por acaso conheci a Daniela no finalzinho de 2008 e discutindo sobre carreiras, qual é a função da Daniela? Especialista em Testes de Software. Então não joguei fora a oportunidade e fiz um convite, para ela falar um pouco como é essa área e como está a demanda. Para quem quer investir na área e conhecer um pouco mais vale apena conferir a entrevista da Daniela.

Let’s go….

Links interessantes:

danirosto

Daniela Reis Custodio

22 anos – Campinas SP

Atualmente trabalhando  em uma multinaciona situada proximo a Hortolandia/SP como Test Analyst em projeto Americano

Idiomas – português, inglês

danielareiscustodio@gmail.com

  1. Camilo Lopes: Olá Daniela, você pode falar um pouco de sua profissão para os leitores do blog?

Daniela: Graduando Ciência da Computação 2º ano na Faculdade Anhanguera de Campinas. Trabalho nessa companhia há 8 meses como Analista de Teste. Conheço a linguagem de Java há 4 anos e estou estudando para tirar a certificação SCJP o mais breve possível.

  1. Camilo Lopes: A função de analista de testes tem como “elaborar planos de testes, funcionais e/ou estruturais, consistentes com a tipologia de requerimentos, restrições e critérios de aceitação de produtos e serviços definidos com o Cliente e observando as diretrizes aplicáveis definidas no framework / processo ou metodologia selecionados para uso no projeto e tecnologia utilizada para implementação da aplicação” você pode falar como acontece na prática cada momento descrito acima?

Daniela: Um analista de testes deve, primeiramente, seguir a metodologia que seu projeto adota como qual ou quais softwares serão utilizados para a elaboração de testes, a execução e etc. Onde estou atualmente, devemos ler o um documento enviado que é chamado de “Requerimento”. Este documento é enviado ao time responsável onde deve conter diversas informações as quais deverão ser utilizadas para a elaboração dos tests cases ou o tão chamado testes. Após a leitura do mesmo, devemos passar para um arquivo onde estarão os testes criados e que serão enviados ao cliente para a aprovação do mesmo. Após aprovado e autorizado é iniciada a execução.

  1. Camilo Lopes: o analista de testes tem algum contato com os desenvolvedores? Ou isso é evitado para não influenciar nos testes?

Daniela: Sim, porém quando há os defects(defeitos) são os momentos onde há mais contatos. Isso é bom porque sempre quando andados juntos, os problemas serão resolvidos mais rápidos. Se não houvessem o contato com eles, ficaríamos a merce!

  1. Camilo Lopes: Se existe algum “plano de testes” no seu projeto e como este é desenvolvido?

Daniela: Desenvolvemos o plano de teste através de um programa de texto, onde escrevemos resumos do que vamos utilizar e depois de tudo feito é so criar os testes com os textos criados.

  1. Camilo Lopes: Quando inicia a fase teste? Após todo desenvolvido ter acabado, antes da primeira linha de código, ou tudo é feito paralelamente?

Daniela: A fase de teste começa quando após a criação dos casos de testes enviamo-os aos gerentes do projeto, e os mesmos fazem leitura do mesmo se serão ou não aprovados para começar. Após o retorno por eles, começamos a execução. Tudo isso e feito paralelamente e da maneira correta para não pular as etapas.

  1. Camilo Lopes: Qual é o pré-requisito para um profissional que deseja trabalhar como Analista de Testes?

Daniela: Para se trabalhar aqui, o principal pré-requisito é ter uma boa comunicação na lingua inglesa. Também deve ser estudante pois as vagas para testes são iniciadas como estágio para após o desenvolvimento da pessoa ela ser avaliada se sera ou não funcionário. Só mais uma observação, o que digo aqui é da companhia onde trabalho, quanto as demais não sei como é a procedencia.

  1. Camilo Lopes: Como você ver a carreira, tem futuro ou é algo “fogo de palha”? Realmente vem surgindo vagas e procura de profissionais nessa área e que vale apena investir?

Daniela: A carreira de testes cada vez mais tende a subir. Devido a fatores da crise que houve nos USA, a demanda da área de testes crescerá bastante ainda. A procura de vagas subiu bastante, porém ainda faltam bastante são profissionais com o inglês. Então vale a pena fazer um curso e ir atrás de uma oportunidade.

  1. Camilo Lopes: Há quanto tempo você vem desempenhando essa função e o como esta profissão afetou sua carreira profissional, ou seja, o que conseguiu aprender?

Daniela: Estou na companhia há 8 meses porém como Analista de Teste somente há 4 meses, devido a grande demanda que houve por aqui. Esta área afetou bastante na minha carreira, pois em pouquíssimo tempo cresci o que eu não cresceria em outra área. Além do mais há diversas oportunidades de treinamentos para fora do país, ou seja, para quem gosta de outras culturas vale muito investir um pouco do tempo nesta área pois só terá beneficios.

  1. Camilo Lopes: o que seria um “teste aprovado” e um “teste reprovado”?

Daniela: Um “teste aprovado” é aquele que atendeu a tudo que o Requerimento solicitou que fizesse, ou seja em poucas palavras, é aquele que não apresentou nenhum erro. Quanto ao “ teste reprovado” é aquele que por alguma razão falhou durante sua execução. Neste caso, ele se torna blocked (bloqueado) ou failed (falhado) e aguardamos decisões dos gerentes e dos desenvolvedores para saber se realmente foi erro de código ou somente algum erro ditado no requerimento.

  1. Camilo Lopes:Há interação com o cliente durante o processo de teste?

Daniela : Se o projeto decidir que teremos contato com o cliente e/ou desenvolvedores sim.

  1. Camilo Lopes:É usado algum software especifico para testar alguma unidade do software?

Daniela: Sim. Usamos a ferramenta Mercury da HP, devida a escolha ter sido feita pelo proprio cliente. Há diversas outras ferramentas como por exemplo a Rational da IBM. Tudo isso leva-se em consideração de que sempre o Cliente escolhe qual ele quer usar.

  1. Camilo Lopes: Para alguns profissionais que estão de fora desse ambiente, acredita que testar o software é apenas abrir o programa e inserindo os dados a fim de encontrar alguma exceção, ou erros de execução, é assim que acontece, ou está muito além disso?

Daniela: (risos) Isso é o que eu imaginava antes de entrar aqui. Já era o tempo onde haviam analistas e somente os testers. Os analistas liam e escreviam tudo, e os testers liam o que os analistas escreviam e somente executavam. Hoje em dia, há um ciclo vital para que isso aconteça. Tudo é feita com extrema atenção para que nada saia de errado.

  1. Camilo Lopes:Para finalizar essa entrevista, que mensagem você gostaria de deixar para os leitores do blog?

Daniela: Digo a vocês que quem procura estabilidade hoje em dia, que apliquem no que primeiramente gostem. Não há nada melhor na vida do que aplicar para aquilo que te da motivação no que você faz. E lembrem-se de uma coisa, oportunidade há em qualquer lugar basta somente persistir que conseguirão. Caso queiram este setor a qual comentei aqui, há diversas oportunidades em grandes empresas, porém quem não tem inglês, corram e façam porque sera de extrema ajuda não só para testes mas para qualquer area que quiserem entrar. Abraços a todos e boa sorte!!

Espero que tenham curtido a entrevista, um forte abraço a todos e até a próxima. E quero agradecer a Daniela pela entrevista, e desejo a você muito sucesso.

Related Posts with Thumbnails

Comments (4)

Hi buddies,

Camilo muito interessante esta “coluna” no blog, inclusive estou acompanhando desde o inicio

Daniela gostei da entrevista, até porque passamos a conhecer outras áreas.
Qto ao inglês este conselho realmente estou seguindo (day by day) =)

*Também estudo na Anhanguera mas em Leme/SP =)

Daniela, Camilo muito sucesso

Abraços e um ótimo final de semana….

-Razec

Show de bola essa série de posts Camilo, com certeza vai ajudar muita gente!

Sucesso à vocês dois!

Obs.: eu acho que já vi a Daniela na IBM, esse rosto não me é estranho. Acho que já a vi no fretado. =D

Abraços

opa! Loiane/Razec,

thanks! hehe eu tb gosto da serie… e se preparem para a proxima hehe!! :)

abraço!

Muito interessante a entrevista, estou buscando maiores informações sobre esta área e esta realmente foi de grande ajuda parabéns pela entrevista.

Write a comment